Jump to content
  • 0

Taxa de administração de fundos imobiliários

Vicktor Henrique Ferreira Soares

Pergunta

Procurei a dúvida na comunidade pessoal. Agora com os FII com P/VP mais baixos, a taxa de administração seria menos importante, obviamente. É possível determinar uma taxa de administração razoável? Vi FII com taxas de 1.2% e outros com taxas de 0.6%

Outros parÂmetros da avaliação são importantes. Mas nesse caso, se nos atermos a esses que comentei, qual a opinião de vocês?

• Brabo 2
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Vicktor Henrique Ferreira Soares disse:

Procurei a dúvida na comunidade pessoal. Agora com os FII com P/VP mais baixos, a taxa de administração seria menos importante, obviamente. É possível determinar uma taxa de administração razoável? Vi FII com taxas de 1.2% e outros com taxas de 0.6%

Outros parÂmetros da avaliação são importantes. Mas nesse caso, se nos atermos a esses que comentei, qual a opinião de vocês?

Oi Vicktor,

Olha, eu discordo da sua premissa - a de que a taxa de administração é menos importante.

Afinal de contas, a taxa de administração será a mesma independentemente do preço do ativo. Se o FII custa hoje R$ 10 e custará R$ 15 em seis meses, a taxa será a mesma. Como a taxa de administração é calculada como um percentual anual sobre o patrimônio líquido do fundo, não vejo como o P/VP irá influenciar a porcentagem em si.

Por isso, acho que o ideal é continuar com a regra de tentar encontrar FIIs de gestão passiva, ou então buscar os que têm as menores taxas de administração.

Sugiro dar uma olhada no site fiispro (ponto) com (ponto) br que eles trazem uma listagem bem boa sobre os FIIs.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 27/01/2025 at 19:46, Vicktor Henrique Ferreira Soares disse:

Bom dia, @Vicktor Henrique Ferreira Soares !

Taxas de administração jamais deixarão de serem consideradas com relação aos cenários em que os fundos se encontram. 

Vamos nos lembrar que todas as taxas, sejam de administração, de performance, etc, tudo será considerado nas distribuições de lucros que os FIIs são obrigados a distribuir mensalmente. Independente do P/VP. 

Acredito que eu tenha entendido seu ponto que é comprar a empresa mais descontada, em teoria estamos aportando menos dinheiro para receber os mesmos rendimentos. Mas isso na minha opinião não faz sentido ser considerado pois as taxas sempre existirão.

E sim, é possível pensar em taxas consideradas boas por consenso. Taxas de administração de até 2% até são consideradas OK. Acima disso já é muito ruim. Claro que quanto menor achar, melhor vai ser. Já vi fundos que cobram 0,25% (não me recordo quais agora). Para taxa de performance, o mais comum vermos é 20%. Acho que nunca vi menos que isso. Mas acima já acho complicado.

Lembrando também que essas taxas não devem ser avaliadas de maneira isolada. Por exemplo, o que seria melhor? Um fundo que performa bem há anos, pagamentos constantes, crescimento de patrimônio líquido, que cobra 1,5% de taxa de administração, ou um fundo que tem patrimônio líquido de meio bi, pagamentos irregulares e taxa de administração 0,25% ?

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Vicktor Henrique Ferreira Soares disse:

Complementando os amigos, então, é verdade que, com os FIIs negociando a P/VP baixo, a taxa de administração acaba pesando menos no curto prazo, mas ainda é um fator importante no longo prazo, principalmente se o fundo não performar tão bem quanto esperado.

Uma taxa "razoável" vai depender muito do tipo de fundo, vou dar meus pitacos:

- Fundos de Tijolo: normalmente, taxas entre 0,5% e 1% são comuns, dependendo da complexidade do portfólio. Acima disso, já começa a ficar pesado.

- Fundos de Papel: por lidarem com CRIs, às vezes a gestão cobra um pouco mais. Aqui, algo em torno de 0,8% é aceitável, mas dá pra encontrar boas opções com taxas menores.

- Fundos de desenvolvimento: esses costumam ter taxas mais altas (1% ou mais), porque o trabalho de gestão é mais intenso.

Sobre comparar 1,2% vs. 0,6%, a diferença pode parecer pequena, mas no longo prazo isso afeta os rendimentos acumulados. A questão é: a gestão está entregando valor suficiente pra justificar essa diferença? Se o fundo com taxa maior tem uma gestão ativa, que traz boas oportunidades e otimiza o portfólio, pode valer a pena. Por outro lado, se o fundo com taxa menor faz o básico e já cumpre o que você espera, não tem por que pagar mais.

Resumindo: taxa é um critério importante, mas não tem que ser julgada por si só, olhe sempre o conjunto. Avalia a gestão, os rendimentos, a consistência e o próprio histórico do fundo antes de decidir.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 28/01/2025 at 06:02, Matheus Passos Silva disse:

Oi Vicktor,

Olha, eu discordo da sua premissa - a de que a taxa de administração é menos importante.

Afinal de contas, a taxa de administração será a mesma independentemente do preço do ativo. Se o FII custa hoje R$ 10 e custará R$ 15 em seis meses, a taxa será a mesma. Como a taxa de administração é calculada como um percentual anual sobre o patrimônio líquido do fundo, não vejo como o P/VP irá influenciar a porcentagem em si.

Por isso, acho que o ideal é continuar com a regra de tentar encontrar FIIs de gestão passiva, ou então buscar os que têm as menores taxas de administração.

Sugiro dar uma olhada no site fiispro (ponto) com (ponto) br que eles trazem uma listagem bem boa sobre os FIIs.

Espero ter ajudado!

Boa Matheus, realmente, é uma premissa incorreta. Não fui objetivo, ao me referir ao impacto a longo prazo, o que levando em consideração o que a Daniele comentou, fará diferença futura. A intenção do post foi entender melhor como vocês fazem essa análise das taxas de adm. O pvp não as torna irrelevantes.

Pensando em longos intervalos de tempo, meu pensamento, considerando juros compostos, é que é melhor comprar um Fii com pvp menos descontado com uma administração melhor e taxa não exorbitante, do que um muito descontado, com uma taxa mais alta, com administração menos ativa / eficiente do que o outro. Até fazendo um paralelo com os fundos de investimentos, tal qual no módulo de aulas.

Concorda com meu raciocínio?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 28/01/2025 at 10:32, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Vicktor Henrique Ferreira Soares !

Taxas de administração jamais deixarão de serem consideradas com relação aos cenários em que os fundos se encontram. 

Vamos nos lembrar que todas as taxas, sejam de administração, de performance, etc, tudo será considerado nas distribuições de lucros que os FIIs são obrigados a distribuir mensalmente. Independente do P/VP. 

Acredito que eu tenha entendido seu ponto que é comprar a empresa mais descontada, em teoria estamos aportando menos dinheiro para receber os mesmos rendimentos. Mas isso na minha opinião não sentido ser considerado pois as taxas sempre existirão.

E sim, é possível pensar em taxas consideradas boas por consenso. Taxas de administração de até 2% até são consideradas OK. Acima disso já muito ruim. Claro que quanto menor achar, melhor vai ser. Já vi fundos que cobram 0,25% (não me recordo quais agora). Para taxa de performance, o mais comum vermos é 20%. Acho que nunca vi menos que isso. Mas acima já acho complicado.

Lembrando também que essas taxas não devem ser avaliadas de maneira isolada. Por exemplo, o que seria melhor? Um fundo que performa bem há anos, pagamentos constantes, crescimento de patrimônio líquido, que cobra 1,5% de taxa de administração, ou um fundo que tem patrimônio líquido de meio bi, pagamentos irregulares e taxa de administração 0,25% ?

Espero que ajude a refletir!

Boa Noite Eddy

Você foi perfeitamente claro, entendeu a minha pergunta com mais clareza do que eu mesmo escrevi. Eu achei a taxa de administração acima de 1% "cara". Mas como a Danielle também comentou, se o fundo justificar essa cobrança e entregar resultado apesar da taxa maior, não vale a pena excluir um fundo da análise por isso.

Grato!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 28/01/2025 at 11:30, Daniele Vilela disse:

Complementando os amigos, então, é verdade que, com os FIIs negociando a P/VP baixo, a taxa de administração acaba pesando menos no curto prazo, mas ainda é um fator importante no longo prazo, principalmente se o fundo não performar tão bem quanto esperado.

Uma taxa "razoável" vai depender muito do tipo de fundo, vou dar meus pitacos:

- Fundos de Tijolo: normalmente, taxas entre 0,5% e 1% são comuns, dependendo da complexidade do portfólio. Acima disso, já começa a ficar pesado.

- Fundos de Papel: por lidarem com CRIs, às vezes a gestão cobra um pouco mais. Aqui, algo em torno de 0,8% é aceitável, mas dá pra encontrar boas opções com taxas menores.

- Fundos de desenvolvimento: esses costumam ter taxas mais altas (1% ou mais), porque o trabalho de gestão é mais intenso.

Sobre comparar 1,2% vs. 0,6%, a diferença pode parecer pequena, mas no longo prazo isso afeta os rendimentos acumulados. A questão é: a gestão está entregando valor suficiente pra justificar essa diferença? Se o fundo com taxa maior tem uma gestão ativa, que traz boas oportunidades e otimiza o portfólio, pode valer a pena. Por outro lado, se o fundo com taxa menor faz o básico e já cumpre o que você espera, não tem por que pagar mais.

Resumindo: taxa é um critério importante, mas não tem que ser julgada por si só, olhe sempre o conjunto. Avalia a gestão, os rendimentos, a consistência e o próprio histórico do fundo antes de decidir.

Boa noite Daniele!

Agradeço o esclarecimento. Essa análise quando ao tipo de fundo que você deu a sua própria opinião/ análise e as taxas condizentes é muito válida e devemos estar atentos a isso. Não trouxe comparação de fii específicos, porém com certeza é um dos fatores importantes e não deve perder sua importância em situações de cotas descontadas. 

Agradeço Daniele

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...