Jump to content
  • 0

Dúvida sobre o sistema de aporte

Ademilton Carvalho

Pergunta

Eu estou para fazer um aporte e estou comparando com o antigo sistema que eu usava para investir e percebi uma diferença.

Até pouco tempo eu não usava o sistema, isso pois ainda precisava reanalisar e dar nota para os ativos.

Meu sistema antigo era baseado em porcentagem. Eu definia uma porcentagem que um ativo teria na minha carteira e ia investindo. O sistema da AUVP usa um sistema de Risco, certo, mas como funciona essa conta?

O que me deixa com um pé atrás é que eu não entendo esse sistema de balanceamento. Enquanto na minha planilha eu já atingi o percentual definido, no sistema, está pedindo para eu investi quase um 1/4 da porcentagem atual das minhas ações de B3.

Acredito que o sistema esteja realmente adaptando minha carteira em uma pirâmide, colocando mais peso e patrimônio nas minhas ações mais seguras, porém eu não consigo deixar de ser cético sobre isso. Eu posso colocar qualquer valor na nota de alguns ativos, exemplo Tesouro direto, embora nas aulas ele diga que a nota tem que ser 10, pois é a máxima segurança. E, ao mesmo tempo, minhas ações vão além de 15 pontos e até onde sei poderiam ser ainda maiores.

Alguém já teve essa desconfiança antes?

Não existe uma maneira de visualizar qual a porcentagem que nossas ações ocupariam? Tipo, qual o Ideal com base na nota atual que demos para os ativos?

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hora atrás, Ademilton Carvalho disse:

Não existe uma maneira de visualizar qual a porcentagem que nossas ações ocupariam? Tipo, qual o Ideal com base na nota atual que demos para os ativos?

Você pode descobrir os percentuais dividindo a nota que aquela empresa obteve pelo somatório das notas de todas as empresas.

Se você tem as empresas:

Empresa A: nota 9 (9/40 = 22,5%)

Empresa B: nota 7 (7/40 = 17,5%)

Empresa C: Nota 7 (7/40 = 17,5%)

Empresa D: nota 7 (7/40 = 17,5%)

Empresa E: Nota 5 (5/40 = 12,5%)

Empresa F: Nota 3 (3/40 = 7,5%)

Empresa G: Nota 1 (1/40 = 2,5%)

Empresa H: Nota 1 (1/40 = 2,5%)

Soma de Notas: 40 pontos

O diagrama parece funcionar como um gestor de risco, enquanto a ferramenta de aporte é um estabilizador de risco. Vai distribuir seus aportes de modo a conservar a proporção entre os ativos.

---- Alguns pontos importantes ---

1º - Neste exemplo estou falando só da carteira de ações, se você quiser a porcentagem de cada ação dentro da carteira, é só multiplicar pela porcentagem em ações definida no sistema. Ex: Se você definiu 30% em ações, então a empresa A vai compreender (idealmente) 6,75% da carteira.

2º - Os ativos mudam de valor diariamente, e isso causa um desbalanceamento constante entre TODOS os ativos da carteira. Muitas vezes os aportes são insuficientes para reajustar tudo, a menos que sejam aportes grandes em relação ao tamanho do patrimônio. Quanto menor a relação entre aporte/patrimônio, mais difícil vai ser manter as proporções, essa eu acho que é a maior crítica em relação ao buy and hold.

3º - Caso você tenha empresas na carteira, que não estão, ou não tem nota no diagrama do cerrado, essas porcentagens vão sempre dar errado.

Editado por Rafael Lopes Novais
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
Just now, Ademilton Carvalho disse:

Eu estou para fazer um aporte e estou comparando com o antigo sistema que eu usava para investir e percebi uma diferença.

Até pouco tempo eu não usava o sistema, isso pois ainda precisava reanalisar e dar nota para os ativos.

Meu sistema antigo era baseado em porcentagem. Eu definia uma porcentagem que um ativo teria na minha carteira e ia investindo. O sistema da AUVP usa um sistema de Risco, certo, mas como funciona essa conta?

O que me deixa com um pé atrás é que eu não entendo esse sistema de balanceamento. Enquanto na minha planilha eu já atingi o percentual definido, no sistema, está pedindo para eu investi quase um 1/4 da porcentagem atual das minhas ações de B3.

Acredito que o sistema esteja realmente adaptando minha carteira em uma pirâmide, colocando mais peso e patrimônio nas minhas ações mais seguras, porém eu não consigo deixar de ser cético sobre isso. Eu posso colocar qualquer valor na nota de alguns ativos, exemplo Tesouro direto, embora nas aulas ele diga que a nota tem que ser 10, pois é a máxima segurança. E, ao mesmo tempo, minhas ações vão além de 15 pontos e até onde sei poderiam ser ainda maiores.

Alguém já teve essa desconfiança antes?

o diagrama, calcula o risco e o momento do mercado, colocando onde esta mais descontado.

a ideia do diagrama é para tirar a parte racional, precisa acreditar no sistema.

Todo mundo desconfia no inicio, faz parte do senso comum e da natureza humana, olha bem de perto nas primeiras vezes, mas depois de algum tempo, vendo que da certo, só vai. Precisa de tempo, vários meses para entender que o aporte do ano passado (ou num outro ciclo) fez a sua carteira valorizar.

as notas são relativas (dentro de cada categoria), o sistema escolhe o percentual que vai para RF por exemplo, e dentro da RF ele avalia as notas para distribuir, mesma coisa nas acoes, não é porque a nota de acoes é maior que nunca vai aportar em RF

exemplo: vc tem 50 RV e 50 RF, se as acoes cairam, o percentual RV caiu, ele vai mandar aportar em RV para comensar, racionalmente nao parece ter sentido aportar onde ta caindo, dentro da sua RV ele vai avaliar as notas que tem as suas acoes.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

@Ademilton Carvalho exato, o Diagrama do Cerrado é um gerenciador de risco, e leva em conta as metas definidas por você para cada classe de ativo, o valor atual de cada título, a nota de cada título. O seu sistema ele vai rebalancear com base no percentual que voce definiu para cada título, não sei se tem mais premissas.

Especificamente como o Diagrama faz as contas não tenho como te falar, pois é o segredo da coisa rsrsrs 

9 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Como disse, são vários os cálculos feitos e eles levam em conta, principalmente na renda variável, a cotação do dia, então se temos boas empresas em carteira e elas estiverem descontadas o Diagrama vai indicar comprar mais.

11 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Não vai "forçar" a sua carteira para uma pirâmide, o Diagrama vai distribuir conforme as premissas definidas.

Com relação a pontuação da renda fixa falarmos para usar 10 como nota máxima, e na renda variável a nota poder chegar a mais de 10 não vai interferir, pois são classes de ativos diferentes.

19 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Não tem por ativo, o que vemos são os percentuais de cada classe de ativo. 

Link para compartilhar

• Criar novo...