Jump to content
  • 0

Minha carteira de ações e FIIs

Pedro Sinei Martins

Pergunta

Enfim estou montando minha carteira de ações e FIIs.

Depois de estudar bastante e definir minha estratégia, chegou a hora de selecionar as empresas.

Minha realidade é a seguinte: tenho 45 anos, sou servidor público, me aposento aos 55 anos, pretendo fazer aportes pelos próximos dez ou onze anos.

A partir daí pretendo parar os aportes e já passar a usufruir dos rendimentos.

A estratégia é montar uma carteira conservadora, mantendo um nível de risco baixo, com empresas já consolidadas e algumas que apresentem margem para crescimento, mas sempre num perfil conservador. Tenho pouca aptidão a oscilações significativas.

Minhas metas:

40% Renda Fixa;

25% Ações Nacionais;

15% Ações Internacionais;

15% Fundos Imobiliários e

5% Criptomoedas

AÇÕES NACIONAIS ESCOLHIDAS:

Base:

WEGE3

BBSE3

ITSA3

BPAC11 (ou BBAS3)

EGIE3

Meio:

KLBN3

SAPR3

ODPV

Topo:

VIVA3

Ações Internacionais: ainda estou estudando...

FIIs:

BTLG

KNRI

MXRF

XPML

CRITOMOEDA:

BITCOIN

Dúvidas/Comentários:

Me lembro de o Raul falar sobre quem tem mais de 40 anos já precisar focar em empresas quem pagam bons dividendos. Se for seguir essa estratégia, achei que empresas muito boas como a WEG iriam ficar de fora. Acham que as minhas escolhas estão coerentes com a minha estratégia?

BPAC ou BBAS: A primeira com margem para crescimento, porém com P/L e P/VP sempre altos; a segunda, estatal, mas tem sempre bons números, P/VP baixo e bons dividendos; e ainda teria a correlação com BBSE...

A volatilidade da KLABIN me incomoda, mas pretendo penalizá-la no diagrama e manter aportes menores.

• Brabo 4
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
19 minutes ago, Pedro Sinei Martins disse:

Depois de estudar bastante e definir minha estratégia, chegou a hora de selecionar as empresas.

Minha realidade é a seguinte: tenho 45 anos, sou servidor público, me aposento aos 55 anos, pretendo fazer aportes pelos próximos dez ou onze anos.

A estratégia é montar uma carteira conservadora, mantendo um nível de risco baixo, com empresas já consolidadas e algumas que apresentem margem para crescimento, mas sempre num perfil conservador. Tenho pouca aptidão a oscilações significativas.

Minhas metas:

40% Renda Fixa;

25% Ações Nacionais;

5% Criptomoedas

Base:

WEGE3

BBSE3

ITSA3

BPAC11 (ou BBAS3)

EGIE3

Meio:

KLBN3

SAPR3

ODPV

Topo:

VIVA3

FIIs:

BTLG

KNRI

MXRF

XPML

CRITOMOEDA:

BITCOIN

Dúvidas/Comentários:

Me lembro de o Raul falar sobre quem tem mais de 40 anos já precisar focar em empresas quem pagam bons dividendos. Se for seguir essa estratégia, achei que empresas muito boas como a WEG iriam ficar de fora. Acham que as minhas escolhas estão coerentes com a minha estratégia?

BPAC ou BBAS: A primeira com margem para crescimento, porém com P/L e P/VP sempre altos; a segunda, estatal, mas tem sempre bons números, P/VP baixo e bons dividendos; e ainda teria a correlação com BBSE...

A volatilidade da KLABIN me incomoda, mas pretendo penalizá-la no diagrama e manter aportes menores.

Boa tarde!

Suas metas estão praticamente iguais as minhas, as ações escolhidas tbm são quase iguais, a base é idêntica (fui de BBAS3), tbm escolhi SAPR4 e de diferente só PRIO3, Klabin tbm tá entre as escolhas, mas não vi janela de entrada e tbm tá muito alavancada e pagando pouco dividendo, então não tenho pressa para colocar na carteira, desde que escolhi tá com o preço alto, aí vou esperar. Nos fiis tenho os 4 que você escolheu, mas achei melhor começar logo com 10, em fiis prefiro que a concentração seja pequena em cada ativo.

