Jump to content
  • 0

Investir dinheiro em CDB's ou LCI's e LCA's ?

Thiago Washington Robles

Pergunta

Quero investindo um dinheiro para fazer a compra de um produto e também poder utilizar o dinheiro quando for tirar férias esse ano, ou seja, vou precisar utilizar um X valor para essas duas coisas em 2025.
O CDB não esta rendendo tanto assim em 2025, então isso é um fator para entender esse ponto também.

Qual o rendimento devo aportar para esse tipo de ocasião, alguém tem sugestão do que devo avaliar para situações assim?

Alguém já teve esse tipo de dúvida para esse assunto?

Ficarei grato se puderem dar uma luz para entender melhor essa questão.

Editado por Thiago Washington Robles
  • Brabo 3
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
12 horas atrás, Thiago Washington Robles disse:

Quero investindo um dinheiro para fazer a compra de um produto e também poder utilizar o dinheiro quando for tirar férias esse ano, ou seja, vou precisar utilizar um X valor para essas duas coisas em 2025.
O CDB não esta rendendo tanto assim em 2025, então isso é um fator para entender esse ponto também.

Qual o rendimento devo aportar para esse tipo de ocasião, alguém tem sugestão do que devo avaliar para situações assim?

Alguém já teve esse tipo de dúvida para esse assunto?

Ficarei grato se puderem dar uma luz para entender melhor essa questão.

Bom dia, @Thiago Washington Robles !

Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva.

A começa que como já deve ter concluído, sempre que precisamos de um dinheiro carimbado (com data de uso) o mesmo deverá ser alocado em renda fixa.

Normalmente vamos procurar títulos com vencimento próximo a data de uso. Mas com prazos muitos curtos, pode ficar difícil de achar determinados títulos. E vamos pensar também que sempre que investimentos em renda fixa, a ideia é levar o título até o vencimento pois vender o título antecipado (exceto títulos de liquidez diária) pode gerar perda de rentabilidade e até mesmo de capital. Se existir a chance de o valor ser resgatado antes da data de uso e/ou não tem títulos que vençam próximos a data de uso, os títulos de liquidez diária serão o caminho.

Logo, por mais que você não julgue que a rentabilidade de CDBs não esteja boa, ao menos pensando em CDI, seria o melhor caminho pois em CDBs temos a possibilidade de achar títulos de liquidez diária bem como o tesouro Selic. Aqui ainda deixo um extra que é minha opinião na verdade, um título com 100% do CDI na taxa de juros hoje, não acho ruim. Talvez seja o mais vantajoso e prático que você teria para conseguir sacar o valor quando chegar na data de uso com algum rendimento, até porque 12,25%a.a. ao meu ver não é baixo e ainda tem expectativa de aumento.

Por fim, se eventualmente achar algum título que esteja com vencimento próximo, é legal comparar com os títulos de liquidez diária. A ferramenta da calculadora de renda fixa do investidor sardinha pode ajudar neste sentido. Vou deixar o link abaixo:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Espero que ajude!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...