Ana Cristina V A Batista Postado 13 de Fevereiro Compartilhar Postado 13 de Fevereiro Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Eddy Paulini Postado 14 de Fevereiro Compartilhar Postado 14 de Fevereiro 2 horas atrás, Ana Cristina V A Batista disse: Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor. Boa noite, @Ana Cristina V A Batista ! Pela ferramenta do ReVar que é bem nova inclusive, ainda não consegui utilizar a mesma. Ela não contempla algumas situações como, por exemplo, aluguel de ações que é o meu caso. A ferramenta nem abre por conta disso. Sua dúvida é referente ao ReVar mesmo? Ou é sobre a declaração de IR em si? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Gustavo Bervian Brand Postado 14 de Fevereiro Compartilhar Postado 14 de Fevereiro Caso vc somente tenha montado a carteira (comprado ações), basta declarar elas na parte de bens e direitos. Mas não se preocupe demais, pois se tiver erros a corrigir após a entrega na data limite, vc sempre pode enviar uma declaração retificadora corrigindo as informações sem multa ou custos adicionais. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 14 de Fevereiro Compartilhar Postado 14 de Fevereiro 14 horas atrás, Ana Cristina V A Batista disse: Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor. Primeiro ponto, vc tem controle dos seus investimentos? Compra, venda, rendimentos e dividendos? Se sim, é um bom caminho, senão aconselho fazer esse controle, independente do tamanho do seu patrimônio, uso desde sempre esse serviço: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas Lá vc consegue importar suas notas de compra, lá tem um leitor de notas, aí é bom olhar, por lá fica fácil, tem uma visão geral do seus investimentos, crescimento do patrimônio e dividendos. Outras opção, é tirar os relatórios da B3, acessando o CEI https://www.investidor.b3.com.br/ , tem os relatórios, que hj estão de longe bem amigáveis, vai ajudar a fazer isso tb. Abraço! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marco José Pereira Postado 14 de Fevereiro Compartilhar Postado 14 de Fevereiro 15 horas atrás, Ana Cristina V A Batista disse: Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor. O cálculo do imposto devido depende do tipo de investimento que você fez. Você investe em ações, fundos imobiliários, ETFs ou outro tipo de ativo? E sabe se realizou operações com lucro ou prejuízo no mês? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marco José Pereira Postado 14 de Fevereiro Compartilhar Postado 14 de Fevereiro 15 horas atrás, Ana Cristina V A Batista disse: Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor. Em relação à utilização da REVAR: Baixe o REVAR O e-mail da B3 deve ter um link para acessar o relatório no CEI (Canal Eletrônico do Investidor) ou na sua corretora. No relatório, veja o Lucro Bruto (ganho antes dos impostos) ou o Prejuízo de cada operação. Posteriormente, identifique o Tipo de Operação, que podem ser: Day Trade - compra e venda do mesmo ativo no mesmo dia) → Alíquota de 20% sobre o lucro. Swing Trade (compra e venda em dias diferentes) → Alíquota de 15% sobre o lucro. Fundos Imobiliários (FIIs) → Alíquota de 20% sobre o lucro. Depois, verifique a Isenção (apenas para Swing Trade em ações) Se o total de vendas no mês for menor que R$ 20.000, o lucro é isento de imposto. Se ultrapassar R$ 20.000, o imposto de 15% deve ser pago sobre todo o lucro. Para calcular o imposto: Pegue o lucro líquido (descontando taxas e corretagem). Aplique a alíquota correspondente (15% ou 20%). Se teve prejuízo no mês, pode compensar esse prejuízo nos próximos meses. Gere e Pague o DARF O imposto deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte. Gere o DARF (código 6015 para ações e FIIs) e pague no banco ou aplicativo da Receita Federal. Abaixo vai um pequeno exemplo de cálculo: Você vendeu ações com lucro de R$ 5.000 em um mês. O total de vendas no mês foi R$ 25.000 (então não tem isenção). O imposto devido será: 5.000 x 15% = R$ 750. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Ana Cristina V A Batista
Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
14/Fev
5
13/Fev
1
Top Posters For This Question
Marco José Pereira 2 posts
Gustavo Bervian Brand 1 post
Eddy Paulini 1 post
Ana Cristina V A Batista 1 post
DIAS POPULARES
14/Fev 2025
5 posts
13/Fev 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Ana Cristina V A Batista
Boa noite. Comecei a investir ano passado, recebi meu primeiro e-mail da B3 para calcular imposto devido, mas não sei como fazer. Mais perdida que cego em tiroteio, alguém ajude_me por favor.
Eddy Paulini
Boa noite, @Ana Cristina V A Batista ! Pela ferramenta do ReVar que é bem nova inclusive, ainda não consegui utilizar a mesma. Ela não contempla algumas situações como, por exemplo, aluguel de aç
Gustavo Bervian Brand
Caso vc somente tenha montado a carteira (comprado ações), basta declarar elas na parte de bens e direitos. Mas não se preocupe demais, pois se tiver erros a corrigir após a entrega na data limi
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts