Jump to content
  • 0

Dúvida sobre aportes

Pergunta

Bom dia pessoal, gostaria da opinião de vocês. Me programei pra começar a diversificar minha carteira no exterior assim atingisse os 100k investidos no Brasil. Consegui alcançar o objetivo no fim do ano passado e em janeiro abri minha conta investimento internacional. O problema é que estou vendo ações e Fiis descontados enquanto cripto e ações no exterior próximo ou batendo as máximas, mas quando coloco o valor do meu aporte ele sempre joga pra eu alocar no exterior e em cripto (já que eu não tinha nada) e provavelmente seguirá assim por um bom tempo até atingir o balanceamento programado. 
A duvida é, continuo rebalanceando no exterior ou espero um pouco mais e aproveito as oportunidades aqui? Ou reduzo minha porcentagem no exterior? 
gostaria da opinião de vocês 

Atualmente meu objetivo seria (de acordo com o PIAR)

25% nacionais, 10% ações internacionais, 15% Fii, 5% Reits, 10% renda fixa exterior, 25% renda fixa Brasil, 10% reserva de valor (ouro e cripto) 

Editado por Rodrigo Batista Segovia Da Silveira
  • Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hora atrás, Rodrigo Batista Segovia Da Silveira disse:

Bom dia pessoal, gostaria da opinião de vocês. Me programei pra começar a diversificar minha carteira no exterior assim atingisse os 100k investidos no Brasil. Consegui alcançar o objetivo no fim do ano passado e em janeiro abri minha conta investimento internacional. O problema é que estou vendo ações e Fiis descontados enquanto cripto e ações no exterior próximo ou batendo as máximas, mas quando coloco o valor do meu aporte ele sempre joga pra eu alocar no exterior e em cripto (já que eu não tinha nada) e provavelmente seguirá assim por um bom tempo até atingir o balanceamento programado. 
A duvida é, continuo rebalanceando no exterior ou espero um pouco mais e aproveito as oportunidades aqui? Ou reduzo minha porcentagem no exterior? 
gostaria da opinião de vocês 

Atualmente meu objetivo seria (de acordo com o PIAR)

25% nacionais, 10% ações internacionais, 15% Fii, 5% Reits, 10% renda fixa exterior, 25% renda fixa Brasil, 10% reserva de valor (ouro e cripto) 

@Rodrigo Batista Segovia Da Silveira vão ter as pessoas que vão indicar cegamente o diagrama neste momento e vão ter as que nao.

Vamos a  alguns pontos:

- Oportunidades - existe um viés geral em todos nós em acharmos oportunidades do dia, da semana do mes. OK!

Se eu aporte neste mês representar uns 12 meses de aporte, até concordo que valeria a pena aproveitar a tal "oportunidade"

Se for seu aporte regular, e você quer seguir a estratégia que você mesmo definiu no seu diagrama, não vejo tanta diferença assim, afinal numa carteira onde voce vai aportar 20 a 25 anos, são cerca de quase 300 aportes (estamos falando de um aporte que representa cerca de 0,33% do total de seus aportes regulares (pensando na vida da carteira ate voce viver de renda)

Para reforçar o argumento, os ativos que você pode achar caro hoje, pode ficar ainda mais caros.

Logo Temos:

- Seguir Diagrama + Ficar de olho Oportunidades - se sua carteira estiver balanceada, o diagrama fará isso naturalmente . Caso sua carteira ja esteja desbalanceada (aqui acho que cabe sim uma decisão pessoal, eu mesmo fiz isso e ainda faço muitas vezes, porem com aportes relevantes - quando o aporte representa varios meses numa tacada só)

- Não seguir o Diagrama para aproveitar oportunidades apenas - pode gerar um vicio na sua forma de aportar, e naturalmente isso vai se mecanizar (e aqui confesso por experiencia propria, eu decidi  aportar em Internacional somente apos bater 1MI, e so agora com 1,3MI que iniciei, e estou amargando um dolar mais caro, mas eu memso burlei minha decisão e agora quero parar de pecar). O que fiz, mantendo uma parte do aporte internacional constante (o diagrama vai pedir mesmo que o dolar custa 10 reais - mas vou dosando com outro ativos)

Não tem certo ou errado, o que devemos tomar cuidado é a toda hora achar que estamos perdendo a oportunidade da vida, vide o monte de gente que correu comprar cripto a 100 mil USD e agora esta ai se borrando pq ele empacou nesta casa de 95 a 100 mil....

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Olá Rodrigo,

Ao meu ver, não existe uma resposta certa para esta pergunta, mas o que eu faria, considerando que o plano sempre foi juntar 100k no BR e depois seguir com aportes no exterior, é fazer isso. Sóma-se a atual taxa de cambio, pode ser um um bom momento para investir no exterior.

Quanto ao diagrama, sugiro zerar a posição de cripto até vc atingir a quantia de patrimônio que deseja, ai vai parar de sugerir aportar em cripto. No futuro vc ajusta da forma que entender melhor. 

Em suma, siga o plano. Espero ter ajudado. kkkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Bom dia!

Você já estruturou bem sua estratégia e está seguindo o PIAR, o que é ótimo porque mantém um racional sólido por trás dos seus investimentos.
A dúvida que você trouxe faz total sentido: seguir o balanceamento planejado ou aproveitar as oportunidades momentâneas?

Vou dar minha opinião que é o que estou seguindo
A Regra do Balanceamento Importa
O balanceamento não é sobre tentar acertar o mercado, mas sim sobre manter uma estratégia coerente a longo prazo. 
Como você mesmo disse, o seu aporte está sendo direcionado para o exterior e cripto porque você ainda não atingiu a proporção ideal dessa fatia na sua carteira. E faz sentido que continue assim por um tempo. Se você alterar isso agora, estará fugindo do plano e começando a tomar decisões com viés emocional.

Oportunidade no Brasil?
Sim, temos ativos descontados no Brasil (ações e FIIs), mas isso não significa que você deva abandonar seu plano de alocação. 
Se sua carteira ainda não está balanceada conforme sua estratégia original, talvez valha mais a pena continuar seguindo o que foi planejado e não mudar a rota por conta das oscilações momentâneas.

Se ações brasileiras estão descontadas, você pode focar seus aportes nessa classe dentro da sua fatia de 25% nacionais.
O mesmo vale para os FIIs dentro dos 15%.
Sem necessariamente aumentar o percentual total dessas classes.
Isso mantém a disciplina da carteira, mas permite aproveitar oportunidades pontuais.

Seu plano envolve investir a longo prazo, então o foco deve ser seguir as regras do próprio plano e não tentar cronometrar o mercado. 
Uma carteira diversificada e balanceada já prevê momentos em que um setor estará caro e outro barato. 
Se você sempre seguir o PIAR e mantiver as regras do Diagrama do Cerrado, ao longo do tempo você vai pegar as melhores oportunidades naturalmente.

No final das contas, seguir o plano sempre será melhor do que tentar antecipar movimentos do mercado. O importante é manter a racionalidade e evitar tomar decisões emocionais.... eu tento fazer isso 

Abraços !

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...