Eli Postado Terça-feira às 16:43 Compartilhar Postado Terça-feira às 16:43 Fala Sardinhas do presente!!! Blz pura? Galera, vendo a live de ontem, matematicamente não fiquei satisfeito com a explicação do "Raul do presente", questionando a expertíse matemática do "Raul do passado"... kkkkkkkk @Raul Com ajuda de um pequeno script Python, gerei uma simulação de um investimento de R$ 1.000,00 aplicado por um período de 730 dias em algum título IPCA+7%, simulando em 3 senários hipotéticos de inflação: 5%, 50% e absurdos 500%. Salvo engano da minha parte, e talvez uma análise errada da minha parte, parece-me que uma inflação totalmente descontrolada afeta consideravelmente os investimentos com rentabilidade IPCA+. Estou anexando a planilha, se por acaso alguém queira dar uma olhada... Simulação - Influência da Hiperinflação em títulos IPCA.xlsx 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado Quarta-feira às 11:53 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 11:53 Esqueci de comentar, para calcular a rentabilidade diária considerei 365 dias no ano. Sei que o calculo real considera a quantidade de dias uteis, mas apenas pra simular creio que isso não afeta tanto. Quote taxa_diaria = (1 + taxa_anual) ** (1 / 365) - 1 inflacao_diaria = (1 + inflacao_anual) ** (1 / 365) - 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado Quarta-feira às 12:16 Compartilhar Postado Quarta-feira às 12:16 16 minutes ago, Eli Sousa disse: Esqueci de comentar, para calcular a rentabilidade diária considerei 365 dias no ano. Sei que o calculo real considera a quantidade de dias uteis, mas apenas pra simular creio que isso não afeta tanto. Olá @Eli Sousa, Oq o Raul fala e está certíssimo é que a inflação descontrolada acarreta uma perda dos investimentos porque vc paga IR sobre o valor da inflação, comendo assim sua rentabilidade real. Olha aí no próprio cálculo que você fez considerando 500% de inflação... O valor da rentabilidade da parte fixa não paga o IR do rendimento decorrente da parte variável da inflação. Aí você esqueceu também de somente atualizar os valore iniciais pela inflação para comparar esse "rendimento". Não fiz a conta, mas é provável que ainda investido tenha perdido parte do valor de compra da moeda! 👍🏻 Claro q se não tivesse investido poderia ser ainda pior o estrago numa inflação de 500%, mas a ideia aí seria salvaguardar o dinheiro fora do país em moeda forte né... 😉 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado Quarta-feira às 12:31 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 12:31 10 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Oq o Raul fala e está certíssimo é que a inflação descontrolada acarreta uma perda dos investimentos porque vc paga IR sobre o valor da inflação, comendo assim sua rentabilidade real. Olha aí no próprio cálculo que você fez considerando 500% de inflação... Oi @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, você assistiu a ultima Live (27/01) ? Fiz a postagem porque na Live o Raul disse que o que ele tinha dito na aula estava errado, que o IPCA+ sempre iria proteger da inflação, mesmo em situações de crise de hiperinflação. Então o propósito do post é justamente isso. 10 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Aí você esqueceu também de somente atualizar os valore iniciais pela inflação para comparar esse "rendimento". Não fiz a conta, mas é provável que ainda investido tenha perdido parte do valor de compra da moeda! 👍🏻 Eu nem avancei para esse nível, porque já fica claro que o valor do IR ultrapassa a rentabilidade bruta referente a "taxa fixa" (7%). Na Live eu entendi que a argumentação do Raul é que com o efeito dos juros compostos, os 7% renderia sobre a soma da rentabilidade total, mas mesmo assim parece que não compensaria a discrepância do rombo inflacionário. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado Quarta-feira às 12:38 Compartilhar Postado Quarta-feira às 12:38 não muda porque o calculo não é assim, o calculo do tesouro ipca + faz com que o retorno seja real independente da inflação, o raul só não soube explicar direito na hora. matematicamente sem conhecer como funciona a formula por dentro faz sentido pensar que hiperinflação iria comer a rentabilidade, mas na prática isso não acontece. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado Quarta-feira às 12:40 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 12:40 1 minute ago, Thiago Moreira Borges disse: não muda porque o calculo não é assim, o calculo do tesouro ipca + faz com que o retorno seja real independente da inflação, o raul só não soube explicar direito na hora. matematicamente sem conhecer como funciona a formula por dentro faz sentido pensar que hiperinflação iria comer a rentabilidade, mas na prática isso não acontece. Você poderia fazer uma demonstração ? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado Quarta-feira às 17:31 Author Compartilhar Postado Quarta-feira às 17:31 Fiz as mesmas simulações usando a Calculadora do Tesouro Direto e os resultados foram bem semelhantes: 5% de Inflação: 50% de inflação: 500% de inflação: 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Flavio Prado Postado Quarta-feira às 17:40 Post popular Compartilhar Postado Quarta-feira às 17:40 3 horas atrás, Eli Sousa disse: Você poderia fazer uma demonstração ? @Eli Sousa segue um exemplo: Tesouro IPCA+7,00% 2029 (4 anos) Aporte de R$1.000,00 IPCA médio de 5,00%aa Valor bruto no vencimento: R$1.593,28 IR de 15% sobre R$593,28: R$88,99 Valor líquido no vencimento: R$1.504,29 Atualização do aporte (R$1mil) pela inflação (5,00%aa): R$1.215,51 Ganho real no vencimento: R$1.504,29 - R$1.215,51 = R$288,78 (rendeu 23,76%¹ em 4 anos, anualizando daria 5,47%aa de rentabilidade real líquida) ¹ (R$1.504,29 / R$1.215,51 = 1,2376 - 1 x 100 = 23,76%) Extrapolando para uma inflação de 100%aa teremos: Tesouro IPCA+7,00% 2029 (4 anos) Aporte de R$1.000,00 IPCA médio de 100%aa Valor bruto no vencimento: R$20.972,74 IR de 15% sobre R$19.972,74: R$2.995,91 Valor líquido no vencimento: R$17.976,83 Atualização do aporte (R$1mil) pela inflação (100%aa): R$16.000,00 Ganho real no vencimento: R$17.976,83 - R$16.000,00 = R$1.976,83 (rendeu 12,35%¹ em 4 anos, anualizando daria 2,95%aa de rentabilidade real líquida) ¹ (R$17.796,83 / R$16.000,00 = 1,1235 - 1 x 100 = 12,35%) Mesmo que você faça o cálculo com uma inflação absurda de alta, vai chegar um ponto que a rentabilidade nos 4 anos vai parar de diminuir, porém sempre será positiva. No exemplo acima se você usar inflação de 1.000% ou 10.000% a rentabilidade real nos 4 anos será de 11,41%. A fórmula para resumir as conta acima seria: (((Aporte x ((1 + %Pre) x (1+%IPCA))^prazo) - Aporte) x 0,85 + Aporte) / Aporte x (1 + %IPCA)^prazo O resultado da fórmula acima você subtrai 1 e multiplica por 100 que vai resultar na rentabilidade no prazo do título. Vale lembrar que se o título for curto, por exemplo, 1 ano, o cálculo não funciona assim. 4 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Braz Sant'anna Postado Quarta-feira às 18:10 Compartilhar Postado Quarta-feira às 18:10 Valeu @Flavio Prado com a formula ficou fácil de ver que realmente não vamos perder para o IPCA, mesmo que ele suba muito. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado Quarta-feira às 21:44 Compartilhar Postado Quarta-feira às 21:44 On 28/01/2025 at 13:43, Eli disse: Fala Sardinhas do presente!!! Blz pura? Galera, vendo a live de ontem, matematicamente não fiquei satisfeito com a explicação do "Raul do presente", questionando a expertíse matemática do "Raul do passado"... kkkkkkkk @Raul Com ajuda de um pequeno script Python, gerei uma simulação de um investimento de R$ 1.000,00 aplicado por um período de 730 dias em algum título IPCA+7%, simulando em 3 senários hipotéticos de inflação: 5%, 50% e absurdos 500%. Para o cálculo de rentabilidade de títulos atrelados ao IPCA+ (como os Tesouro IPCA+), normalmente são considerados 252 dias úteis por ano no mercado financeiro brasileiro. Esse número vem da média de dias úteis da B3, a bolsa de valores do Brasil, e é usado como padrão para cálculos de rentabilidade diária e anualização de taxas. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado ontem às 01:16 Compartilhar Postado ontem às 01:16 12 horas atrás, Eli disse: Oi @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, você assistiu a ultima Live (27/01) ? Fiz a postagem porque na Live o Raul disse que o que ele tinha dito na aula estava errado, que o IPCA+ sempre iria proteger da inflação, mesmo em situações de crise de hiperinflação. Então o propósito do post é justamente isso. Eu nem avancei para esse nível, porque já fica claro que o valor do IR ultrapassa a rentabilidade bruta referente a "taxa fixa" (7%). Na Live eu entendi que a argumentação do Raul é que com o efeito dos juros compostos, os 7% renderia sobre a soma da rentabilidade total, mas mesmo assim parece que não compensaria a discrepância do rombo inflacionário. Então @Eli, Nao assisti a Live não...tô em bastante débito nisso.... Mas vcs todos @Eli, @Thiago Moreira Borges, @Flavio Prado, @Felipe Braz Sant'anna, @Ricardo O, me intrigaram com o assunto. Em tese, numa hiperinflação, haveria proteção com ipca+, mas deduzindo os impostos q se paga sobre o rendimento da inflação, haveria um limite em q mesmo assim ocorreria uma perda do valor em decorrência dessa própria inflação... Como vcs me intrigaram, vou fazer contas pra ver a realidade ou não disso... Se a tese se comprova ou não! Kkkkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado ontem às 01:53 Compartilhar Postado ontem às 01:53 35 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Então @Eli, Nao assisti a Live não...tô em bastante débito nisso.... Mas vcs todos @Eli, @Thiago Moreira Borges, @Flavio Prado, @Felipe Braz Sant'anna, @Ricardo O, me intrigaram com o assunto. Em tese, numa hiperinflação, haveria proteção com ipca+, mas deduzindo os impostos q se paga sobre o rendimento da inflação, haveria um limite em q mesmo assim ocorreria uma perda do valor em decorrência dessa própria inflação... Como vcs me intrigaram, vou fazer contas pra ver a realidade ou não disso... Se a tese se comprova ou não! Kkkkkk Como diz o Raul, isso é uma punheta mental, quer fazer conta? Faz. Mas não vai mudar nada. Ficar imaginando situações hipotéticas, é punheta mental. Dito isso, tem as fórmulas nesse posto: 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts