Jump to content
  • 0

Profissões sem graça

Convidado Anônimo

Pergunta

Tô com 30 anos e trabalho numa profissão bem estável e com vários benefícios. Pingam 10k na minha conta todo mês e dá pra viver bem mesmo sendo o único com renda na família, sem exageros, claro.

Entretanto comecei a trabalhar onde estou há 10 anos e tinha expectativas enormes (assim como todo adolescente iludido) de fazer coisas impactantes (para o bem...) através da profissão. À época, o ingresso na carreira foi acelerado por um sentimento absurdamente grande que eu tinha de poder ajudar minha família financeiramente.

No fim das contas me deparei com uma enorme quantidade de gente encostada e uma burocracia absurda. Na minha concepção, meu trabalho hoje não possui impacto e se tornou mais um daqueles que começa às 09h e fica-se esperando até às 17h pra voltar.

Já me aventurei em MUITOS outros campos/áreas e apesar de algumas se mostrarem legais, parece que nada brilha aos olhos a ponto de motivar aquela decisão de investir tempo e dinheiro para realizar uma transição de carreira. Aquelas que mais me chamam a atenção já se tornaram inviáveis por causa da idade (via de regra esbarro na idade máxima permitida pelo concurso).

Não tô desanimado, mas também não estou animado, apenas indiferente... não sei se é ilusório pensar, também, que dá pra achar um sentido na profissão e estou voltando às expectativas que um dia tive.

Enfim, considerações e filosofadas à parte (sem uso de 🚬) gostaria de saber como conseguiram escolher suas vocações e, caso alguém aí tenha feito, como fizeram suas transições de carreira.

PS.: Espero que o post não faça ninguém repensar sua própria vida kkkkkkk

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Tô com 30 anos e trabalho numa profissão bem estável e com vários benefícios. Pingam 10k na minha conta todo mês e dá pra viver bem mesmo sendo o único com renda na família, sem exageros, claro.

Entretanto comecei a trabalhar onde estou há 10 anos e tinha expectativas enormes (assim como todo adolescente iludido) de fazer coisas impactantes (para o bem...) através da profissão. À época, o ingresso na carreira foi acelerado por um sentimento absurdamente grande que eu tinha de poder ajudar minha família financeiramente.

No fim das contas me deparei com uma enorme quantidade de gente encostada e uma burocracia absurda. Na minha concepção, meu trabalho hoje não possui impacto e se tornou mais um daqueles que começa às 09h e fica-se esperando até às 17h pra voltar.

Já me aventurei em MUITOS outros campos/áreas e apesar de algumas se mostrarem legais, parece que nada brilha aos olhos a ponto de motivar aquela decisão de investir tempo e dinheiro para realizar uma transição de carreira. Aquelas que mais me chamam a atenção já se tornaram inviáveis por causa da idade (via de regra esbarro na idade máxima permitida pelo concurso).

Não tô desanimado, mas também não estou animado, apenas indiferente... não sei se é ilusório pensar, também, que dá pra achar um sentido na profissão e estou voltando às expectativas que um dia tive.

Enfim, considerações e filosofadas à parte (sem uso de 🚬) gostaria de saber como conseguiram escolher suas vocações e, caso alguém aí tenha feito, como fizeram suas transições de carreira.

PS.: Espero que o post não faça ninguém repensar sua própria vida kkkkkkk

Boa tarde, Anônimo!

Olha, só não vou repensar minha vida pois já tive essa fase Hauhuaha

Hoje estou em uma carreira diferente. Fiz minha transição de carreira ali na casa dos 30. Curiosamente um idade que hoje é vista de uma forma totalmente distorcida onde a vida inteira "tem" que estar resolvida. Mas vivenciei que não é bem assim. Até posso dizer que minha vida começou legal mesmo a partir dessa idade. E isso se aplica para muita coisa: na transição de carreira, nas oportunidades que tive não ficando refém do horário das 9 e esperando às 17h chegar, das pessoas que conheci, enfim. Quase um efeito borboleta.

E puxo um gancho ainda com relação a atividade que exerço somado a idade. Hoje com 32 anos e cozinheiro. Uma idade comumente mal vista para entrar neste ramo. Um ramo de desgaste dos grandes, físico e psicológico. Mas cá estou, quebrando uma barreirinha de leve. Agora tocando um negócio próprio e ainda com flexibilidade de ajustar minha rotina e demandas para exercer não só essa atividade mas como também outra que é aqui na comunidade, outra coisa que eu amo e me divirto fazendo!

Talvez essa papagaiada toda aí soe como aquela história bonitinha de quem venceu na vida né? Huahuahuha mas não é bem assim. Veja como uma historinha de mudança, de quem acordou pra vida mesmo quando se dizia estar tarde e que tem ainda tem muuuuito chão pra rodar, muitos suor pra pingar trabalhando (afinal, este é um dos meus princípios de vida em que o trabalho dignifica o ser humano e espero trabalhar ainda por muitos anos).

Talvez para você existam duas alternativas do que está ocorrendo: 

1 - ainda não encontrou realmente o que lhe satisfaz;

2 - está criando muita expectativa com as coisas e isso faz aumentar um nível de exigência. A consequência disso é que nada do que chega agrada. Mas muitas vezes é por se ter uma visão turva da coisa. Achar algo 100% perfeito e que bate, francamente não acredito que exista. Alguma coisinha no meio do caminho vai ter. A questão é o quanto estamos aptos a lidar com isso.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Olá Anônmo, tudo bem?

deixa eu tentar ajudar um pouco aqui com uma leve contribuição.

Entendi seu momento, e não vou ficar aqui dizendo isso ou aquilo...mas vou dividir um pouco meu caso pra vc refletir....

Eu hoje trabalho em um trabalho que é um tanto quanto oposto ao que vem te gerando essas frustrações. 

Trabalho em um navio de perfuração de poços de petróleo. Inclusive estou aqui no navio. Hoje ocupo o cargo máximo da minha área dentro do navio. Uma bomba relógio com cerca de 200 pessoas em média, as quais a vida em diversos momentos passam pelo poder de decisão de alguns líderes, sendo eu um deles. É uma adrenalina constante. Te garanto!

Há um sentimento gostoso de ajudar o Brasil e conseguir trazer um combustível, que apesar de ser fóssil, ajuda a vida de muitas pessoas. 

Tomadas de decisões rápidas, raciocínio lógico e espírito de equipe e liderança, estão a todo vapor neste trabalho. Uma remuneração acima de 40K por mês. E trabalho confinado no barco por 28 dias e fico de folga em casa 28 dias. É uma escala, 28x28. 

Teoricamente é um emprego que muitos acham dos sonhos, e outros não. É o que eu faço desde 20 anos de idade. Atingi esse cargo do topo da carreira aos 35. Adoro o que eu faço, porém com o tempo sempre temos novos conflitos/desafios a enfrentar.

Hoje em dia com 38 anos e apesar de tudo acima mencionado, penso em fazer a transição de carreira, como? pq? 

Pelo simples fato de querer estar mais perto dos meus filhos e minha família, e ter mais tempo livre. 

O mercado financeiro me fascinou, adoro e busco aprender dentro do que eu posso a cada dia. E a AUVP foi um divisor de águas pra mim. Onde encontrei um lugar que me ensina um pouco a cada dia e me mostrou que um interesse e hobbie, pode virar trabalho. 

Penso em um dia chegar pro Raul e mandar uma msg. "Cara, deixa eu trabalhar na AUVP? Me paga 5/10/15 conto por mês, mas deixa eu fazer a prova, ser um consultor e trabalhar com horário flexível e fazer uma transição de carreira?" Esse dia vai chegar, não fiz isso ainda, só pra deixar claro.

Recentemente uma Consultoria entrou em contato comigo sobre um plano de transição de carreira e trabalhar em paralelo ao seu trabalho como consultor. Depois até vi no Youtube  mais detalhes e eles até divulgando isso. Achei super legal a idéia. Mas a AUVP mexe mais com meu coração, apesar de não ter algo parecido ainda, ela mexe mais comigo como empresa e como pessoas ao que eu brevemente vejo (não conheço pessoalmente o time da AUVP e tbm não estou sendo pago pra falar isso, só pra deixar claro!).

Hoje em dia, eu quero tempo. Encontrei uma alternativa que eu não sabia, e trabalhar com investimentos apareceu do nada e eu encontrei. Vou colocar em prática um dia, eu espero.

O que quero dizer é que pra qualquer um aqui, haverá o motivo X,Y,Z para fazer ou não uma transição de carreira. Você tem q encontrar o seu. Se nào encontrou calma, uma hora vai chegar. O meu é tempo e prazer no trabalho, hoje tenho prazer, mas não tenho tempo. Nos investimentos, acho q posso ter os dois. Busque o seu.

Espero ter ajudado. Falei pra carambaaaaaaaaaa! 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Olá Anônimo, tudo bem? 

Até agora só os jovens te responderam.... vamos a resposta da 2,5ª idade. Tenho 48, sou dentista, me formei no início dos anos 2000. Sai da faculdade já sabendo qual área gostaria de me especializar, e assim foi. Fiz minha especialização e mestrado na área desejada, guardei o diploma de mestrado na gaveta e foquei apenas no trabalho clínico durante vários anos, sempre com aquela sensação de "algo faltando" no peito. Depois de 15 anos só na clínica, tive a oportunidade de começar a dar aula,  tirei meu título da gaveta, limpei a poeira e me reciclei e comecei mais um capítulo do meu livro chamado Vida Adulta. 

Contei a versão resumida de toda a minha trajetória apenas para te fazer pensar se realmente seria necessária a mudança de área!! Reveja o que fazia seus "olhos brilharem" quando iniciou seu trabalho e o que te fez perder este brilho.

Se foram pessoas ao teu redor, como chefes, diretores, encarregados e afins, pergunto, seria possível se especializar em alguma sub área que tenha deficiência e que você possa ocupar este espaço? As vezes precisa apenas se reciclar como profissional, por isso uma das Metas do orçamento doméstico se destina a Conhecimento.

Agora, se o sentimento, vem de você mesmo, por insatisfação salarial ou por pensar que o que vem fazendo não trouxe impacto na vida das pessoas, lembre-se que todas as área de atuação enfrentam problemas, e que nem sempre o que esperávamos quando éramos jovens se concretiza da forma como planejamos. Isso é a vida adulta batendo a sua porta, a realidade é que muitas pessoas passam por momentos de repensarem se o caminho escolhido era o correto, pílula azul ou pílula vermelha???

Agora se você é CLT e está pensando que ser concursado em algum setor garantiria sua felicidade, financeira ou pessoal e que não encontraria burocracia pelo seu caminho e que não encontraria pessoas encostadas aí são ANOTHER FIVE HUNDRED.

Mudança não é fácil.... mas se for o seu desejo, planeje com cuidado esta transição.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Link para compartilhar

• Criar novo...