Eli Postado 28 de Janeiro Compartilhar Postado 28 de Janeiro Fala Sardinhas do presente!!! Blz pura? Galera, vendo a live de ontem, matematicamente não fiquei satisfeito com a explicação do "Raul do presente", questionando a expertíse matemática do "Raul do passado"... kkkkkkkk @Raul Com ajuda de um pequeno script Python, gerei uma simulação de um investimento de R$ 1.000,00 aplicado por um período de 730 dias em algum título IPCA+7%, simulando em 3 senários hipotéticos de inflação: 5%, 50% e absurdos 500%. Salvo engano da minha parte, e talvez uma análise errada da minha parte, parece-me que uma inflação totalmente descontrolada afeta consideravelmente os investimentos com rentabilidade IPCA+. Estou anexando a planilha, se por acaso alguém queira dar uma olhada... Simulação - Influência da Hiperinflação em títulos IPCA.xlsx 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado 29 de Janeiro Author Compartilhar Postado 29 de Janeiro Esqueci de comentar, para calcular a rentabilidade diária considerei 365 dias no ano. Sei que o calculo real considera a quantidade de dias uteis, mas apenas pra simular creio que isso não afeta tanto. Quote taxa_diaria = (1 + taxa_anual) ** (1 / 365) - 1 inflacao_diaria = (1 + inflacao_anual) ** (1 / 365) - 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 29 de Janeiro Compartilhar Postado 29 de Janeiro 16 minutes ago, Eli Sousa disse: Esqueci de comentar, para calcular a rentabilidade diária considerei 365 dias no ano. Sei que o calculo real considera a quantidade de dias uteis, mas apenas pra simular creio que isso não afeta tanto. Olá @Eli Sousa, Oq o Raul fala e está certíssimo é que a inflação descontrolada acarreta uma perda dos investimentos porque vc paga IR sobre o valor da inflação, comendo assim sua rentabilidade real. Olha aí no próprio cálculo que você fez considerando 500% de inflação... O valor da rentabilidade da parte fixa não paga o IR do rendimento decorrente da parte variável da inflação. Aí você esqueceu também de somente atualizar os valore iniciais pela inflação para comparar esse "rendimento". Não fiz a conta, mas é provável que ainda investido tenha perdido parte do valor de compra da moeda! 👍🏻 Claro q se não tivesse investido poderia ser ainda pior o estrago numa inflação de 500%, mas a ideia aí seria salvaguardar o dinheiro fora do país em moeda forte né... 😉 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado 29 de Janeiro Author Compartilhar Postado 29 de Janeiro 10 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Oq o Raul fala e está certíssimo é que a inflação descontrolada acarreta uma perda dos investimentos porque vc paga IR sobre o valor da inflação, comendo assim sua rentabilidade real. Olha aí no próprio cálculo que você fez considerando 500% de inflação... Oi @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, você assistiu a ultima Live (27/01) ? Fiz a postagem porque na Live o Raul disse que o que ele tinha dito na aula estava errado, que o IPCA+ sempre iria proteger da inflação, mesmo em situações de crise de hiperinflação. Então o propósito do post é justamente isso. 10 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Aí você esqueceu também de somente atualizar os valore iniciais pela inflação para comparar esse "rendimento". Não fiz a conta, mas é provável que ainda investido tenha perdido parte do valor de compra da moeda! 👍🏻 Eu nem avancei para esse nível, porque já fica claro que o valor do IR ultrapassa a rentabilidade bruta referente a "taxa fixa" (7%). Na Live eu entendi que a argumentação do Raul é que com o efeito dos juros compostos, os 7% renderia sobre a soma da rentabilidade total, mas mesmo assim parece que não compensaria a discrepância do rombo inflacionário. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado 29 de Janeiro Compartilhar Postado 29 de Janeiro não muda porque o calculo não é assim, o calculo do tesouro ipca + faz com que o retorno seja real independente da inflação, o raul só não soube explicar direito na hora. matematicamente sem conhecer como funciona a formula por dentro faz sentido pensar que hiperinflação iria comer a rentabilidade, mas na prática isso não acontece. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado 29 de Janeiro Author Compartilhar Postado 29 de Janeiro 1 minute ago, Thiago Moreira Borges disse: não muda porque o calculo não é assim, o calculo do tesouro ipca + faz com que o retorno seja real independente da inflação, o raul só não soube explicar direito na hora. matematicamente sem conhecer como funciona a formula por dentro faz sentido pensar que hiperinflação iria comer a rentabilidade, mas na prática isso não acontece. Você poderia fazer uma demonstração ? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Postado 29 de Janeiro Author Compartilhar Postado 29 de Janeiro Fiz as mesmas simulações usando a Calculadora do Tesouro Direto e os resultados foram bem semelhantes: 5% de Inflação: 50% de inflação: 500% de inflação: 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Flavio Prado Postado 29 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 29 de Janeiro 3 horas atrás, Eli Sousa disse: Você poderia fazer uma demonstração ? @Eli Sousa segue um exemplo: Tesouro IPCA+7,00% 2029 (4 anos) Aporte de R$1.000,00 IPCA médio de 5,00%aa Valor bruto no vencimento: R$1.593,28 IR de 15% sobre R$593,28: R$88,99 Valor líquido no vencimento: R$1.504,29 Atualização do aporte (R$1mil) pela inflação (5,00%aa): R$1.215,51 Ganho real no vencimento: R$1.504,29 - R$1.215,51 = R$288,78 (rendeu 23,76%¹ em 4 anos, anualizando daria 5,47%aa de rentabilidade real líquida) ¹ (R$1.504,29 / R$1.215,51 = 1,2376 - 1 x 100 = 23,76%) Extrapolando para uma inflação de 100%aa teremos: Tesouro IPCA+7,00% 2029 (4 anos) Aporte de R$1.000,00 IPCA médio de 100%aa Valor bruto no vencimento: R$20.972,74 IR de 15% sobre R$19.972,74: R$2.995,91 Valor líquido no vencimento: R$17.976,83 Atualização do aporte (R$1mil) pela inflação (100%aa): R$16.000,00 Ganho real no vencimento: R$17.976,83 - R$16.000,00 = R$1.976,83 (rendeu 12,35%¹ em 4 anos, anualizando daria 2,95%aa de rentabilidade real líquida) ¹ (R$17.796,83 / R$16.000,00 = 1,1235 - 1 x 100 = 12,35%) Mesmo que você faça o cálculo com uma inflação absurda de alta, vai chegar um ponto que a rentabilidade nos 4 anos vai parar de diminuir, porém sempre será positiva. No exemplo acima se você usar inflação de 1.000% ou 10.000% a rentabilidade real nos 4 anos será de 11,41%. A fórmula para resumir as conta acima seria: (((Aporte x ((1 + %Pre) x (1+%IPCA))^prazo) - Aporte) x 0,85 + Aporte) / Aporte x (1 + %IPCA)^prazo O resultado da fórmula acima você subtrai 1 e multiplica por 100 que vai resultar na rentabilidade no prazo do título. Vale lembrar que se o título for curto, por exemplo, 1 ano, o cálculo não funciona assim. 4 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Braz Sant'anna Postado 29 de Janeiro Compartilhar Postado 29 de Janeiro Valeu @Flavio Prado com a formula ficou fácil de ver que realmente não vamos perder para o IPCA, mesmo que ele suba muito. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Ochoa Pachas Postado 29 de Janeiro Compartilhar Postado 29 de Janeiro On 28/01/2025 at 13:43, Eli disse: Fala Sardinhas do presente!!! Blz pura? Galera, vendo a live de ontem, matematicamente não fiquei satisfeito com a explicação do "Raul do presente", questionando a expertíse matemática do "Raul do passado"... kkkkkkkk @Raul Com ajuda de um pequeno script Python, gerei uma simulação de um investimento de R$ 1.000,00 aplicado por um período de 730 dias em algum título IPCA+7%, simulando em 3 senários hipotéticos de inflação: 5%, 50% e absurdos 500%. Para o cálculo de rentabilidade de títulos atrelados ao IPCA+ (como os Tesouro IPCA+), normalmente são considerados 252 dias úteis por ano no mercado financeiro brasileiro. Esse número vem da média de dias úteis da B3, a bolsa de valores do Brasil, e é usado como padrão para cálculos de rentabilidade diária e anualização de taxas. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 30 de Janeiro Compartilhar Postado 30 de Janeiro 12 horas atrás, Eli disse: Oi @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, você assistiu a ultima Live (27/01) ? Fiz a postagem porque na Live o Raul disse que o que ele tinha dito na aula estava errado, que o IPCA+ sempre iria proteger da inflação, mesmo em situações de crise de hiperinflação. Então o propósito do post é justamente isso. Eu nem avancei para esse nível, porque já fica claro que o valor do IR ultrapassa a rentabilidade bruta referente a "taxa fixa" (7%). Na Live eu entendi que a argumentação do Raul é que com o efeito dos juros compostos, os 7% renderia sobre a soma da rentabilidade total, mas mesmo assim parece que não compensaria a discrepância do rombo inflacionário. Então @Eli, Nao assisti a Live não...tô em bastante débito nisso.... Mas vcs todos @Eli, @Thiago Moreira Borges, @Flavio Prado, @Felipe Braz Sant'anna, @Ricardo O, me intrigaram com o assunto. Em tese, numa hiperinflação, haveria proteção com ipca+, mas deduzindo os impostos q se paga sobre o rendimento da inflação, haveria um limite em q mesmo assim ocorreria uma perda do valor em decorrência dessa própria inflação... Como vcs me intrigaram, vou fazer contas pra ver a realidade ou não disso... Se a tese se comprova ou não! Kkkkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Ochoa Pachas Postado 30 de Janeiro Compartilhar Postado 30 de Janeiro 35 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse: Então @Eli, Nao assisti a Live não...tô em bastante débito nisso.... Mas vcs todos @Eli, @Thiago Moreira Borges, @Flavio Prado, @Felipe Braz Sant'anna, @Ricardo O, me intrigaram com o assunto. Em tese, numa hiperinflação, haveria proteção com ipca+, mas deduzindo os impostos q se paga sobre o rendimento da inflação, haveria um limite em q mesmo assim ocorreria uma perda do valor em decorrência dessa própria inflação... Como vcs me intrigaram, vou fazer contas pra ver a realidade ou não disso... Se a tese se comprova ou não! Kkkkkk Como diz o Raul, isso é uma punheta mental, quer fazer conta? Faz. Mas não vai mudar nada. Ficar imaginando situações hipotéticas, é punheta mental. Dito isso, tem as fórmulas nesse posto: 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts