Jump to content

[Polêmica no ar] Eu acho que o Raul do passado está certo ​😁​

Recommended Posts

Fala Sardinhas do presente!!! Blz pura?

Galera, vendo a live de ontem, matematicamente não fiquei satisfeito com a explicação do "Raul do presente", questionando a expertíse matemática do "Raul do passado"... kkkkkkkk @Raul

Com ajuda de um pequeno script Python, gerei uma simulação de um investimento de R$ 1.000,00 aplicado por um período de 730 dias em algum título IPCA+7%, simulando em 3 senários hipotéticos de inflação: 5%, 50% e absurdos 500%.

image.png.5587d65a19b1bb62d337f0176fc37ee0.png

image.png.434763e3eaf5bbc60a30c99de46c2e42.png

image.png.10a1199ec027620359dbc497fcf94066.png 

Salvo engano da minha parte, e talvez uma análise errada da minha parte, parece-me que uma inflação totalmente descontrolada afeta consideravelmente os investimentos com rentabilidade IPCA+.

Estou anexando a planilha, se por acaso alguém queira dar uma olhada... 

Simulação - Influência da Hiperinflação em títulos IPCA.xlsx

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

Esqueci de comentar, para calcular a rentabilidade diária considerei 365 dias no ano. Sei que o calculo real considera a quantidade de dias uteis, mas apenas pra simular creio que isso não afeta tanto.

taxa_diaria = (1 + taxa_anual) ** (1 / 365) - 1

inflacao_diaria = (1 + inflacao_anual) ** (1 / 365) - 1

Link para compartilhar

16 minutes ago, Eli Sousa disse:

Esqueci de comentar, para calcular a rentabilidade diária considerei 365 dias no ano. Sei que o calculo real considera a quantidade de dias uteis, mas apenas pra simular creio que isso não afeta tanto.

Olá @Eli Sousa,

Oq o Raul fala e está certíssimo é que a inflação descontrolada acarreta uma perda dos investimentos porque vc paga IR sobre o valor da inflação, comendo assim sua rentabilidade real.

Olha aí no próprio cálculo que você fez considerando 500% de inflação...

O valor da rentabilidade da parte fixa não paga o IR do rendimento decorrente da parte variável da inflação.

Aí você esqueceu também de somente atualizar os valore iniciais pela inflação para comparar esse "rendimento". Não fiz a conta, mas é provável que ainda investido tenha perdido parte do valor de compra da moeda! 👍🏻

Claro q se não tivesse investido poderia ser ainda pior o estrago numa inflação de 500%, mas a ideia aí seria salvaguardar o dinheiro fora do país em moeda forte né... 😉

• Brabo 2
Link para compartilhar

10 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Oq o Raul fala e está certíssimo é que a inflação descontrolada acarreta uma perda dos investimentos porque vc paga IR sobre o valor da inflação, comendo assim sua rentabilidade real.

Olha aí no próprio cálculo que você fez considerando 500% de inflação...

Oi @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, você assistiu a ultima Live (27/01) ? Fiz a postagem porque na Live o Raul disse que o que ele tinha dito na aula estava errado, que o IPCA+ sempre iria proteger da inflação, mesmo em situações de crise de hiperinflação. Então o propósito do post é justamente isso.

10 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Aí você esqueceu também de somente atualizar os valore iniciais pela inflação para comparar esse "rendimento". Não fiz a conta, mas é provável que ainda investido tenha perdido parte do valor de compra da moeda! 👍🏻

Eu nem avancei para esse nível, porque já fica claro que o valor do IR ultrapassa a rentabilidade bruta referente a "taxa fixa" (7%). Na Live eu entendi que a argumentação do Raul é que com o efeito dos juros compostos, os 7% renderia sobre a soma da rentabilidade total, mas mesmo assim parece que não compensaria a discrepância do rombo inflacionário.

• Brabo 1
Link para compartilhar

não muda porque o calculo não é assim, o calculo do tesouro ipca + faz com que o retorno seja real independente da inflação, o raul só não soube explicar direito na hora.

matematicamente sem conhecer como funciona a formula por dentro faz sentido pensar que hiperinflação iria comer a rentabilidade, mas na prática isso não acontece.

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 minute ago, Thiago Moreira Borges disse:

não muda porque o calculo não é assim, o calculo do tesouro ipca + faz com que o retorno seja real independente da inflação, o raul só não soube explicar direito na hora.

matematicamente sem conhecer como funciona a formula por dentro faz sentido pensar que hiperinflação iria comer a rentabilidade, mas na prática isso não acontece.

Você poderia fazer uma demonstração ? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

On 28/01/2025 at 13:43, Eli disse:

Fala Sardinhas do presente!!! Blz pura?

Galera, vendo a live de ontem, matematicamente não fiquei satisfeito com a explicação do "Raul do presente", questionando a expertíse matemática do "Raul do passado"... kkkkkkkk @Raul

Com ajuda de um pequeno script Python, gerei uma simulação de um investimento de R$ 1.000,00 aplicado por um período de 730 dias em algum título IPCA+7%, simulando em 3 senários hipotéticos de inflação: 5%, 50% e absurdos 500%.

Para o cálculo de rentabilidade de títulos atrelados ao IPCA+ (como os Tesouro IPCA+), normalmente são considerados 252 dias úteis por ano no mercado financeiro brasileiro.

Esse número vem da média de dias úteis da B3, a bolsa de valores do Brasil, e é usado como padrão para cálculos de rentabilidade diária e anualização de taxas.

• Brabo 1
Link para compartilhar

12 horas atrás, Eli disse:

Oi @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, você assistiu a ultima Live (27/01) ? Fiz a postagem porque na Live o Raul disse que o que ele tinha dito na aula estava errado, que o IPCA+ sempre iria proteger da inflação, mesmo em situações de crise de hiperinflação. Então o propósito do post é justamente isso.

Eu nem avancei para esse nível, porque já fica claro que o valor do IR ultrapassa a rentabilidade bruta referente a "taxa fixa" (7%). Na Live eu entendi que a argumentação do Raul é que com o efeito dos juros compostos, os 7% renderia sobre a soma da rentabilidade total, mas mesmo assim parece que não compensaria a discrepância do rombo inflacionário.

Então @Eli,
Nao assisti a Live não...tô em bastante débito nisso....
Mas vcs todos @Eli, @Thiago Moreira Borges, @Flavio Prado, @Felipe Braz Sant'anna, @Ricardo O, me intrigaram com o assunto.
Em tese, numa hiperinflação, haveria proteção com ipca+, mas deduzindo os impostos q se paga sobre o rendimento da inflação, haveria um limite em q mesmo assim ocorreria uma perda do valor em decorrência dessa própria inflação...
Como vcs me intrigaram, vou fazer contas pra ver a realidade ou não disso... Se a tese se comprova ou não! Kkkkkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

35 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Então @Eli,
Nao assisti a Live não...tô em bastante débito nisso....
Mas vcs todos @Eli, @Thiago Moreira Borges, @Flavio Prado, @Felipe Braz Sant'anna, @Ricardo O, me intrigaram com o assunto.
Em tese, numa hiperinflação, haveria proteção com ipca+, mas deduzindo os impostos q se paga sobre o rendimento da inflação, haveria um limite em q mesmo assim ocorreria uma perda do valor em decorrência dessa própria inflação...
Como vcs me intrigaram, vou fazer contas pra ver a realidade ou não disso... Se a tese se comprova ou não! Kkkkkk

Como diz o Raul, isso é uma punheta mental, quer fazer conta? Faz. Mas não vai mudar nada. Ficar imaginando situações hipotéticas, é punheta mental.

Dito isso, tem as fórmulas nesse posto:

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...