Jump to content
  • 0

Efeito Juros compostos x Diversificação

Hudson Fagoti

Pergunta

Boa noite a todos.

Para min já está mais que claro o poderoso efeito dos juros compostos, principalmente aos longo dos anos com aportes consistentes.Contudo outro conceito que tem bastante força ,me parece oposto ( pelo menos quando não se tem um grande capital ) : Diversificar.

Se ,quanto mais tempo/aportes melhor, ao diversificar meus investimentos não perderei " potência" tanto na alocação de recursos quanto no recebimento dos dividendos ?

Uma vez que meu capital estará mais " diluido" e menos "concentrado" não tardarei mais a aumentar meu patrimônio? 

Obrigado desde Jah.

Editado por Hudson Fagoti
  • Brabo 3
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Hudson Fagoti disse:

Boa noite a todos.

Para min já está mais que claro o poderoso efeito dos juros compostos, principalmente aos longo dos anos com aportes consistentes.Contudo outro conceito que tem bastante força ,me parece oposto ( pelo menos quando não se tem um grande capital ) : Diversificar.

Se ,quanto mais tempo/aportes melhor, ao diversificar meus investimentos não perderei " potência" tanto na alocação de recursos quanto no recebimento dos dividendos ?

Uma vez que meu capital estará mais " diluido" e menos "concentrado" não tardarei mais a aumentar meu patrimônio? 

Obrigado desde Jah.

Boa noite, @Hudson Fagoti !

Apenas complementando nossos amigos.

Eu diria que um bom efeito de juros compostos acontece principalmente na diversificação onde poderemos nos aproveitar de diferentes momento de mercado onde determinadas classes de ativos estarão ais atrativas para compra enquanto outras estarão rendendo aqueles lucros abusivos que a gente gosta Haha

É válido lembrar que uma rentabilidade é medida pela carteira como um todo e essa rentabilidade levam-se anos para ser construída. Tanto que é um dos motivos pelo qual não ligamos para rentabilidade aqui. 

Apesar de parecer que estamos diluídos como colocou, a verdade é que estaremos mais preparados para ter várias pontas da nossa carteira rendendo. Em diferentes ciclos e momentos de mercado, somente uma carteira diversificada vai oferecer isso. E diversificação que falamos vale tanto para um diversificação entre diferentes classes de ativos como para ativos diferentes de uma mesma classe. 

Por exemplo: se eu investisse única e exclusivamente em tesouro Selic, hoje eu estaria em um momento legal. Juros compostos em cima de 13,25%a.a. em um título seguro pra caramba e com liquidez. Aí daqui a um ano a taxa Selic cai. Meu dinheiro ainda rende só que em menor escala. Para eu conseguir seguir lucrando, eu preciso de uma diversificação. Mesmo que fosse dentro da própria renda fixa onde eu poderia pegar uns prefixados para travar uma rentabilidade alta enquanto a Selic cai e fica em patamares menores, percebe?

Ou então, sabemos que existe quase que uma correlação inversa onde a taxa de juros estando alta, atrai investidores para a renda fixa por conta de rentabilidade garantida e faz com que o mercado de renda variável fique desvalorizado. Mas o momento que a taxa de juros se desenha para baixo, possivelmente vem aquele boom na variável. E se já estivermos diversificando e posicionados na renda variável, não deixaremos de ganhar.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Hudson Fagoti disse:

Boa noite a todos.

Obrigado desde Jah.

Oi Hudson,

O ponto que você trouxe é interessante e gera bastante debate. De fato, a diversificação pode dar a sensação de que você está diluindo seus resultados no curto prazo, principalmente se estiver começando com um capital menor. Mas a grande questão aqui não é só sobre crescer rápido, e sim sobre crescer de forma sustentável.

Pensa comigo: investir é um jogo de probabilidades, e um portfólio muito concentrado significa que seu resultado dependerá demais do desempenho de poucos ativos. Se acertar na escolha, ótimo, mas se um deles for mal, o impacto pode ser grande. No longo prazo, isso pode ser mais um risco do que uma estratégia vencedora.

A diversificação permite que você aproveite diferentes ciclos econômicos. Por exemplo, enquanto ações de tecnologia podem estar em alta em um determinado período, ações de setores mais defensivos, como utilidades públicas, podem se sair melhor em tempos de incerteza econômica. Ter uma carteira diversificada permite que você capture esses diferentes momentos de crescimento.

Outro ponto importante é a rebalanceamento da carteira. À medida que alguns ativos crescem mais rápido que outros, sua carteira pode se desviar da alocação original. Rebalancear periodicamente ajuda a manter a diversificação e pode até aumentar seus retornos - e é aqui que entra o Diagrama do Cerrado.

Outra ideia relevante que muita gente esquece é a constância dos aportes. O maior impulsionador do seu patrimônio, principalmente nos primeiros anos, não será a rentabilidade e sim a capacidade de investir regularmente. Ou seja, a diversificação não vai te atrasar, desde que você mantenha os aportes consistentes.

Quero também destacar o psicológico do investidor. Concentrar-se excessivamente em poucos ativos pode gerar ansiedade, especialmente durante quedas significativas do mercado. Isso pode levar à tomada de decisões impulsivas, como vender no momento errado ou desistir do plano inicial. Já uma carteira diversificada oferece mais tranquilidade, pois reduz a exposição a eventos específicos e ajuda a manter o foco no objetivo final.

Por fim, vale lembrar que diversificação não significa sair comprando um monte de ativos aleatoriamente. O segredo está em escolher investimentos que façam sentido para o seu perfil e estratégia. Uma carteira bem estruturada pode ser ao mesmo tempo diversificada e eficiente, sem comprometer o crescimento do patrimônio.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

@João Victor Franco Fernandes - Encontrei o vídeo  mencionado e vou assistí-lo agora.

@Antonio De Matos Teixeira Neto - Captei o conceito de longo prazo/proteçeção.

@Eddy Paulini - De fato não havia considerado o fato do mercado nao ser estático, muito pelo contrário,ser totalmente variável.

@Matheus P S - O jogo de probabilidades mencionado foi exatamente o que eu acabei de ler no livro ´´ A psicologia do dinheiro´´.

Resumidamente , entendi que meus recursos servem como tropas. Fracionando elas para diferentes batalhas , aumento minhas chances de vitória na guerra .

Muito obrigado pelo tempo e paciência de você.

Bom dia a todos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...