Olá. Sou aluno novato em investimentos e tenho tido algumas dúvidas em relação aos processos e estratégias que usamos para investir em renda fixa. Vou lista algumas dessas questões abaixo e quem puder ajudar, ficaria muito grato!
Marcação a mercado:
- Pelo que vim lendo e estudando até aqui, contrafluxo é uma ótima estratégia de manter com uma carteira sempre com bons rendimentos. A minha dúvida surge quando essa estratégia se mistura com a marcação a mercado. Se eu entendi direito, marcação a mercado é uma estratégia a ser usada eventualmente quando uma oportunidade surgir durante o acompanhamento dos rendimentos e é uma consequência direta do contrafluxo. Está correto esse pensamento?
- Agora em relação a como ele funciona, como eu sei se é valido resgatar algum investimento, levando em conta a alíquota do IR, as taxas e até mesmo o potencial de crescimento futuro?
- Caso eu decida fazer esse resgate, devo resgatar todo o valor? E o que acontece em seguida? Eu reservo esse valor ou já aplico diretamente em outro investimento?
Perguntais gerais sobre renda fixa:
- Algumas outras dúvidas que tenho em relação aos investimentos de renda fixa são:
Com que frequência devo fazer meus aportes? 1 vez por mês? Devo acompanhar todo dia ou apenas nos dias de aporte?
Quando eu compro um determinado papel, ele fica "registrado" (por falta de conhecimento do termo correto) junto com os outros que eu já tenho comprado daquele mesmo papel? Ex.: Comprei selic 2027 hoje e amanhã eu compro o mesmo selic 2027, eles se tornam o mesmo papel?
Quaisquer outros esclarecimentos que eu possa estar esquecendo são muito bem-vindos haha
Pergunta
Luan Dawidman
Olá. Sou aluno novato em investimentos e tenho tido algumas dúvidas em relação aos processos e estratégias que usamos para investir em renda fixa. Vou lista algumas dessas questões abaixo e quem puder ajudar, ficaria muito grato!
Marcação a mercado: