Jump to content
  • 0

Quero comprar um carro novo

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá, tenho 25 anos e atualmente tenho R$ 200k "guardados" em um CDB de liquidez imediata.

Esse valor é fruto do meu trabalho e da venda de dois veículos que eu possuía: uma moto de R$ 45k e um carro de R$ 80k. Ambos foram comprados com muito esforço, ao longo de anos de dedicação.

No ano passado, vendi os veículos e adquiri um carro de R$ 33k para o dia a dia, com o objetivo de reduzir custos e focar mais nos investimentos. Tive uma média de R$ 15k por mês e consegui poupar uma boa parte. No final do ano, estava bastante próximo de comprar um carro de R$ 160k, mas por sorte acabei desistindo. Poucos dias depois, fui demitido por justa causa da empresa em que trabalhava devido a um conflito de interesse, já que tenho um negócio no mesmo ramo. No entanto, fiquei aliviado nos meses seguintes, pois estava com uma boa reserva financeira e com uma previsão de receita sólida para 2025.

Agora, em fevereiro, a vontade de comprar um carro voltou com força. Me sinto um pouco infeliz por não estar fazendo algo que realmente gosto, como ter um carro legal para me divertir. Ao mesmo tempo, penso no meu objetivo de viver de renda e me pergunto se devo continuar economizando, ou aproveitar agora a oportunidade de realizar esse desejo de ter um carro esportivo. O problema é que o que eu gosto (carros) acaba sendo bem caro.

Atualmente, não tenho casa própria e moro de aluguel. Para 2025, minha previsão de receita é de R$ 250k, e gostaria de conseguir guardar ao menos R$ 160k.

Estou neste dilema: devo comprar o carro e me permitir ser feliz no momento, ou focar nos investimentos para alcançar um sucesso maior no futuro?

Alguém tem algum conselho?

Link para compartilhar

• Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

Olá, tenho 25 anos e atualmente tenho R$ 200k "guardados" em um CDB de liquidez imediata.

Esse valor é fruto do meu trabalho e da venda de dois veículos que eu possuía: uma moto de R$ 45k e um carro de R$ 80k. Ambos foram comprados com muito esforço, ao longo de anos de dedicação.

No ano passado, vendi os veículos e adquiri um carro de R$ 33k para o dia a dia, com o objetivo de reduzir custos e focar mais nos investimentos. Tive uma média de R$ 15k por mês e consegui poupar uma boa parte. No final do ano, estava bastante próximo de comprar um carro de R$ 160k, mas por sorte acabei desistindo. Poucos dias depois, fui demitido por justa causa da empresa em que trabalhava devido a um conflito de interesse, já que tenho um negócio no mesmo ramo. No entanto, fiquei aliviado nos meses seguintes, pois estava com uma boa reserva financeira e com uma previsão de receita sólida para 2025.

Agora, em fevereiro, a vontade de comprar um carro voltou com força. Me sinto um pouco infeliz por não estar fazendo algo que realmente gosto, como ter um carro legal para me divertir. Ao mesmo tempo, penso no meu objetivo de viver de renda e me pergunto se devo continuar economizando, ou aproveitar agora a oportunidade de realizar esse desejo de ter um carro esportivo. O problema é que o que eu gosto (carros) acaba sendo bem caro.

Atualmente, não tenho casa própria e moro de aluguel. Para 2025, minha previsão de receita é de R$ 250k, e gostaria de conseguir guardar ao menos R$ 160k.

Estou neste dilema: devo comprar o carro e me permitir ser feliz no momento, ou focar nos investimentos para alcançar um sucesso maior no futuro?

Anônimo, na minha humilde opinião comprar um carro caro agora é uma decisão péssima.

Você vai se descapitalizar, vai atrasar e muito seu objetivo de viver de renda, vai correr o risco de ficar sem dinheiro inclusive para sustento de um prazer, tudo apenas pela antecipação de um sonho, de sanar uma vontade de imediato?

Não acho que faz sentido algum.

Link para compartilhar

• 0
On 12/02/2025 at 12:05, Convidado Anônimo disse:

Bom dia Anônimo!!

Minha opinião sobre o tema de carro.

É um passivo que pode ser "menos caro". Se um carro de 33k te leva e trás da mesma forma que um de 200k, e você quer apenas por Ego, reveja as aulas inicias do módulo 1, aulas 1, 2, 3, 4 e 5. 

Vai antecipar um desejo e atrapalhar a curva dos juros compostos. Mas pelo seu texto, me parece que não veio para pedir conselhos sobre o que fazer e sim para justificar o desejo e se convencer que deve comprar o carro.

Pense, reflita a real necessidade deste passivo na sua vida e tome uma boa decisão, afinal de contas a vida é sua.

Editado por Fabio Alves Joia
Link para compartilhar

• 0

Vc ja sabe o que o povo daqui vai reponder neh. Mas vamos lá.

É uma péssima ideia neh, mas cada uma sabe a importancia do seu sonho.

Na sua idade quer beber e comer gente e ta tudo bem, mas isso vai adiar sua independencia finaceira.

Com esse seu ganho mensal, daqui 5 anos vc vai estar muito bem financeiramente. Vai poder viver bem o que vc quer viver mais ou menos hj. Mas como falei, cada um sabe a importancia do seu sonho.

Link para compartilhar

• 0
On 12/02/2025 at 12:05, Convidado Anônimo disse:

• 25 anos
  • 200k
  • sem gastos

vontade de estragar tudo e começar do zero?

ta novo para comprar uma casa, mas poderia ser um fim melhor para seu suado dinheiro, um financiamento imobiliário, ainda deve ter um F G T S aí para acrescentar. Não esta na melhor taxa de juros, mas imóvel vai corrigir.

antecipar sonhos custa caro

• do jeito que esta indo, pode ter um 1M antes dos 30
  • se comprar o carro, nao vai chegar em um milhao antes dos 40.
Editado por Ricardo O
Link para compartilhar

• 0

Acho que todo mundo ai por cima já mandou a real!

Essa relação do brasileiro com carro faz o pêndulo das decisões financeiras balançar bastante.

Também concordo que não deva ser a decisão de momento mas procure algum hobby ou outra fonte que caiba dentro da sua previsão de confortos/metas, seja uma "lasanha" mais antiga para vc mesmo trabalhar em microprojetos DIY ou ainda alguma coisa pontual (participar de track day, alguma viagem pra gringa pra alugar/conhecer outros carros etc);

Foca que essa grana em algum tempo vai te proporcionar outras melhores escolhas sem afetar sua capacidade financeira, especialmente considerando o volume de lançamentos e tecnologias previstas nos próximos anos.

Link para compartilhar

• Criar novo...