Jump to content
  • 0

ETFs Internacionais

Luis Felipe Da Silva Sousa

Pergunta

Boa noite Galerinha 

Eu ajustei o percentual da parte de investimento internacional 20%, eu matinha um percentual de 5% enquanto o dólar estava acima dos 6 e estava investindo nos ETFs IVV, QQQ, SOXX e IJR e sei que IVV e a QQQ tem uma alta correlação, estou querendo dar um diversifica nos ETFs que não tenha correlação e estava verificando o post com os ETF internacionais e vi algumas opções de investir nos etfs  BOTZ, SOXX, ICLN, XBI, VWO, IGF e VNQ, e gostaria de ter a opinião de vocês sobre esse ideia e sendo que removeria IVV, QQQ e IJR da carteira.

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 horas atrás, Luis Felipe Da Silva Sousa disse:

Boa noite Galerinha 

Eu ajustei o percentual da parte de investimento internacional 20%, eu matinha um percentual de 5% enquanto o dólar estava acima dos 6 e estava investindo nos ETFs IVV, QQQ, SOXX e IJR e sei que IVV e a QQQ tem uma alta correlação, estou querendo dar um diversifica nos ETFs que não tenha correlação e estava verificando o post com os ETF internacionais e vi algumas opções de investir nos etfs  BOTZ, SOXX, ICLN, XBI, VWO, IGF e VNQ, e gostaria de ter a opinião de vocês sobre esse ideia e sendo que removeria IVV, QQQ e IJR da carteira.

Oi Luis,

A sua intenção de aumentar a exposição internacional para 20% do portfólio e buscar ETFs com menor correlação é válida, mas há alguns pontos a serem considerados antes de fazer uma mudança tão drástica na carteira.

Primeiro, a retirada do IVV e do QQQ pode impactar negativamente a diversificação geral do portfólio. Ambos são ETFs amplamente consolidados, com exposição às maiores empresas dos EUA, sendo que o IVV replica o S&P 500, um dos índices mais representativos da economia global. O QQQ, embora mais concentrado no setor de tecnologia, tem um histórico sólido de crescimento e um portfólio de empresas inovadoras que continuam a liderar seus setores. Embora haja correlação entre eles, abrir mão de ambos pode reduzir a solidez da sua carteira.

A sua nova seleção inclui ETFs mais temáticos e setoriais, o que pode aumentar a volatilidade do seu portfólio. Esta é a maneira que vejo estes ETFs:

• BOTZ: ETF focado em robótica e inteligência artificial. Tem alto potencial de crescimento, mas também alta volatilidade e forte dependência do desempenho de poucas empresas.
  • SOXX: ETF de semicondutores, um setor promissor, mas cíclico e altamente dependente do contexto macroeconômico.
  • ICLN: ETF de energia limpa, que tem um bom potencial a longo prazo, mas pode sofrer com mudanças nas políticas governamentais e concorrência de fontes tradicionais.
  • XBI: ETF de biotecnologia, setor com alto risco, pois muitas empresas dependem de aprovações regulatórias e ciclos longos de pesquisa.
  • VWO: ETF de mercados emergentes, que pode trazer diversificação geográfica, mas tende a ter um desempenho mais volátil e pode sofrer com instabilidades políticas e cambiais.
  • IGF: ETF de infraestrutura global, um setor mais defensivo, mas que pode ser sensível a taxas de juros e políticas econômicas.
  • VNQ: ETF de REITs (setor imobiliário), interessante para geração de renda passiva, mas que pode ser impactado por altas nas taxas de juros.

Ao compor a carteira apenas com ETFs setoriais e temáticos, você corre o risco de ficar excessivamente exposto a tendências específicas e perder a diversificação ampla que IVV, QQQ e IJR proporcionavam. O ideal seria equilibrar a carteira mantendo uma base sólida, como IVV ou VOO para ampla exposição ao mercado americano e combinando com setores estratégicos de interesse.

Há ainda outra opção, mais simples e com apenas quatro ETFs: um para mercado americano; outro para mercados desenvolvidos tirando os EUA; outro para mercados emergentes; e outro para algo setorial.

Por fim, lembre-se de que diversificação não significa apenas adicionar mais ativos, mas sim construir uma carteira que funcione de forma coesa em diferentes cenários econômicos. Avalie cuidadosamente como cada ETF contribui para o seu portfólio em termos de risco, retorno esperado e correlação com os demais ativos. E, claro, considere revisar periodicamente sua alocação para garantir que ela continue alinhada aos seus objetivos financeiros.

Espero ter ajudado!

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• Criar novo...