Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite amigos!!

No caso da Itaúsa, divulgado ontem, o que justifica distribuírem 8 bilhões em proventos e fazer um aumento de capital de 1 bilhão, com a emissão de quase 150 milhões de novas cotas?

Não seria melhor distribuírem 7 bilhões e não fazerem a nova emissão?

Seria para atingir o payout mínimo acordado? Ou para aumentar a liquidez das ações?

Há vantagem para os cotistas minoritários?

Obrigado

• Brabo 2

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá Ricardo! Boa noite.

Fui dar uma olhada rápida no site do RI da Itaúsa e encontrei a seguinte justificativa: "O aumento de capital se justifica pela intenção da administração de reforçar o caixa e ampliar o nível de liquidez da Companhia."

50 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Eu particularmente não gosto desse tipo de medida, pois pode diluir os acionistas minoritários caso não faça a subscrição.

Você pode ler mais sobre no site do RI, ok?

Espero que isso tenha respondido as suas dúvidas. Abraços 🤗

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá Ricardo! Boa noite.

Fui dar uma olhada rápida no site do RI da Itaúsa e encontrei a seguinte justificativa: "O aumento de capital se justifica pela intenção da administração de reforçar o caixa e ampliar o nível de liquidez da Companhia."

Eu particularmente não gosto desse tipo de medida, pois pode diluir os acionistas minoritários caso não faça a subscrição.

Você pode ler mais sobre no site do RI, ok?

Espero que isso tenha respondido as suas dúvidas. Abraços 🤗

Obrigado pelo retorno Felipe.

Eu havia visto essa justificativa, mas foi justamente ela que me trouxe a dúvida, se não seria mais interessante distribuir 7bi, em vez de 8bi e a captação de 1bi para “reforçar o caixa”…

Concordo com o ponto negativo para os minoritários de serem diluídos. Daí outra dúvida: a emissão de novas cotas será aberta a todos os cotistas?

• Brabo 2
  • 0
Postado
9 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

se não seria mais interessante distribuir 7bi, em vez de 8bi e a captação de 1bi para “reforçar o caixa”…

Se eles reduzissem a distribuíção de proventos, provavelmente diminuiria a atratividade para os investidores, o que traria uma imagem negavita para a empresa.

15 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

a emissão de novas cotas será aberta a todos os cotistas?

Sim, todos os acionistas terão direito de preferência na subscrição das novas ações, na proporção de 1,3766678% sobre as ações que possuírem, conforme descrito no arquivo.

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 11/02/2025 at 23:20, Ricardo Tuller Mendes disse:

Boa noite amigos!!

No caso da Itaúsa, divulgado ontem, o que justifica distribuírem 8 bilhões em proventos e fazer um aumento de capital de 1 bilhão, com a emissão de quase 150 milhões de novas cotas?

Não seria melhor distribuírem 7 bilhões e não fazerem a nova emissão?

Seria para atingir o payout mínimo acordado? Ou para aumentar a liquidez das ações?

Obrigado

Pessoal, encontrei outras duas justificativas interessantes para esse aumento de capital:

1. Melhorar a liquidez do ativo e facilitar financiamentos: Com um capital social maior, a empresa consegue melhores condições de crédito.

2. Reforço de caixa e aquisições: A Itaúsa pode usar os recursos para expandir seus investimentos.

O primeiro ponto talvez seja o principal, pois o segundo, ela deixar de distribuir 1bi dos 8bi que distribuirá de proventos e não fazer a subscrição resolveria..

• Brabo 1
  • 0
Postado

Itaúsa é uma empresa que sempre tende a custa 9 reais, parece loucura, mas todas as vezes que sobe eles fazem algo pra reduzir o valor da ação, foi a primeira ação que eu comprei e até ganhar a primeira bonificação eu detestava. Menino novo, não sabia nada e nunca tinha imaginado que iriam me dar ações. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
46 minutes ago, Ícaro Rocha De Almeida disse:

Sabem como comprar ações nessa nova emissão dentro da AUVP/BTG? Eu recebi o email da B3 me falando que tenho direito, mas não aparece nada no app BTG em Renda Variável -> Subscrições.

Oi Ícaro,

Desculpe-me pela pergunta, mas suas ações da ITSA4 estão no BeeTeeGee?

Pergunto porque um outro colega disse que não estava lá, e não estava mesmo, pois ele tinha conta em outra corretora rsrsrs.

Para mim apareceu certinho no app "Investimentos" --> "Renda Variável" --> "Subscrição" (como você havia indicado).

Boa sorte!

• 0
Postado
2 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Ícaro,

Desculpe-me pela pergunta, mas suas ações da ITSA4 estão no BeeTeeGee?

Pergunto porque um outro colega disse que não estava lá, e não estava mesmo, pois ele tinha conta em outra corretora rsrsrs.

Para mim apareceu certinho no app "Investimentos" --> "Renda Variável" --> "Subscrição" (como você havia indicado).

Boa sorte!

Sim, minhas ações estão lá, mas eram apenas 50 na data de 17/02/2025. E estas vieram de quando ainda era AUVP/Órama.

(Uma outra dúvida. Por que algumas pessoas não falam o nome de corretoras aqui? Nem a  que está relacionada com a AUVP, que é o BTG?)

• Brabo 1
  • 0
Postado
12 horas atrás, Ícaro Rocha De Almeida disse:

Sim, minhas ações estão lá, mas eram apenas 50 na data de 17/02/2025. E estas vieram de quando ainda era AUVP/Órama.

(Uma outra dúvida. Por que algumas pessoas não falam o nome de corretoras aqui? Nem a  que está relacionada com a AUVP, que é o BTG?)

Oi Ícaro,

Talvez, pela data de corte e pela quantidade, você não tenha direito à subscrição. Mas estou falando do meu achismo, hehehe - seria necessário analisar o fato relevante.

Em relação ao nome das corretoras, existe uma moderação, então determinadas palavras são automaticamente bloqueadas - dentre elas o nome do banco vinculado à escola! 😆

Espero ter ajudado!

• 0
Postado
8 minutes ago, Matheus P S disse:

Oi Ícaro,

Talvez, pela data de corte e pela quantidade, você não tenha direito à subscrição. Mas estou falando do meu achismo, hehehe - seria necessário analisar o fato relevante.

Em relação ao nome das corretoras, existe uma moderação, então determinadas palavras são automaticamente bloqueadas - dentre elas o nome do banco vinculado à escola! 😆

Espero ter ajudado!

Para subscrever uma ação, precisaria ter pelo menos 73 ações da Itaúsa na data de corte. Quem tem menos que isso, acho que vai receber a proporção em dinheiro.

• Brabo 1
  • Criar novo...