Dener Marlon Postado Segunda-feira às 00:48 Compartilhar Postado Segunda-feira às 00:48 (edited) Boa noite, pessoal. Essa semana recebi a proposta de estar assumindo o cargo de coordenador da empresa que trabalho. Atualmente prestamos serviço para CEMIG fazendo toda a parte de projetos, desde levantamento de campo até a entrega do projeto completo para execução. O processo hoje está confuso e sem padrão definido, onde o faturamento está sendo para pagar multas e não temos um ambiente profissional motivado. Gostaria de ouvir aqui pessoas que tenha passado por algum tipo de situação parecida, é uma liderança totalmente nova para mim, e estou estudando muito a respeito. Indicação de livros, congresso, palestra ou aperfeiçoamento profissional seria de muita ajuda. Hoje sou formando em Engenharia Elétrica e avaliando alguns cursos para fazer uma pós e assim me aperfeiçoando. Desde já agradeço. Editado Segunda-feira às 01:32 por Dener Marlon 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado Segunda-feira às 13:39 Compartilhar Postado Segunda-feira às 13:39 12 horas atrás, Dener Marlon disse: Boa noite, pessoal. Essa semana recebi a proposta de estar assumindo o cargo de coordenador da empresa que trabalho. Atualmente prestamos serviço para CEMIG fazendo toda a parte de projetos, desde levantamento de campo até a entrega do projeto completo para execução. O processo hoje está confuso e sem padrão definido, onde o faturamento está sendo para pagar multas e não temos um ambiente profissional motivado. Gostaria de ouvir aqui pessoas que tenha passado por algum tipo de situação parecida, é uma liderança totalmente nova para mim, e estou estudando muito a respeito. Indicação de livros, congresso, palestra ou aperfeiçoamento profissional seria de muita ajuda. Hoje sou formando em Engenharia Elétrica e avaliando alguns cursos para fazer uma pós e assim me aperfeiçoando. Desde já agradeço. Oi, Dener! Primeiro: parabéns pela proposta! Assumir um cargo de liderança é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade pra crescer profissionalmente. Sobre o cenário que você descreveu, parece que o foco principal vai ser organizar os processos e criar um ambiente mais motivador. A dica que posso te dar é começar mapeando tudo o que acontece hoje: quem faz o quê, quais são os gargalos e onde estão os maiores problemas. Assim, você já vai ter uma visão clara do que precisa ser ajustado. Pra liderança em si, recomendo fortemente o livro “Os 5 Desafios das Equipes” do Patrick Lencioni. Ele dá insights muito bons sobre como criar um time mais unido e produtivo. Outro livro que pode te ajudar é “Liderança Tática” do Jocko Willink, que fala muito sobre responsabilidade e como lidar com situações complexas. Já pra organização de processos, “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo” do Jeff Sutherland pode te dar umas ideias bacanas, mesmo se o método não for 100% aplicável no seu caso. Sobre a pós, talvez algo voltado pra Gestão de Projetos ou Engenharia de Produção faça sentido, já que você vai lidar com processos e equipes. Também dá uma olhada em cursos de curta duração ou até certificações como Lean Six Sigma, que são bem úteis pra otimizar processos e reduzir desperdícios (como essas multas aí). E não esquece de ouvir sua equipe. Como você tá começando, trazer eles pro jogo e mostrar que você quer melhorar junto vai ser uma chave pra conquistar a confiança do pessoal. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Dener Marlon Postado ontem às 01:13 Author Compartilhar Postado ontem às 01:13 On 27/01/2025 at 10:39, Daniele Vilela disse: Oi, Dener! Primeiro: parabéns pela proposta! Assumir um cargo de liderança é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade pra crescer profissionalmente. Sobre o cenário que você descreveu, parece que o foco principal vai ser organizar os processos e criar um ambiente mais motivador. A dica que posso te dar é começar mapeando tudo o que acontece hoje: quem faz o quê, quais são os gargalos e onde estão os maiores problemas. Assim, você já vai ter uma visão clara do que precisa ser ajustado. Pra liderança em si, recomendo fortemente o livro “Os 5 Desafios das Equipes” do Patrick Lencioni. Ele dá insights muito bons sobre como criar um time mais unido e produtivo. Outro livro que pode te ajudar é “Liderança Tática” do Jocko Willink, que fala muito sobre responsabilidade e como lidar com situações complexas. Já pra organização de processos, “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo” do Jeff Sutherland pode te dar umas ideias bacanas, mesmo se o método não for 100% aplicável no seu caso. Sobre a pós, talvez algo voltado pra Gestão de Projetos ou Engenharia de Produção faça sentido, já que você vai lidar com processos e equipes. Também dá uma olhada em cursos de curta duração ou até certificações como Lean Six Sigma, que são bem úteis pra otimizar processos e reduzir desperdícios (como essas multas aí). E não esquece de ouvir sua equipe. Como você tá começando, trazer eles pro jogo e mostrar que você quer melhorar junto vai ser uma chave pra conquistar a confiança do pessoal. Boa noite, Daniele Vilela. Muito obrigado pelas palavras e pelos parabéns! Estou animado com a oportunidade de crescer e contribuir nesse novo setor. Agradeço também pelas dicas valiosas! Creio que seguir suas orientações em relação ao mapeamento dos processos atuais é um bom começo para identificar os gargalos e entender onde estão os maiores problemas. Vou seguir sua sugestão e começar por aí, para ter uma visão clara do que precisa ser ajustado. Quanto às recomendações de livros, confesso que são todas novidades para mim, porém como sou uma pessoa que gosta de ler, já estou colocando no meu carrinho de compras. Sobre a pós, estou considerando seriamente Gestão de Projetos, como você sugeriu, ou Gestão de Processo, não saberia dizer o que seria o melhor caminho nesse momento, acho que as duas faz todo sentido para o que vou enfrentar. Vou pesquisar mais sobre as certificações e cursos de curta duração para ver o que melhor se encaixa. Entendo que ouvir e envolver todos no processo é fundamental para construir confiança e um ambiente colaborativo, creio que a oportunidade surgiu muito devido a esse tipo de mapeamento que venho fazendo atualmente com minha equipe, já que estou a 4 meses no cargo de supervisor de Atualização de Projetos. Vou me esforçar para mostrar que estamos nessas juntos e que o objetivo é melhorar como um todo. Mais uma vez, obrigado pelas sugestões e pelo apoio! Vou colocar tudo em prática e, com certeza, voltarei aqui para compartilhar os resultados. Abraço! 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado ontem às 03:53 Compartilhar Postado ontem às 03:53 Tome cuidado com Liderança eh outra realidade, lembre-se que qdo sobe de cargo, não necessariamente a pessoa tá preparada. Tem q ser safo, pois se não performar, raramente tem rollback. Se vc sabe q o processo tá ruim, significa q vc já imagina a solução. Oportunidades passam o tempo todo na nossa frente Boa sorte e cuidado, um time desanimado, se vc não resolve logo, alguém vai resolver por vc 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jessé Varjão Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás On 26/01/2025 at 21:48, Dener Marlon disse: Boa noite, pessoal. Essa semana recebi a proposta de estar assumindo o cargo de coordenador da empresa que trabalho. Atualmente prestamos serviço para CEMIG fazendo toda a parte de projetos, desde levantamento de campo até a entrega do projeto completo para execução. O processo hoje está confuso e sem padrão definido, onde o faturamento está sendo para pagar multas e não temos um ambiente profissional motivado. Gostaria de ouvir aqui pessoas que tenha passado por algum tipo de situação parecida, é uma liderança totalmente nova para mim, e estou estudando muito a respeito. Indicação de livros, congresso, palestra ou aperfeiçoamento profissional seria de muita ajuda. Hoje sou formando em Engenharia Elétrica e avaliando alguns cursos para fazer uma pós e assim me aperfeiçoando. Desde já agradeço. Cara você tem um grande desafio pela frente, os seus estudo vão te ajudar a desenvolver o trabalho com certeza, o mais difícil são as pessoas, ja que você está estudando, faça o seguinte, crie senários e tente resolvê-los, exemplo: um excelente funcionário cometeu um erro e causou um prejuízo a empresa, oque você faria? . Nunca haja com emoção, não importa oque você acha, o resultado é sempre o melhor parâmetro, boa sorte! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 10 horas atrás Compartilhar Postado 10 horas atrás On 26/01/2025 at 21:48, Dener Marlon disse: Boa noite, pessoal. Essa semana recebi a proposta de estar assumindo o cargo de coordenador da empresa que trabalho. Atualmente prestamos serviço para CEMIG fazendo toda a parte de projetos, desde levantamento de campo até a entrega do projeto completo para execução. O processo hoje está confuso e sem padrão definido, onde o faturamento está sendo para pagar multas e não temos um ambiente profissional motivado. Gostaria de ouvir aqui pessoas que tenha passado por algum tipo de situação parecida, é uma liderança totalmente nova para mim, e estou estudando muito a respeito. Indicação de livros, congresso, palestra ou aperfeiçoamento profissional seria de muita ajuda. Hoje sou formando em Engenharia Elétrica e avaliando alguns cursos para fazer uma pós e assim me aperfeiçoando. Desde já agradeço. Parabéns pela oportunidade! Liderar uma equipe e organizar processos pode ser desafiador, mas com estudo e prática, você pode transformar a situação. Se foi escolhido, é porque alguém esta confiando no se potencial Aqui estão algumas sugestões para te ajudar: Cursos do SEBRAE para gestão empresarial - https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/gestao-empresarial-integrada,1270b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD Livros sobre liderança e gestão: "O Monge e o Executivo" – James C. Hunter (sobre liderança servidora) "Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso" – Daniel Goleman (importância da inteligência emocional) "A Meta" – Eliyahu M. Goldratt (excelente para entender melhoria contínua e eficiência) "Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo" – Jeff Sutherland (ótimo para gestão de projetos) "Pipeline de Liderança" – Ram Charan (sobre desenvolvimento de liderança em cada nível) Cursos e aperfeiçoamento: Pós-graduação em Gestão de Projetos (PMI e certificações como PMP podem agregar muito valor) Lean Six Sigma (para padronização e redução de desperdícios) Gestão Ágil e Scrum Master (para melhorar a entrega dos projetos) 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts