Jump to content
  • 0

Cálculo de diferença entre ações

Lucas Ferro

Pergunta

Para se aposentar qual é a melhor opção? Não sei como mencionar então vou usar o termo "defassagem" para a diferença de cotação entre ações 3 e 4  a minha principal dúvida é sobre dividendos eu vê que algumas ações ON (exemplo da Gerdau) tem um DY maior que as ações do tipo preferências (PN), visando sempre o longo prazo acima de 10 anos eu quero me aposentar em 15 ou 20 anos (tenho 33 anos )  sobre qual é melhor? On ou PN agradeço a ajuda. 🙏🏼 Bom dia! 

Editado por Lucas Ferro
  • Brabo 3
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Lucas Ferro disse:

Não sei como mencionar então vou usar o termo defassagem como a diferença de cotação entre ações 3 e 4  a minha dúvida é sobre dividendos eu vê que algumas ações ON tem um DY maior que as ações preferências , visando sempre o longo prazo acima de 10 anos eu quero me aposentar em 15 ou 20 anos (tenho 33 anos ) fico sempre me romoendo na dúvida sobre qual é melhor, agradeço a ajuda. 🙏🏼 Bom dia! 

Bom dia!

Não entendi direito a dívida, mas na grande maioria das vezes as ações preferenciais pagam mais dividendos que as ordinárias.

Pode acontecer casos em que as duas paguem  iguais e a ação ordinária esteja mais barata o que torna o DY maior, caso da itub3.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
57 minutes ago, Lucas Ferro disse:

Não sei como mencionar então vou usar o termo defassagem como a diferença de cotação entre ações 3 e 4  a minha dúvida é sobre dividendos eu vê que algumas ações ON tem um DY maior que as ações preferências , visando sempre o longo prazo acima de 10 anos eu quero me aposentar em 15 ou 20 anos (tenho 33 anos ) fico sempre me romoendo na dúvida sobre qual é melhor, agradeço a ajuda. 🙏🏼 Bom dia! 

Cara, nessa análise eu me importaria mais com o TAG Along pra ser sincero.

Mas no caso da GGRB a 3 parece ser mais eficiente simplesmente por estar mais baratas e os dividendos serem distribuidos de uma forma parecida

image.png.7a990127c633bf1002bc6ab391b5b963.png

Então, meio que é o msm recebimento, com preços diferentes

Talvez ela seja uma queridinha dos que querem viver de renda e eles acabam optando pela preferêncial por alguma facilidade maior no recebimento de dividendos ou coisas desse tipo

Mas nesse Caso eu iria de ordinária, principalmente pelo TAG Along

Pelo visto tem algo parecido acontecendo na ITSA3 e 4, mas nele as ordinárias tão recebendo até mais 

image.png.34425779d7fc6672e960b72cf95e0f4a.png
image.png.74fb59f2d26b702f030bc51e1e26832e.png

image.png

Editado por Fabio Curvelano
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Lucas Ferro disse:

vou procurar outra ações como exemplo e volto aqui pra mostrar ... voltei e nesse caso da Gerdau é mais vantajoso escolher as ON GGBR3🤔

Screenshot_20250210_103832_Investidor10.jpg

Screenshot_20250210_103756_Investidor10.jpg

Aparentemente, a GGBR3 tá mais descontada o que torna o DY maior,mas pode ser devido a não ter uma liquidez diária tão alta, em torno de 682 mil.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Aparentemente, a GGBR3 tá mais descontada o que torna o DY maior,mas pode ser devido a não ter uma liquidez diária tão alta, em torno de 682 mil.

Eu andei pensando e a solução é no dia de aportar todos mês, eu devo analisar a melhor oportunidade, porque eu ia cair no hábito de só escolher "cegamente" ações preferências. 

Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Lucas Ferro disse:

Eu andei pensando e a solução é no dia de aportar todos mês, eu devo analisar a melhor oportunidade, porque eu ia cair no hábito de só escolher "cegamente" ações preferências. 

Mas, na grande maioria das vezes, para a gente Investidor sardinha que nunca terá uma posição de sócio relevante nas empresas, a ação preferencial será a melhor opção pensando em dividendos, em pouquíssimos casos a ordinária será mais vantajosa.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Lucas Ferro !

Na minha opinião, a escolha de um tipo de ação pensando em DY, aposentadoria, etc, não vai fazer muita diferença tanto por sermos pequenos investidores bem como pensando em longo prazo.

Como comentado pelos amigos, preocupe-se mais com o tag along e a liquidez do papel. Detalhes como preferência no pagamento de dividendos, direito a voto que seriam as diferença mais "relevantes" entre os papéis, não farão diferença na prática para nós.

E uma dica, eu particularmente não vejo muito sentido em carregar mais de um tipo de papel de uma mesma empresa na carteira. Ou seja, se escolheu investir na ação PN (por exemplo) de uma empresa, segue nela. É uma linha a menos pra lançar no IR bem como um registro a menos para lançar na parte de rendimentos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Fabio Curvelano disse:

Cara, nessa análise eu me importaria mais com o TAG Along pra ser sincero.

