Jump to content
  • 0

FII _ SCL Muito Atingos! O que fazer com eles.

Herbert Gobbi

Pergunta

Como Vocês estão meus caros colegas, tudo bem?

ENTÃO VAMO LÁ
Meu Amigo me procurou pedindo ajuda, e não estou sendo capaz de responder precisamente a ele.
A Mãe desse meu amigo após o falecimento de seu Esposo (Saudoso Paulão) herdou 150 cotas de um fundo do Shopping Center Lapa.
Estava "caindo" um dinheiro na conta, ate ai tudo bem. Como é sabido o Mercado , Economia está bem estranha e deixou de "cair" esse dinheiro eis que. Chega uma carta do condomínio.

" Prezados condôminos!

Os detentores da participação majoritária das cotas do Condomínio Shopping Center Lapa, decidiram aderir a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) a ser listado em Bolsa (B3), objetivando (i) investimentos necessários ao empreendimento, (ii) eficiência tributária, (ii) liquidez e (iv) melhorias na governança e no desempenho do empreendimento.

Há a possibilidade dos cotistas minoritários em acompanhar o movimento aderindo ao Fundo. O valuation considerado para 100% do ativo está em R$ 65.900.000 (ou seja, R$ 1.013,84/cota) com comissionamento para o intermediário de 6%, ou seja, com a integralização líquida no valor de R$ 953,01/cota.

A adesão não é obrigatória, ou seja, quem não aderir será "sócio" do Fundo de Investimento Imobiliário que deterá a participação majoritária do empreendimento.

Importante destacar que como está previsto investimentos pelo Fundo, aqueles que não aderirem, deverão realizar os aportes de capital chamados pelo condomínio. Pelo FII o capital de novos investidores será alocado para esses investimentos, não sendo necessário aporte dos cotistas do condomínio que aderiram ao FII.

O prazo final para demonstração de interesse é 25/02/2025 e quem tiver interesse em maiores informações ou na adesão, entrar em contato com o xxxx para próximos passos: (11)00000-0000 ou xxxx@mpre.com.br.

CONDOMÍNIO SHOPPING CENTER LAPA"

Ela esta  preocupada em não aceitar em comprar mais cotas e se tornar sócia e ter que arcar com dividas .
Respondi que não ! Mas gostaria da opinião dos colegas.
Valeu Forte Abraço.

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 12/02/2025 at 09:55, Herbert Gobbi disse:

ENTÃO VAMO LÁ
Meu Amigo me procurou pedindo ajuda, e não estou sendo capaz de responder precisamente a ele.
A Mãe desse meu amigo após o falecimento de seu Esposo (Saudoso Paulão) herdou 150 cotas de um fundo do Shopping Center Lapa.
Estava "caindo" um dinheiro na conta, ate ai tudo bem. Como é sabido o Mercado , Economia está bem estranha e deixou de "cair" esse dinheiro eis que. Chega uma carta do condomínio.

" Prezados condôminos!

Os detentores da participação majoritária das cotas do Condomínio Shopping Center Lapa, decidiram aderir a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) a ser listado em Bolsa (B3), objetivando (i) investimentos necessários ao empreendimento, (ii) eficiência tributária, (ii) liquidez e (iv) melhorias na governança e no desempenho do empreendimento.

Há a possibilidade dos cotistas minoritários em acompanhar o movimento aderindo ao Fundo. O valuation considerado para 100% do ativo está em R$ 65.900.000 (ou seja, R$ 1.013,84/cota) com comissionamento para o intermediário de 6%, ou seja, com a integralização líquida no valor de R$ 953,01/cota.

A adesão não é obrigatória, ou seja, quem não aderir será "sócio" do Fundo de Investimento Imobiliário que deterá a participação majoritária do empreendimento.

Importante destacar que como está previsto investimentos pelo Fundo, aqueles que não aderirem, deverão realizar os aportes de capital chamados pelo condomínio. Pelo FII o capital de novos investidores será alocado para esses investimentos, não sendo necessário aporte dos cotistas do condomínio que aderiram ao FII.

O prazo final para demonstração de interesse é 25/02/2025 e quem tiver interesse em maiores informações ou na adesão, entrar em contato com o xxxx para próximos passos: (11)00000-0000 ou xxxx@mpre.com.br.

Ela esta  preocupada em não aceitar em comprar mais cotas e se tornar sócia e ter que arcar com dividas .
Valeu Forte Abraço.

@Herbert Gobbi pelo que entendi do relato e da comunicação, este é um Fundo fechado e a mãe do seu amigo é cotista. Precisaria verificar no Estatuto do Fundo quais são as obrigações e direitos que ela tem. Entendo ainda que se ela aderir ao "programa" ela passa a ter cotas do FII que será negociado em Bolsa e passa a ser uma investidora "normal" igual se comprasse um MALL11 da vida, sem precisar desembolsar dinheiro. Acontece que seria um FII de único imóvel e pode ser que o Mercado ache OK a mudança, e a cotação vai subindo, ou pode não achar ok e a cotação pode cair. Não tem muito como saber.

Pelos valores são 65mil cotas distribuídas entre os cotistas atuais. Você sabe quantos cotistas são? Houve assembleia sobre a decisão? Quem será o Gestor e o Administrador do FII? Se ela aderir, realmente ela não vai precisar colocar dinheiro para converter a posição dela de 150 cotas atuais em cotas de FIIs negociados na B3? 

O ideal seria buscar oi auxílio de um Advogado que conheça deste tipo de operação e analisar quais as reais obrigações e direitos se não aderir e se aderir.

Se conseguirem mais informações, volte para contar, pois é uma movimentação interessante.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
On 12/02/2025 at 09:55, Herbert Gobbi disse:

ENTÃO VAMO LÁ

" Prezados condôminos!

Valeu Forte Abraço.

Parece que todo mundo vai "ser aderido" automaticamente, e quem não quiser tem que se manifestar

Quem aderir não vai pagar nada, quem não aderir vai ter que pagar? tudo indica uma tendencia para não resistir ao aderimento

Não tendo mais detalhes do shopping, localização, inadimplência, etc, por ser fechado e começar a ser negociado em bolsa só agora, ele seria considerado um FII muito arriscado (para ser avaliado ou para novos investidores)

Mas como ela já tem as cotas, já ta dentro do barco, acho que já ta navegando (ou afundando) junto, não vai fazer muita diferença sair agora, teria que ter acompanhado antes e saído em quanto tava "em alta"

Dito isso, agora eu não resistiria ao aderimento, após estar na bolsa, venderia tudo ou uma boa parte (total da uns R$ 135k) e faria aportes em outros fundos

Vai ter IR, vai, IOF também, não sei o preço de compra, para calcular o "lucro", se for pouco ou nada, pode vender logo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...