Jump to content
  • 0

Onde aplicar - iniciante

Giuseppe Marzo

Pergunta

Ola pessoal,

Ainda estou no modulo 3, mas gostaria de fazer uma aplicação para deixar por uns 6 meses pelo menos. Abri a conta no BTG, mas quando abro o aplicativo não faço ideia de onde aplicar, pois tem muitas opções.

Gostaria de aplicar em renda fixa, um CDB ou tesouro, mas gostaria de uma dica para iniciar. Poderiam me ajudar?   se for fazer uma aplicação desta maneira, sem grandes pretensões de crescimento no momento, devo aplicar em um CDB totalmente ou divido em aplicações diversas ?

• Brabo 2
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hora atrás, Giuseppe Marzo disse:

Ainda estou no modulo 3, mas gostaria de fazer uma aplicação para deixar por uns 6 meses pelo menos.

Olá @Giuseppe Marzo tudo bem ? Como você ainda está no módulo 3, e já citou que tem curto prazo … você tem o que chamamos de dinheiro carimbado (em 6 meses você precisa dele ), logo você precisa da liquidez em 6 meses. 

Opções :

- Tesouro selic (a mais segura pra quem está começando )

- lci / lca - com prazo de 6 meses  ( este não tem IR logo terá que comparar de vale a pena )

- títulos secundários de renda fixa com prazo até 6 meses ( este você pode achar taxas melhores mas as vezes pelo montante não fará muita diferença)

a melhor opção pra iniciante seria Tesouro selic  e ou até um Cdb de liquidez diária que pague 100% da cdi em um bancao tipo Bradesco , Santander etc. 

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Completando a minha duvida anterior, eu fiz um print da pagina do BTG, o prazo, ok, entendo que somente poderei sacar neste prazo, mas a taxa eles colocam por exemplo, 90% do CDI e ao lado tem Taxa Eq. do CDI, para esta mesma aplicação é de 112,5% o CDI?  Qual é a diferença da taxa de taxa eq?

E quando eles colocam o lastro disponivel, tem uns que são bem baixos de R$ 545,05, isso é o lastro do banco para esta aplicação?  nao entendi

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Giuseppe Marzo !

Complementando nosso amigo @Henrique Magalhães e suas outras dúvidas:

1 hour ago, Giuseppe Marzo disse:

Completando a minha duvida anterior, eu fiz um print da pagina do BTG, o prazo, ok, entendo que somente poderei sacar neste prazo, mas a taxa eles colocam por exemplo, 90% do CDI e ao lado tem Taxa Eq. do CDI, para esta mesma aplicação é de 112,5% o CDI?  Qual é a diferença da taxa de taxa eq?

Alguns títulos tem isenção de IR como, por exemplo, LCIs e LCAs. As colunas que você é para lhe dar uma ideia de taxas equivalentes para investimentos. Seguindo o seu exemplo, uma LCI ou LCA que paga 90% do CDI e tem isenção do IR, seria equivalente a investir em um CDB que paga 112,5% do CDI mas aqui tem dedução do IR.

Em outras palavras, é um facilitador para comparação.

1 hour ago, Giuseppe Marzo disse:

E quando eles colocam o lastro disponivel, tem uns que são bem baixos de R$ 545,05, isso é o lastro do banco para esta aplicação?  nao entendi

Lastro disponível podemos entender como "estoque disponível" para investir. Neste exemplo, significa que você pode aportar até R$545,05 no título. Se sua intenção fosse aportar, por exemplo, R$1.000, você só conseguiria aportar no máximo o valor disponível no lastro.

Espero que tenha ficado claro!

Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Giuseppe Marzo !

Complementando nosso amigo @Henrique Magalhães e suas outras dúvidas:

Alguns títulos tem isenção de IR como, por exemplo, LCIs e LCAs. As colunas que você é para lhe dar uma ideia de taxas equivalentes para investimentos. Seguindo o seu exemplo, uma LCI ou LCA que paga 90% do CDI e tem isenção do IR, seria equivalente a investir em um CDB que paga 112,5% do CDI mas aqui tem dedução do IR.

Em outras palavras, é um facilitador para comparação.

Lastro disponível podemos entender como "estoque disponível" para investir. Neste exemplo, significa que você pode aportar até R$545,05 no título. Se sua intenção fosse aportar, por exemplo, R$1.000, você só conseguiria aportar no máximo o valor disponível no lastro.

Espero que tenha ficado claro!

@Eddy Paulini então significa que somente consigo aplicar 545,05 neste investimento como um todo? seria isso?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
19 minutes ago, Giuseppe Marzo disse:

@Eddy Paulini então significa que somente consigo aplicar 545,05 neste investimento como um todo? seria isso?

@Eddy Paulini outra duvida, o prazo é o resgate do valor investido, correto?  Mas se for necessário solicitar o resgate é travado ou há o pagamento de multa ou taxa adicional?  Como funciona?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Eddy Paulini Me desculpe tantas perguntas, mas se puder ajudar agradeço muito. 

Somente como exemplo:

Seu eu resolvo investir no LCA POS FIXADO do Banco Internacional, o prazo é de 228 dias, com vencimento em 17/09/2025, com a taxa de 90% do CDI.  Significa que no dia 17/09/2025 eu terei o rendimento sobre meu valor investido com a taxa do CDI contratado hoje ou ela vai variando ao longo do periodo? Supondo que a taxa hoje fosse 13% eu teria um rendimento de 11,7%? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Giuseppe Marzo disse:

@Eddy Paulini outra duvida, o prazo é o resgate do valor investido, correto?  Mas se for necessário solicitar o resgate é travado ou há o pagamento de multa ou taxa adicional?  Como funciona?

Exato. O prazo é quando você vai receber na sua conta o valor investido acrescido dos juros rendidos e menos as deduções de impostos.

O que garante um resgate antecipado são os títulos com a característica de liquidez diária.

Outro títulos sem essa característica até podem ser resgatados antes do vencimento mas é um processo bem chatinho. Precisa colocar o título no mercado secundário. E para isso, é necessário informar a sua corretora que você deseja fazer a venda antecipada do título, a corretora vai avaliar se seu título possui liquidez para seguir em frente com a operação, se ela confirmar que sim ela vai cobrar taxas em cima para a operação o que afeta sua rentabilidade e até mesmo capital investido para só então o título estar disponível para venda e aguardar que algum outro investidor compre seu título para você reaver um algum valor que aqui serão deduzidos as taxas da corretora.

Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Giuseppe Marzo disse:

@Eddy Paulini Me desculpe tantas perguntas, mas se puder ajudar agradeço muito. 

Somente como exemplo:

Seu eu resolvo investir no LCA POS FIXADO do Banco Internacional, o prazo é de 228 dias, com vencimento em 17/09/2025, com a taxa de 90% do CDI.  Significa que no dia 17/09/2025 eu terei o rendimento sobre meu valor investido com a taxa do CDI contratado hoje ou ela vai variando ao longo do periodo? Supondo que a taxa hoje fosse 13% eu teria um rendimento de 11,7%? 

Fica tranquilo, todas as dúvidas aqui são bem vindas e vamos esclarecer  =)

Como o título é pós fixado, você sempre receberá os rendimentos de acordo com a variação do indexador. Ou seja, ele vai rendendo neste exemplo 90% do que estiver o CDI. Se daqui a 45 dias a Selic for aumentada ou diminuída pelo Copom, você seguirá recebendo 90% do CDI equivalente a nova taxa de juros. Lembrando que o CDI é 0,10% a menos que a Selic.

Link para compartilhar

• Criar novo...