Jump to content
  • 0

Prazo CDB

Dimitri Oliveira E Silva

Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 horas atrás, Dimitri Oliveira E Silva disse:

Olá, boa tarde. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre prazos de CDB. Supondo que encontre CDB com taxas prefixadas de 18% teriam preferência por prazos entre 2-3 anos ou entre 5-6 anos?

Boa noite, @Dimitri Oliveira E Silva.

Não existe certo ou errado, como colocou @Eddy Paulini, mas um título que se encaixa na sua estratégia e na forma como você vê as oportunidades de mercado. 

Ponuando só que é sempre importante escolher títulos que tenham vencimentos maiores que 721 dias, por conta do imposto de renda.

Agora, colocando a minha estratégia, eu escolho sempre travar rentabilidades altas pelos prazos mais logos disponíveis. Considero o risco sendo compensado pela rentabilidade. Mas, claro, isso se aplica a como eu vejo e meu momento hoje. 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Dimitri Oliveira E Silva,

Complementando o @Eddy Paulini e @Alikaelli Porciuncula, não tem mesmo certo ou errado e acho que além dos riscos envolvidos, tem outros fatores a considerar, tais como quando você precisa da grana.

Eu já tenho 66 anos de idade e para mim, 3 anos é "meia eternidade" e 4 anos a "eternidade inteira", por conta de quando começo a precisar da grana.  Dito isso, como eu faço é montar uma escada de vencimentos de RF ao longo do tempo.

Recentemente, tem CDBs com alta rentabilidade prefixada, de 17% a 18% para prazos de 2 a 4 anos.  Dos meus aportes novos em RF, eu divido em 3 partes, para 1 ano, 2 anos e 3 anos.  A grana que já está investida, quando vence, eu sempre invisto por prazo mais longo, pegando melhores taxas.  Dessa forma, o fluxo de caixa de CDBs vencendo começa a se intensificar e isso vai ser bom quando eu começar a precisar da grana para viver, já que praticamente todo mês tem um CDB vencendo.  Comecei a fazer isso há uns 3 anos, mas hoje o prazo médio das minhas RFs está entre 2 e 3 anos.

À medida que o tempo vai passando eu observo o quanto tem vencendo em 45, 90, 180, 270, 360, 540, 720,800, 1080 e mais de 1080 dias e aporto para que tenha sempre uma graninha vencendo a cada mês a partir de daqui a uns 2 anos.

Espero que isso lhe ajude!

Obrigado @Eddy Paulini @Alikaelli Porciuncula@William Redig já que eu não tenho urgência acho que tá valendo a pena pegar prazos maiores com essa rentabilidade mais alta. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Estou aprendendo também, mas vou deixar minha contribuição aqui.

No Brasil, onde até o passado é incerto (como diz o Raul), fixar uma rentabilidade tem suas vantagens e desvantagens. Um CDB prefixado a 18% pode parecer atrativo hoje, mas é importante considerar o cenário futuro.

Se a Selic, que hoje está em 13,25% a.a., disparar nos próximos anos, os investimentos atrelados à taxa flutuante oferecerão rendimentos maiores. Enquanto isso, seu CDB prefixado continuará rendendo os mesmos 18%, tornando ele menos vantajoso e desvalorizado no mercado secundário.

Ou seja, optar por prazos mais longos nesse tipo de título pode ser arriscado caso haja um aumento inesperado da taxa de juros. Mas ainda assim é só uma hipótese 😄. Me corrigam caso tiver falado alguma coisa errada

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Acho que já ficou claro que a resposta é: depende 😂

Mas de fato é isso mesmo, não tem como adivinhar tudo o tempo todo e também tem que ver a sua idade, estratégia e apetite ao risco. Em geral, prefixados são um pouco mais arriscados de pegar prazos mais longos porque a Inflação pode disparar e ele não vai acompanhar. Eu acho 18% muita coisa e não vejo a Inflação alcançando (esperamos que não), mas bem como @Rafael Pittarello citou a frase "até o passado é incerto" que Raul fala várias vezes 

Em geral, títulos assim pego na faixa de 3 anos e deixo IPCA+ ou CDI para prazos mais longos

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Vale a pena dar uma olhada nos de 135% do CDI que tem também... pode ser uma opção... pois como teoricamente a selic ainda vai pra 14-15 antes de voltar... pensando que o copom se reune a cada 45 dias... e normalmente as variações não são tão bruscas quanto estas de 1%... da pra pensar que 135% vai ser algo como

135% em 13,15% = 17,75% (atual)

135% em 14,15% =  19,10% (logo mais)

135% em 15% = 20,25% (talvez)

... depois disso pode ser que desça... não sei o ritmo nem quanto... mas parece bom também para algo de 2 anos.

e para quem tem mais receio da inflação, tem os IPCA+10,50%

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Dimitri Oliveira E Silva disse:

Obrigado @Eddy Paulini @Alikaelli Porciuncula@William Redig já que eu não tenho urgência acho que tá valendo a pena pegar prazos maiores com essa rentabilidade mais alta. 

Oi @Dimitri Oliveira E Silva,

Considere também o que o @Marcelo R menciona.  A escadinha que eu mencionei também serve para diversificar no tipo de RF.  Certamente 135% do CDI ou inflação+10,5% são taxas igualmente excelentes.  As de CDI para prazos menores que 3 anos e as de IPCA+ para prazos mais longos.  Essa diversificação pode reduzir um pouco a rentabilidade, mas reduz também bastante o risco.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Rafael Pittarello disse:

Estou aprendendo também, mas vou deixar minha contribuição aqui.

No Brasil, onde até o passado é incerto (como diz o Raul), fixar uma rentabilidade tem suas vantagens e desvantagens. Um CDB prefixado a 18% pode parecer atrativo hoje, mas é importante considerar o cenário futuro.

Se a Selic, que hoje está em 13,25% a.a., disparar nos próximos anos, os investimentos atrelados à taxa flutuante oferecerão rendimentos maiores. Enquanto isso, seu CDB prefixado continuará rendendo os mesmos 18%, tornando ele menos vantajoso e desvalorizado no mercado secundário.

Ou seja, optar por prazos mais longos nesse tipo de título pode ser arriscado caso haja um aumento inesperado da taxa de juros. Mas ainda assim é só uma hipótese 😄. Me corrigam caso tiver falado alguma coisa errada

Boa noite, @Rafael Pittarello !

Seu raciocínio tem fundamento sim. Mas eu gostaria de fazer um adendo.

Acredito que este risco seja mais plausível nos primeiros anos enquanto estamos investindo. Por que digo isso? Hoje, talvez tenhamos apenas título prefixados e quiçá algum IPCA+. Se a taxa de juros vai nessa loucura e dispara, como você bem disse, talvez nossos prefixados não sejam os títulos mais rentáveis. 

Mas como comentei, isso é no começo. Veja que mencionei sobre termos títulos prefixados e/ou IPCA+. Pode ser que ainda não tenhamos um título indexado ao CDI para fazer ele se aproveitar legal de um ciclo de alta de juros. E quando os juros está altos, não acharemos % de CDI altos. Mas ao longo do tempo pegando nossa métrica de aportes constantes, teremos naturalmente várias safras de diferentes títulos e indexadores em carteira. Vai chegar um momento que é bem possível que tenhamos os três tipos em carteira (%CDI, prefixados e IPCA+). Sendo assim, mesmo que um não esteja em um dado momento pagando uma rentabilidade boa, ele já fez seu papel em um ciclo de mercado passado ou cumprirá com seu papel em um ciclo futuro.

É questão do tempo fazer seu trabalho para que tenhamos ao longo desse tempo uma certa diversificação na renda fixa para ganhar aqueles lucros abusivos Hahha

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Marcelo R disse:

Vale a pena dar uma olhada nos de 135% do CDI que tem também... pode ser uma opção... pois como teoricamente a selic ainda vai pra 14-15 antes de voltar... pensando que o copom se reune a cada 45 dias... e normalmente as variações não são tão bruscas quanto estas de 1%... da pra pensar que 135% vai ser algo como

135% em 13,15% = 17,75% (atual)

135% em 14,15% =  19,10% (logo mais)

135% em 15% = 20,25% (talvez)

... depois disso pode ser que desça... não sei o ritmo nem quanto... mas parece bom também para algo de 2 anos.

e para quem tem mais receio da inflação, tem os IPCA+10,50%

Muito bom seu pensamento @Marcelo R . Só não achei ainda de 135%, os que vi já iam vencer esse ano. Nos investimentos em renda fixa vocês preferem juntar um valor e fazer uma investimento maior ou cada mês vai pegando um novo CDB? Tem alguma desvantagem ter vários CDBs, dá mais trabalho no imposto de renda @William Redig @Eddy Paulini

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Dimitri Oliveira E Silva disse:

Muito bom seu pensamento @Marcelo R . Só não achei ainda de 135%, os que vi já iam vencer esse ano. Nos investimentos em renda fixa vocês preferem juntar um valor e fazer uma investimento maior ou cada mês vai pegando um novo CDB? Tem alguma desvantagem ter vários CDBs, dá mais trabalho no imposto de renda @William Redig @Eddy Paulini

Esse negocio de imposto de renda na minha visão ( eu uso o Myprofit ) é uma coisa que pode ser resolvida... eu pago 19 e pouco e tenho paz de espirito kkkk, faço a declaração de 10 minutos, porque gosto de conferir umas 10x as coisas.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Dimitri Oliveira E Silva disse:

Oi @Dimitri Oliveira E Silva,  Eu não me preocupo muito com isso não, tenho ferramentas que geram os lançamentos automaticamente, é só importar ou copiar/colar.  Fora isso meus aportes são mensais, então não tenho muito como fugir de ter vários CDBs.  Acho que vale o trabalho.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Dimitri Oliveira E Silva disse:

Bom dia, @Dimitri Oliveira E Silva!

Sobre quantos CDBs comprar, isso na minha visão variar um pouco com o tamanho do aporte. Por exemplo, é comum achar os investimentos mínimos na renda fixa como R$1.000. Se o aporte da pessoa é de R$500, ela vai precisar segurar um pouco para acumular o valor. E há quem vai optar por comprar mais.

Falando um pouco do que eu faço, normalmente quando tenho aporte pra fazer na renda fixa e dado o tamanho do meu aporte, eu compro um título, as vezes dois para dar uma variada na carteira com um indexador diferente se tiver uma boa oferta ou um prazo de vencimento diferente para proporcionar uma diversificação na carteira.

Quanto ao IR, vou no pensamento dos amigos @Marcelo R e @William Redig. Não me preocupo com IR nessa parte. Até porque o que muda é lançar umas linhas a mais na declaração. E eu vejo isso até como bom sinal. Mais títulos é sinal de mais aportes que eu venho fazendo Hauhauhuah

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...