Jump to content
  • 3

Contra fluxo na prática (momento atual)

Jhosef Marks De Carvalho

Pergunta

Assistindo a aula de contra fluxo, na minha visão a maior dificuldade de aplicar a regra é entender o cenário do mercado.

Olhada para os dias de hoje, seria certo ter aportes misto de pré fixados (SELIC alta) e IPCA+ (inflação está "baixa")?

Ou só focar em pré fixados mesmo por conta dos aportes serem menores (R$ 2.000) e esperar os próximos ciclos da economia?

• Brabo 1
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Nesse casos então o prefixado seria o contra fluxo pois a Selic está alta (13,25% - https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic) e pela tendência da diminuir a longo prazo, faz sentido.

Já para os IPCA+ que ainda não tá bem claro, já que o IPCA hoje é de 4,56% (https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php), se baixar não vai ser muito pensando em nosso contexto (Brasil). Nesse caso um IPCA+7%, IPCA+8%, não seriam bons investimentos pensando no longo prazo?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Jhosef Marks De Carvalho !

Apenas dando uns centavinhos de contribuição ao tema e as respostas de nossos amigos.

32 minutes ago, Jhosef Marks De Carvalho disse:

Nesse casos então o prefixado seria o contra fluxo pois a Selic está alta (13,25% - https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic) e pela tendência da diminuir a longo prazo, faz sentido.

Seu pensamento está correto. Aqui é uma boa opção pois o mercado é feito de ciclos. No momento as expectativas até são ainda de juros altos. Mas sabemos que isso uma hora vai cair. Então, o prefixado nos garante por assim dizer uma rentabilidade boa enquanto a taxa de juros vai caindo o que implica em que ela não estará tão rentável. Outro ponto que vamos ligar aqui é que se a taxa de juros está caindo e sabemos que ela é uma das ferramentas de controle da inflação, para ela cair é porque a inflação não está criando alardes. Logo, os títulos IPCA+ também não estariam tão rentáveis assim. Mas com a queda da taxa de juros, abre-se também margem para a inflação subir. Aqui que entra o próximo ponto que você comenta.

36 minutes ago, Jhosef Marks De Carvalho disse:

Já para os IPCA+ que ainda não tá bem claro, já que o IPCA hoje é de 4,56% (https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php), se baixar não vai ser muito pensando em nosso contexto (Brasil). Nesse caso um IPCA+7%, IPCA+8%, não seriam bons investimentos pensando no longo prazo?

Você também está correto em afirmar que no longo prazo os títulos IPCA+ tendem a ser benéficos no cenário atual. As taxas sendo oferecidas estão boas na visão. Até porque, o assunto do momento não é a inflação. Até se fala, mas o que vem dando mais ibope é a taxa de juros nas alturas. 

Na minha opinião tanto títulos prefixados como IPCA+ estão com ofertas que vale a pena checar para o longo prazo.

PS: não é recomendação de compra ou venda de ativos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Acabei de ver a aula de contra fluxo e também fiquei com a mesma dúvida, mas olhando de modo geral, nesse momento não seria interessante apenas investir em pre fixado, visto que a ideia da Selic alta é baixar a inflação, após a queda da inflação, aí sim comprar títulos IPCA?

Editado por Jonas Varao Dos Santos
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Jhosef Marks De Carvalho disse:

Assistindo a aula de contra fluxo, na minha visão a maior dificuldade de aplicar a regra é entender o cenário do mercado.

Olhada para os dias de hoje, seria certo ter aportes misto de pré fixados (SELIC alta) e IPCA+ (inflação está "baixa")?

Ou só focar em pré fixados mesmo por conta dos aportes serem menores (R$ 2.000) e esperar os próximos ciclos da economia?

Boa tarde, @Jhosef Marks De Carvalho.

Dando minha contribuição a tudo que os colegas já colocaram... primeiro que o aporte de R$ 2000,00 não é baixo e você compreendeu certo os investimentos interessantes do momento (prefixado e IPCA+). Seu aporte é um valor interessante já e, na minha opinião, você já deve diversificar.

Eu começaria pelos títulos públicos, no caso do IPCA+, montando uma carteira com títulos de médio e longo prazo, considerando. Em prefixado, além do Tesouro Prefixado, eu olharia para os títulos privados que oferececen uma rentabilidade acima de 16%.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Jonas Varao Dos Santos disse:

Acabei de ver a aula de contra fluxo e também fiquei com a mesma dúvida, mas olhando de modo geral, nesse momento não seria interessante apenas investir em pre fixado, visto que a ideia da Selic alta é baixar a inflação, após a queda da inflação, aí sim comprar títulos IPCA?

Apesar da inflação estar alta, os juros acima da inflação estão batendo recordes. Então por isso hj ainda compensa comprar Titulos IPCA+, mesmo com o IPCA alto.

Pelo que entendi essa situação n é típica, pq normalmente quando a inflação tá alta os juros estão baixos. Entenda a ideia do contrafluxo, mas preste mais atenção ainda no contexto em que estamos

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Jonas Varao Dos Santos disse:

Bom dia, @Jonas Varao Dos Santos !

Dado os históricos de ofertas de títulos indexados ao IPCA+, os que estão sendo oferecidos hoje mesmo com a atual taxa de juros. 

Na minha opinião é possível achar bons títulos que eventualmente sejam viáveis para o longo prazo.

PS: não é recomendação de comprar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...