Jump to content
  • 0

títulos pré fixados e o seu valor real

Gabriel Mauricio Penna

Pergunta

olá , boa noite , me surgiu uma duvida agora de qual a ligação entre a taxa selic e o valor real dos títulos pré fixados, no que tange a marcação a mercado.

Na minha cabeça quando a selic desce em relação ao patamar de quando compramos um titulo anterior o valor real desse título acaba subindo em relçao ao valor teórico , gostaria de saber como isso funciona.

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Gabriel Mauricio Penna disse:

olá , boa noite , me surgiu uma duvida agora de qual a ligação entre a taxa selic e o valor real dos títulos pré fixados, no que tange a marcação a mercado.

Na minha cabeça quando a selic desce em relação ao patamar de quando compramos um titulo anterior o valor real desse título acaba subindo em relçao ao valor teórico , gostaria de saber como isso funciona.

Boa noite, @Gabriel Mauricio Penna !

De forma resumida, a taxa de juros influencia no preço real de forma que quando a taxa Selic cai, a taxa do nosso título também cai o que faz com que o preço real suba. E o contrário também é verdadeiro, onde se a taxa Selic sobe, a taxa do título vai junto o que gera uma diminuição do preço real do título.

Na íntegra, são é apenas a taxa de juros que exerce essa influencia, mas sim um conjunto de outras variáveis. Mas para deixar um pouco simples este entendimento, fazemos essa associação com a taxa de juros.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Gabriel Mauricio Penna disse:

Boa noite, @Gabriel Mauricio Penna.

O preço do título está diretamente relacionado com a taxa de retorno a qual ele está sendo vendido. Essa taxa de retorno, por sua vez, tem relação com a selic. No entanto, cabe considerar que essa relação por vezes entra em uma fronteira cinzenta, ou seja, apesar da Selic subir, o valor dos títulos pode estar caíndo. O porquê isso acontece está relacionado ao fato de que os títulos de médio e longo prazo consideram além da Selic atual, a expectativa de selic futura.

Dá uma olhada no boletim focos, a título informativo. Nele tem a expectativa do mercado para a taxa selic para os próximos anos. Além disso, você pode verificar a expectativa de DI futuro na B3. 

A conjunção de vários fatores como esses, jutamente com a expectativa sobre o comportamento fiscal e de políticas economicas do governo influeciam na precificação da taxa, que vai definir o valor atual do título.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Gabriel Mauricio Penna disse:

Oi Gabriel,

A relação entre a taxa Selic e o valor dos títulos pré-fixados se dá pela marcação a mercado, que ajusta diariamente o preço dos títulos conforme as taxas de juros do mercado secundário.

Quando você compra um título pré-fixado, está garantindo uma taxa de juros fixa até o vencimento. Se você mantiver o título até o vencimento, receberá exatamente essa taxa contratada, sem impacto da Selic ao longo do tempo. Porém, se precisar vender antes do vencimento, o preço do título será influenciado pela Selic e pelas taxas praticadas no mercado.

Por sua vez, quando a Selic cai, os novos títulos emitidos pelo governo têm taxas menores. Isso torna os títulos antigos, que pagam taxas mais altas, mais valorizados, porque o mercado agora aceita receber menos juros do que antes. Assim, o preço de um título pré-fixado comprado anteriormente sobe no mercado secundário.

Imagine um investidor comprando um Tesouro Prefixado 2029 a 10% ao ano, pagando R$ 1.000 por ele. Se a Selic cair e os novos títulos forem emitidos a 8% ao ano, o mercado estará disposto a pagar mais pelo título antigo, pois ele oferece um rendimento maior que os novos. Por isso o valor do título sobe para equilibrar a nova taxa. Supondo um ajuste, o título pode passar a valer aproximadamente R$ 1.150 no mercado antes do vencimento.

Agora veja o efeito contrário, ou seja, com alta da Selic: neste caso novos títulos serão emitidos com juros maiores. O título antigo, que paga menos juros, se torna menos atraente. E isso faz seu preço cair no mercado secundário.

Isso explica por que investidores que planejam vender antes do vencimento precisam acompanhar o cenário de juros.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...