Guilherme Rigotti Postado 10 de Fevereiro Compartilhar Postado 10 de Fevereiro (edited) O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha. Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸 Editado 10 de Fevereiro por Guilherme Rigotti 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 10 de Fevereiro Compartilhar Postado 10 de Fevereiro 1 hour ago, Guilherme Rigotti disse: O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha. Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸 Boa noite, @Guilherme Rigotti ! Quando eu tocava guitarra (aliás, tentava né 😅) o canal do Cifra Club no youtube é muito bom. Tem exercícios práticos do mais simples aos mais avançados e muita aula com muitas músicas. Pegar uma musiquinha inclusive que você curta até anima mais pra aprender. Um dos meus afilhados de casório fazia aulinha particular. O cara aprendeu muito rápido também! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado 10 de Fevereiro Compartilhar Postado 10 de Fevereiro simples procura musica facil de tocar no violao vc vai achar uma caralhada de musica com 2 ou 3 acordes. foca em simplesmente conseguir trocar os dedos de modo satisfatorio, qdo tiver bacaninha pra fazer um cover, vc pega outra musica com os mesmos acordes fica nesse lenga lenga ate os dedos acostumarem dpois vai procurando outros acordes legiao urbana eh uma boa pra comecar exercicio de c* eh rola, mto chato, ja vai tocando 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado 10 de Fevereiro Compartilhar Postado 10 de Fevereiro eu comecei a procurar exercicios / tecnicas depois q ja conseguia tocar uma porrada de musica ahhh mas tem os vicios, foda-se, mtos artistas tocam tudo torto, quem sou eu ahuahu 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Theo Oliveira Fraga Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro Tem bastante material gratuito na internet. Como os amigos disseram, o Cifra Club é um ótimo ponto de partida, mas eu recomendo mesmo é fazer algumas aulas individuais nesse início. Não demora nada pra tu começares a ter alguma autonomia com os acordes básicos, essa orientação num primeiro momento pode te salvar de alguma tendinite ou machucado e é bem mais divertido tocar com outra pessoa. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Borin Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro Eu só não contribuo para o tópico pois as minhas skills de tocar violão são iguais as do chaves. 😅 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luiz Roberto Tim Amaral Varreto Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro Como vários citaram, há vários vídeos no YT que ensinam, tem o canal do Cifra Club, tem professores particulares (dá um Google aí pra sua cidade) e, se vc for evangélico (religioso, enfim...), pode conversar com o pessoal da sua igreja pra começar à fazer as aulinhas 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniele Vilela Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 15 horas atrás, Guilherme Rigotti disse: O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha. Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸 Tenho um violão em casa há mil anos e nunca aprendi (pq não me dediquei), tá aí uma ideia pra 2025 kkkkkk 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Isadora Dalvi Bergamini Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro Amigo, sou musicista profissional há mais de 10 anos e, apesar de ter muito material excelente na internet, sugiro fortemente você procurar um professor particular ou até aulas em grupo, pra iniciante costuma ser mais fácil de encontrar algo do tipo. Vai te ajudar a pegar a técnica de tirar som do instrumento na maneira certa e também vai ser uma oportunidade de aprender música de uma forma mais ampla! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 16 horas atrás, Guilherme Rigotti disse: O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha. Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸 toca todo dia religiosamente Tipo, só toca msm, não precisa se importar muito com o que não. Aí depois começa a aprender umas cifras e as notas Ai depois aprende o básico de teoria músical para poder tocar de forma mais livre. Tipo, eu sei que o tom de C tem C Dm Em F G Am Bdim Então se eu quiser brincar só por tocar posso tocar todos esses acordes Em etapas: 1 -> Toca todo dia 2 -> Aprende a ler cifras e os acordes 3 -> Aprende um pouco de teoria músical, principalmente tonalidade. Além disso sempre ouve o que você ta tocando o ouvido bom ajuda muito depois de um tempo 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Rigotti Postado 11 de Fevereiro Author Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 2 horas atrás, Daniele Vilela disse: Tenho um violão em casa há mil anos e nunca aprendi (pq não me dediquei), tá aí uma ideia pra 2025 kkkkkk Da pra criar um desafio aí hein 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro (edited) On 10/02/2025 at 19:37, Guilherme Rigotti disse: O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha. Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸 O lance é praticar e ter paciência. Eu não sou músico, mas amo tocar violão. É um dos meus hobby’s favoritos. O pouco que sei, aprendi sozinho. No início, eu comprava aquelas revistinhas com músicas e cifras simples, para aprender e depois, praticava. Adiciono ainda, pra você pensar, a ideia sobre o motivo de aprendizado: Você quer aprender como hobby ou de maneira mais profunda? Editado 11 de Fevereiro por Marco José Pereira 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 11 de Fevereiro Compartilhar Postado 11 de Fevereiro 22 horas atrás, Sergio Tanaka disse: eu comecei a procurar exercicios / tecnicas depois q ja conseguia tocar uma porrada de musica ahhh mas tem os vicios, foda-se, mtos artistas tocam tudo torto, quem sou eu ahuahu Simples assim, irmão kkkkkkkk Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diego Ribeiro Chaves Postado 12 de Fevereiro Compartilhar Postado 12 de Fevereiro On 10/02/2025 at 19:37, Guilherme Rigotti disse: O título já diz tudo: peguei um violão emprestado e mal sei tocar uma campainha. Alguém tem dicas para evoluir de um completo iniciante até um cantor amador digno de um bar decadente? 🎸 E aí cara blz? existem muitos canais no YT bom para aprendizagem do violão, eu sempre recomendo o do Sidmar Antunes, ele é bem didático, vc pode começar aprender acordes fáceis para mecanizar os movimentos, depois com a pratica recomendo aprender os nomes dos acordes, escala e campo harmonico (teoria é um saco mesmo) mas, tudo é disciplina, em uns dois meses vc ja ta fazendo um som legal. boa sorte! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 12 de Fevereiro Compartilhar Postado 12 de Fevereiro Meus amigos já responderam. É sair treinando mesmo, não tem segredo. Eu tocava em um jogo chamado Rocksmith. É tipo um Guitar Hero, mas você usa um instrumento real 😂 Me ajudou bastante. Vou deixar aqui a foto do violão que era do meu vô. O violão tem mais de 60 anos. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diego Ribeiro Chaves Postado 12 de Fevereiro Compartilhar Postado 12 de Fevereiro 2 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Meus amigos já responderam. É sair treinando mesmo, não tem segredo. Eu tocava em um jogo chamado Rocksmith. É tipo um Guitar Hero, mas você usa um instrumento real 😂 Me ajudou bastante. Vou deixar aqui a foto do violão que era do meu vô. O violão tem mais de 60 anos. joguei muito guitar hero e rock band 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 12 de Fevereiro Compartilhar Postado 12 de Fevereiro 8 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Meus amigos já responderam. É sair treinando mesmo, não tem segredo. Eu tocava em um jogo chamado Rocksmith. É tipo um Guitar Hero, mas você usa um instrumento real 😂 Me ajudou bastante. Vou deixar aqui a foto do violão que era do meu vô. O violão tem mais de 60 anos. isso custa mais que um kwid 0 (também, vale mto mais que um kwid zero) 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 12 de Fevereiro Compartilhar Postado 12 de Fevereiro 2 horas atrás, Fabio Curvelano disse: isso custa mais que um kwid 0 (também, vale mto mais que um kwid zero) Eu não troco nem por uma Porsche. O valor sentimental é muito forte 🥰 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado 12 de Fevereiro Compartilhar Postado 12 de Fevereiro 10 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Meus amigos já responderam. É sair treinando mesmo, não tem segredo. Eu tocava em um jogo chamado Rocksmith. É tipo um Guitar Hero, mas você usa um instrumento real 😂 Me ajudou bastante. Vou deixar aqui a foto do violão que era do meu vô. O violão tem mais de 60 anos. eu jogo rocksmith ate hj ainda sou bem torto, mas consigo fazer bastante coisa porem apesar de tocar a mais de ano ja, eu ate hj nao decorei os nomes das notas e mto menos dos acordes so sei q E eh mi, D eh re e C eh sol as outras ate hj nao decorei nao sei nem a ordem das notas na hora de afinar mas foda-se, eu so quero tocar metal ahuahua eh puramente diversao 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Lucas Cavalcanti Coelho Postado 12 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 12 de Fevereiro (edited) Como professor de música, lhe digo que o caminho não é simples, e lhe digo o porquê. Como passamos a vida inteira ouvindo músicas, criamos uma percepção sobre o que é um bom cantor, uma boa banda, um bom som de violão, mesmo que isto seja advindo de uma grande ignorância musical, e aqui eu desconsidero o gosto particular de cada um. Quando se é criança, é fácil aprender porque a criança não liga pro som feio que está saindo do instrumento. Já o adulto, se frustra porque ele não consegue tirar um som agradável no começo do seu estudo. O dedo dobra, não aperta com a força certa cada casa, e por conta disso, você acha que aquilo não é para você. Mas lembre-se que assim como tudo na vida, o começo quase sempre é uma merda. Sobre o estudo: Memorize as cifras: C = Dó D = Ré E = Mi F = Fá G = Sol A = Lá B = Si Depois, memorize e repita insistentemente todos os acordes maiores e menores (acordes com um 'm' minúsculo): C e Cm -> D e Dm -> E e Em - F e Fm - G e Gm - A e Am - B e Bm Quando conseguir ter ao menos uma ideia de como montar esses acordes, eu recomendo que pratique os quadradinhos: G - D - Em - C (comece por esse, que é o mais fácil) C - G - Am - F D - A - Bm - G Como você terá dificuldade com os acordes com pestana, principalmente o F, busque a forma de F7M para facilitar o seu aprendizado! Tudo que eu souber eu ensino, só perguntar e me marcar aqui que vou atualizando. Editado 12 de Fevereiro por Lucas Cavalcanti Coelho 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts