Jump to content
  • 0

CMIG4 x CMIG3

Felipe Friedrich Ribeiro

Pergunta

Bom dia, tenho em minha carteira a CMIG4, posição pequena ainda com cerca de 1900 cotas (preço médio ajustado hoje de R$10,23, e representa 7,6% da minha carteira de ações), devido não ter tag along, estou avaliando migrar aos poucos para CMIG3, no momento atual o preço dia final 3 esta acima do meu preço teto, e a CMIG4 esta com o preço abaixo do preço teto, melhora estratégia neste momento seria, parar de comprar CMIG4 e já vender pois tenho lucro, e usar assim que possível para comprar CMIG3 ou até outra empresa? Ou posso ainda manter aportes na CMIG4 enquanto o preço esta bom para compra, e só mais a longo prazo usar para CMIG3?

Obrigado

• Sad 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Felipe Friedrich Ribeiro disse:

Bom dia, tenho em minha carteira a CMIG4, posição pequena ainda com cerca de 1900 cotas (preço médio ajustado hoje de R$10,23, e representa 7,6% da minha carteira de ações), devido não ter tag along, estou avaliando migrar aos poucos para CMIG3, no momento atual o preço dia final 3 esta acima do meu preço teto, e a CMIG4 esta com o preço abaixo do preço teto, melhora estratégia neste momento seria, parar de comprar CMIG4 e já vender pois tenho lucro, e usar assim que possível para comprar CMIG3 ou até outra empresa? Ou posso ainda manter aportes na CMIG4 enquanto o preço esta bom para compra, e só mais a longo prazo usar para CMIG3?

Obrigado

Oi Felipe,

Segundo a AUVP Analítica, a CMIG3 tem 80% de tag along, o que significa que, embora não seja ideal (já que, pela filosofia do curso, preferimos 100%), ela oferece mais proteção aos minoritários do que a CMIG4, que não possui tag along algum. Isso é relevante porque, em caso de uma oferta pública de aquisição, você terá menos riscos de ser prejudicado com a CMIG3.

No seu caso, eu sugeriria congelar a posição em CMIG4 - ou seja, não realizar novos aportes nela - e redirecionar seus recursos para CMIG3 ou outras empresas que ofereçam melhores condições de retorno e segurança. Se CMIG4 representa apenas 7,6% da sua carteira, ela não parece desproporcionalmente grande, então não vejo necessidade urgente de vendê-la. Contudo, se você se sentir desconfortável com o risco associado à falta de tag along ou encontrar outras oportunidades mais atraentes, vender pode ser uma alternativa. Vale (re)ver o módulo 8 a esse respeito (ajustando a carteira).

E um ponto importante: o que define a compra de um ativo não é "o preço estar bom", mas sim o valor que ele entrega em relação ao risco. Afinal, se você olhar demais para o abismo, ele te encara de volta.

Por fim, se você busca exposição ao setor elétrico, explore outras empresas com governança corporativa mais robusta. Diversificar para outros setores também pode ser uma estratégia interessante para reduzir riscos concentrados.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
41 minutes ago, Felipe Friedrich Ribeiro disse:

image.gif.0cfb885f2d6893071a5e9f84045e100f.gif

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
57 minutes ago, Felipe Friedrich Ribeiro disse:

Obrigado

Boa questão. A migração de CMIG4 para CMIG3 faz sentido se seu foco for ter mais segurança com o tag along, mas a estratégia ideal depende de alguns fatores.

Se CMIG4 ainda está abaixo do seu preço teto e dentro dos fundamentos que você acredita, continuar os aportes pode ser vantajoso no curto prazo, principalmente se o desconto for relevante. Já vender agora só porque está no lucro pode não ser o melhor movimento se ainda há espaço para valorização.

Por outro lado, se sua prioridade é reduzir riscos e garantir direitos em caso de eventual troca de controle, faz sentido ir migrando aos poucos para CMIG3. O ponto chave é o valuation: comprar CMIG3 acima do preço teto pode comprometer seu retorno futuro.

Uma abordagem equilibrada pode ser segurar CMIG4 enquanto o preço segue interessante e, à medida que CMIG3 tiver um ponto de entrada mais atrativo, ir realocando aos poucos. Isso evita tomar decisões precipitadas e aproveita o melhor dos dois momentos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...