Mas no caso da GGRB a 3 parece ser mais eficiente simplesmente por estar mais baratas e os dividendos serem distribuidos de uma forma parecida

image.png.7a990127c633bf1002bc6ab391b5b963.png

Então, meio que é o msm recebimento, com preços diferentes

Talvez ela seja uma queridinha dos que querem viver de renda e eles acabam optando pela preferêncial por alguma facilidade maior no recebimento de dividendos ou coisas desse tipo

Mas nesse Caso eu iria de ordinária, principalmente pelo TAG Along

Pelo visto tem algo parecido acontecendo na ITSA3 e 4, mas nele as ordinárias tão recebendo até mais 

image.png.34425779d7fc6672e960b72cf95e0f4a.png
image.png.74fb59f2d26b702f030bc51e1e26832e.png

image.png

Sim, sempre levo em consideração o Tag Along na hora de colocar o ativo na carteira . Eu tava pensando que os ticket 3 e 4 vai se remanejando, pois hoje eu compro GGBR3 e ano que vem pode ser que as coisas mudem e eu tenha os dois tipos tantos Preferências quanto as ordinárias das empresas. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Lucas Ferro disse:

Sim, sempre levo em consideração o Tag Along na hora de colocar o ativo na carteira . Eu tava pensando que os ticket 3 e 4 vai se remanejando, pois hoje eu compro GGBR3 e ano que vem pode ser que as coisas mudem e eu tenha os dois tipos tantos Preferências quanto as ordinárias das empresas. 

Da uma olhada na Holding por trás

image.png.e844d054e0a2e29c6f7192c87482517c.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Lucas Ferro !

Na minha opinião, a escolha de um tipo de ação pensando em DY, aposentadoria, etc, não vai fazer muita diferença tanto por sermos pequenos investidores bem como pensando em longo prazo.

Como comentado pelos amigos, preocupe-se mais com o tag along e a liquidez do papel. Detalhes como preferência no pagamento de dividendos, direito a voto que seriam as diferença mais "relevantes" entre os papéis, não farão diferença na prática para nós.

E uma dica, eu particularmente não vejo muito sentido em carregar mais de um tipo de papel de uma mesma empresa na carteira. Ou seja, se escolheu investir na ação PN (por exemplo) de uma empresa, segue nela. É uma linha a menos pra lançar no IR bem como um registro a menos para lançar na parte de rendimentos.

Então depois de analisar dos indicadores e vê que a empresa é viável para estudar, eu passo a aportar todos os meses e depois deixaria de analisar o DY e só aportar em preferências .

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Lucas Ferro disse:

tem um DY maior que as ações do tipo preferências (PN)

DY é enganoso, esse percentual não faz de uma delas melhor ou pior. Apenas tem variação de preço. (indicadores ligados ao preço devem ser avalados com muito cuidado)

Um DY muito alto pode indicar que o preço da ação caiu significativamente

O preço da ação considerado para o cálculo do dividend yield (DY) geralmente é o preço da ação no momento da divulgação do dividendo (data do anúncio ou "declaration date") ou o preço na data de corte (ex-dividend date).

Veja o seguinte exemplo, a ação vale 100 reais e vai pagar 1 real de dividendos, na divulgação o DY é 1%, na hora de pagar o preço da ação pode ter subido ou caido:

• Se subir para 120 reais, o percentual pago representa 0,8% do preço atual da ação, mas o DY é 1%
  • Se cair para 80 reais, o percentual pago representa 1,25% do preço atual da ação, mas o DY é 1%
Editado por Ricardo O
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Lucas Ferro disse:

sobre qual é melhor? On ou PN

PN

Prioridade no recebimento de dividendos: Os acionistas PN têm prioridade no recebimento de dividendos, ou seja, eles costumam receber dividendos antes dos acionistas ON. Além disso, o valor do dividendo pago para PN pode ser maior, ou ter um mínimo garantido, dependendo da empresa.

Liquidez: As ações PN geralmente têm maior liquidez, pois muitas empresas preferem emitir mais ações preferenciais, o que facilita a negociação no mercado.

Editado por Ricardo O
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

Na realidade, se o Brasil não fosse esculhambado em tudo, deveria exigir que todas empresas que estão na bolsa fizessem parte do novo mercado e só tivessem um tipo de ação, a com o final 3 ordinária, fica com negócio de um monte de Ticker para mesma empresa.

Como se não fosse pouco ter ticker 3 e 4 o mercado ainda tinha a opção de 5 ou 6 . Exemplo da Copel ( CLPL 5 e 6) 😅

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ricardo O disse:

PN

Prioridade no recebimento de dividendos: Os acionistas PN têm prioridade no recebimento de dividendos, ou seja, eles costumam receber dividendos antes dos acionistas ON. Além disso, o valor do dividendo pago para PN pode ser maior, ou ter um mínimo garantido, dependendo da empresa.

Liquidez: As ações PN geralmente têm maior liquidez, pois muitas empresas preferem emitir mais ações preferenciais, o que facilita a negociação no mercado.

Eu me peguei na dúvida de um vídeo do Raul do "velho testamento" mencionou que os dividendos podem desacelerar os juros compostos e na fase de acumular patrimônio escolher empresas que não sejam necessariamente boas pagadores de dividendos . 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Lucas Ferro disse:

Eu me peguei na dúvida de um vídeo do Raul do "velho testamento" mencionou que os dividendos podem desacelerar os juros compostos e na fase de acumular patrimônio escolher empresas que não sejam necessariamente boas pagadores de dividendos . 

não deve escolher, na fase de crescimento de patrimônio, empresas que tiram do caixa para pagar dividendos, não ir pelo DY, pois as que nao pagam e reinvestem o dnheiro para crescer, no futuro podem pagar melhores dividendos.

Apenas na fase de viver de renda que deve focar em dividendos, aumentar FIIs, fazer a transição de RV-> RF

• Se voce tem uma padaria, que lucra 100k por ano
  • voce distribui o lucro, continua com uma padaria, proximo ano vai lucrar tal vez um pouco mais de 100k
  • se em lugar de distribuir você compra outra padaria, no proximo ano voce vai lucrar 200k
  • se nao distribuir e comprar mais duas padarias, no ano seguinte pode lucrar 400k
  • sacou...
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...