Nas ações internacionais serão os etfs mais manjados mesmo e o Bitcoin tá difícil entrar, custando $100 mil, esperando ver se tem uma queda e tbm ter dinheiro...kkkkkk

Tbm fico me perguntando se vale a pena esperar a Weg continuar subindo ou se seria melhor alocar em outra pagadora de dividendos (mas acho uma empresa sensacional, não quis deixar de fora), o mesmo vale para Prio, mas não quis escolher a Petrobrás é muita interferência do governo, mas com o caminhão de dividendos que paga poderia ter sido a escolha...hehehehe

Até por já ter essas duas não tive dúvidas entre o Banco do Brasil ou outro, o bbas3 é muito descontado para o que entrega, não podia ficar de fora.

O que posso desejar é boa sorte, espero que você tenha feito as escolhas certas! 😅😅😅

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Pedro Sinei Martins disse:

Minhas metas:

40% Renda Fixa;

25% Ações Nacionais;

5% Criptomoedas

Base:

WEGE3

BBSE3

ITSA3

BPAC11 (ou BBAS3)

EGIE3

Meio:

KLBN3

SAPR3

ODPV

Topo:

VIVA3

FIIs:

BTLG

KNRI

MXRF

XPML

CRITOMOEDA:

BITCOIN

Dúvidas/Comentários:

Oi Pedro,

Estamos mais ou menos com a mesma carteira e os mesmos investimentos (e a mesma idade rsrsrs), mas com proporções diferentes (eu ainda estou mais arrojado na renda variável hehehe). Algumas poucas diferenças são ITSA3 e ITSA4 e eu incluí algumas coisas na área de farmacêuticas - e ainda não mexi com Vivara, apesar de pretender., Ah, e eu preferi SAPR11.

Eu ainda não vejo dificuldades em WEG por causa da ausência de dividendos, já que entendo que o crescimento em longo prazo é algo que compensa (e esta é uma empresa que pretendo vender lá pra frente, quando for usufruir mesmo).

Sobre os bancos, veja que você definiu BBSE, então pode haver alguma correlação com BBAS. É uma questão de ver se faz parte da sua estratégia ou não.

Por fim, concordo em relação à Klabin, então dei uma penalizada e estou apenas molhando a pontinha dos pés por enquanto rsrsrs.

Espero ter ajudado, e sucesso!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Eu estou com 40 anos, e atualmente tenho

35% ações Brasil

35% Fiis

15% Etfs Americanos

15% Renda Fixa

Pretendo sim diminuir um pouco em ações Brasil e Fiis mais pra frente e aumentar Renda Fixa e USA, tenho uns 10 anos ai pra ainda equilibrar ela, e deixar menos arrojado. 

PS. Tenho uma reserva de emergência que manteria eu e minha família tranquilo por uns 2 anos e meio (e continuo aumentando), por isso arrojei mais em variável mesmo com 40 anos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

Boa tarde!

Suas metas estão praticamente iguais as minhas, as ações escolhidas tbm são quase iguais, a base é idêntica (fui de BBAS3), tbm escolhi SAPR4 e de diferente só PRIO3, Klabin tbm tá entre as escolhas, mas não vi janela de entrada e tbm tá muito alavancada e pagando pouco dividendo, então não tenho pressa para colocar na carteira, desde que escolhi tá com o preço alto, aí vou esperar. Nos fiis tenho os 4 que você escolheu, mas achei melhor começar logo com 10, em fiis prefiro que a concentração seja pequena em cada ativo.

Nas ações internacionais serão os etfs mais manjados mesmo e o Bitcoin tá difícil entrar, custando $100 mil, esperando ver se tem uma queda e tbm ter dinheiro...kkkkkk

Tbm fico me perguntando se vale a pena esperar a Weg continuar subindo ou se seria melhor alocar em outra pagadora de dividendos (mas acho uma empresa sensacional, não quis deixar de fora), o mesmo vale para Prio, mas não quis escolher a Petrobrás é muita interferência do governo, mas com o caminhão de dividendos que paga poderia ter sido a escolha...hehehehe

Até por já ter essas duas não tive dúvidas entre o Banco do Brasil ou outro, o bbas3 é muito descontado para o que entrega, não podia ficar de fora.

O que posso desejar é boa sorte, espero que você tenha feito as escolhas certas! 😅😅😅

A ideia é começar com poucos ativos bem escolhidos e acompanhar os seus relatórios bem de perto e, com isso, ir aprofundando os estudos e adicionando outros ativos de forma segura. Optei pelos mais coringas mesmo pra não ter chance de errar. Os investimentos internacionais  vão seguir a mesma linha: uns três ETFs e uns REITs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Pedro,

Estamos mais ou menos com a mesma carteira e os mesmos investimentos (e a mesma idade rsrsrs), mas com proporções diferentes (eu ainda estou mais arrojado na renda variável hehehe). Algumas poucas diferenças são ITSA3 e ITSA4 e eu incluí algumas coisas na área de farmacêuticas - e ainda não mexi com Vivara, apesar de pretender., Ah, e eu preferi SAPR11.

Eu ainda não vejo dificuldades em WEG por causa da ausência de dividendos, já que entendo que o crescimento em longo prazo é algo que compensa (e esta é uma empresa que pretendo vender lá pra frente, quando for usufruir mesmo).

Sobre os bancos, veja que você definiu BBSE, então pode haver alguma correlação com BBAS. É uma questão de ver se faz parte da sua estratégia ou não.

Por fim, concordo em relação à Klabin, então dei uma penalizada e estou apenas molhando a pontinha dos pés por enquanto rsrsrs.

Espero ter ajudado, e sucesso!

@Matheus Passos Silva Com certeza ajuda, meu amigo! É bom perceber que meu raciocínio está alinhado com pessoas na mesma situação. Isso mostra que tenho grandes chances de estar no caminho certo. Rsrs

Quanto aos bancos, acho que vou de BPAC11 mesmo. Tenho minhas resalvas com estatais e já tenho Sanepar. E quero manter a carteira mais descorrelacionada possível...

De banco você tem só ITSA?

Valeu!

Editado por Pedro Sinei Martins
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Pedro Sinei Martins disse:

@Matheus Passos Silva Com certeza ajuda, meu amigo! É bom perceber que meu raciocínio está alinhado com pessoas na mesma situação. Isso mostra que tenho grandes chances de estar no caminho certo. Rsrs

Quanto aos bancos, acho que vou de BPAC11 mesmo. Tenho minhas resalvas com estatais e já tenho Sanepar. E quero manter a carteira mais descorrelacionada possível...

De banco você tem só ITSA?

Valeu!

Oi Pedro,

Então...

Na minha carteira "original" (pré-AUVP) eu tinha estas belezuras: ABCB4, BBDC3, BBDC4, ITUB3, BPAC11, BRBI11 e BBAS3 - além de ITSA4.

Após analisar, afunilei para BBDC3, BBAS3 e ITSA4. Eu sei que tem correlação e tudo mais, mas entendo que os bancos têm um público um pouco diferenciado - e a ITSA4, apesar da dominância do ITUB, também tem outras empresas.

Mas tenho planos de fazer uma nova avaliação em breve, e aí talvez reduza - mas por enquanto estou confortável com estes bancos.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Pedro,

Então...

Na minha carteira "original" (pré-AUVP) eu tinha estas belezuras: ABCB4, BBDC3, BBDC4, ITUB3, BPAC11, BRBI11 e BBAS3 - além de ITSA4.

Após analisar, afunilei para BBDC3, BBAS3 e ITSA4. Eu sei que tem correlação e tudo mais, mas entendo que os bancos têm um público um pouco diferenciado - e a ITSA4, apesar da dominância do ITUB, também tem outras empresas.

Mas tenho planos de fazer uma nova avaliação em breve, e aí talvez reduza - mas por enquanto estou confortável com estes bancos.

Espero ter ajudado!

@Matheus P S só uma pergunta: pq vc optou por manter BBAS3 e não BPAC11?

Editado por Pedro Sinei Martins
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Pedro Sinei Martins disse:

Em quanto tempo será que a BPAC se tornará uma pagadoras de dividendos igual ao BB? Se é que vai se tornar, e pra quem já tá mais perto de viver de renda, se chegar nessa fase e ainda não for o foco do BPAC, a mudança pra outra empresa vai ser inevitável e o BB já é reconhecidamente um ótimo pagador de dividendos.

Mas a sua análise tbm é pertinente sobre ser uma estatal.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Pedro Sinei Martins disse:

Oi Pedro,

Pra mim, a decisão de manter BBAS3 em vez de BPAC11 se justificou mais pelo perfil "defensivo" do primeiro. O Banco do Brasil me parece oferecer maior previsibilidade de resultados, menor exposição a crises sistêmicas e uma política de dividendos robusta. Já o BeeTeeGeee, embora tenha grande potencial de valorização, exige maior tolerância ao risco e uma visão otimista sobre o desempenho do mercado financeiro no curto e médio prazos. Por isso na minha estratégia considerei que o BB se encaixa mais do que o BPAC, mas sem dúvida o BPAC também é um ótimo banco.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...