Jump to content

Empreender com parte da reserva de emergência, ou pegar empréstimo com as taxas de juros altas?


Recommended Posts

Boa noite. Sou novo por aqui, mas invisto há cerca de 1 ano e meio, com uma estratégia focada em dividendos. Porém, pra ter a renda passiva almejada, preciso de cerca de 3kk de reais e estou bem longe dessa realidade ainda. Tenho uma reserva de cerca de 90k, que segura alguns meses de gastos fixos, porém, a meta é ser milionário e o empreendedorismo acelera o processo. Em suma, estou negociando com uma franquia, que custa 55k e a obra do ponto, cerca de mais 150k. Vou ter que pegar empréstimo de qualquer jeito, visto que não pretendo vender meus ativos em renda variável, só que não cheguei à conclusão se vale a pena pegar 205k emprestados pra iniciar o empreendimento e deixar minha reserva, também como reserva do empreendimento, ou pegar só os 150k no banco. Algum empreendedor mais antigo pode me ajudar a clarear as ideias? Desde já, muito obrigado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Olá, Walter! Na minha visão e vivência de 20 anos de CNPJ, a reserva de emergência pessoa física é sagrada! Pela foto, você tem uma família e se consumir a reserva p/ colocar na empresa já no início, entendo arriscado ficar sem a reserva de emergência na pessoa física e sem garantia de fonte de renda da PJ, caso passe por períodos instáveis na empresa. Aí vc acaba tedo que vender seus ativos em RV. Ou seja, num pior cenário, vc fica sem reserva, sem investimentos e sem renda da empresa. A reserva da pessoa física mantida vai te dar tranquilidade nas fases em que a empresa ainda não puder te dar o retorno financeiro desejado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
Monte um plano de negócios, tenha o pé no chão amigo, imagine se você tem tempo e capital para segurar até sua empresa se tornar lucrativa, a maioria das empresas no Brasil morrem nessa fase. Tenho 2 empresas há mais de 20 anos, ambas financeiramente estáveis, mas sinceramente tome muito cuidado, já passei por altos e baixos. O Brasil não facilita muito nossa vida de empreendedor. Claro, não quero te desanimar, pois se acertar como empreendedor é o melhor dos mundos, mas cuidado com franquias, em geral tem várias taxas que dificultam sua sobrevivência e pior ainda se tiver que arcar com financiamentos etc.
Planilhe tudo antes de colocar sua reserva em algo duvidoso, ainda mais em um Brasil que está pagando média de 13\% de renda fixa ao ano.
Te desejo sucesso amigo!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 semanas depois...
Show Walter que você quer empreender, faço isso desde sempre! (tenho empresa ha mais de 20 anos).
Um detalhe muito importante que já precisa observar desde o inicio para não ter dificuldades depois, não misture PF com PJ, isso o pessoal da educação financeira sempre fala bastante, e é bem complicado conseguir isso depois que misturou e começou errado. Tem que ter sua reserva na PF e depois com o tempo a empresa indo bem e sendo sadia, tem que construir a reserva da empresa também. Num pior cenário (que nunca desejamos), se a PJ tiver problemas isso não pode interferir nem tirar o sono da PF. Se me permite, em que ramo pretende investir ?
Grande abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...