Jump to content
  • 0

Tributação FoFs

Joel Attilio Frcasso

Pergunta

Pessoal, estava revisitando alguns estudos e me atentei a um detalhe que antes nunca havia observado

Os FIIs são divulgados como isentos de Imposto, mas na verdade é que existem regras 

1. Ser Pessoa física. PJ paga Imposto 

2. Ter mais de 50 cotistas e negociado em Bolsa

Este último ponto é o mais tranquilo, acredito que poucos fundos não se encaixam nessa isenção. A dúvida que me surgiu é em relação aos Fofs, pela regra eles pagam também

Além disso, vale a análise dos Fofs. Sempre pensei na questão Taxa sobre Taxa e até não acho ruim considerando o ganho em diversificação, mas nunca me atentei que eles recebem menos rendimentos pela taxação e, consequentemente, pagam menos rendimentos

A minha dúvida é qual alíquota PJ paga para os rendimentos ? Essa informação não sei

E uma análise de vocês em relação aos Fofs, o que acham ? Acham válido ?    

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, Joel Attilio Frcasso disse:

Pessoal, estava revisitando alguns estudos e me atentei a um detalhe que antes nunca havia observado

Os FIIs são divulgados como isentos de Imposto, mas na verdade é que existem regras 

1. Ser Pessoa física. PJ paga Imposto 

2. Ter mais de 50 cotistas e negociado em Bolsa

Este último ponto é o mais tranquilo, acredito que poucos fundos não se encaixam nessa isenção. A dúvida que me surgiu é em relação aos Fofs, pela regra eles pagam também

Além disso, vale a análise dos Fofs. Sempre pensei na questão Taxa sobre Taxa e até não acho ruim considerando o ganho em diversificação, mas nunca me atentei que eles recebem menos rendimentos pela taxação e, consequentemente, pagam menos rendimentos

A minha dúvida é qual alíquota PJ paga para os rendimentos ? Essa informação não sei

E uma análise de vocês em relação aos Fofs, o que acham ? Acham válido ?    

Boa noite, @Joel Attilio Frcasso !

Os proventos de FIIs para PJ são tributados em 20% assim como dito pelo nosso amigo @Giovanni Cunha.

Agora dando um pitaco mais pessoal, não consigo enxergar vantagens em FOFs. E olha que já investi nessas catira no passado  😅

O ponto de taxa sobre taxa já me desanima. Além disso, na minha opinião o riso é maior por conta dos FOFs para dar uma alavancada em sua estratégia comumente investem em cotas de outros FIIs mais arriscados. Isso bate de frente com meu viés de que FIIs são mais """estáveis""" (bem entre aspas mesmo hahah). 

Um bom FII de tijolo se mostra mais consistente, rentável e sem essas letrinhas miúdas.

Espero que agregue um pouquinho ao tema!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...