Lucas Domênico Di Santo Postado Terça-feira às 00:49 Compartilhar Postado Terça-feira às 00:49 Pessoal surgiu uma dúvida aqui (mais uma 😅) supondo que em projeções eu esteja conseguindo atingir minha liberdade financeira em pouco menos de 10 anos (sei que 10 anos é tempo pra cacete e muita coisa muda, mas vou usar a projeção pra seguir o raciocínio, que é o que temos). ainda sim, nesse cenário, faria sentido buscar a diversificação do PIAR com o mínimo de 7 raízes? ou faria mais sentido já ir me posicionando mais voltado para uma carteira focada em dividendos e renda mensal? fiis por exemplo? eu entendo da importância da diversificação, do PIAR e do diagrama do cerrado, mas já ouvi o @Raul mencionar sobre o rebalanceamento da carteira no momento em que você atinge a liberdade financeira e passa a usufruir dela.. assim como já ouvi falar sobre não fazer sentido, investir em ações por um prazo curto (menos de 10 anos por exemplo), sendo assim faria sentido esse raciocínio de montar uma carteira já voltada para rendimentos mensais? -existe alguma aula ou vídeo sobre estratégia na hora de rebalancear a carteira e torna-la em uma carteira de renda/dividendos? se o foco fica 100% em ativos que pagam? se o ideal é deixar uma porcentagem em Renda Fixa? quantos porcentos seriam pra deixar uma margem segura? como se proteger contra a inflação no ano após ano? Desde já muito obrigado!!! vlww ;) 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Eddy Paulini Postado Terça-feira às 01:12 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 01:12 6 minutes ago, Lucas Domênico Di Santo disse: Pessoal surgiu uma dúvida aqui (mais uma 😅) supondo que em projeções eu esteja conseguindo atingir minha liberdade financeira em pouco menos de 10 anos (sei que 10 anos é tempo pra cacete e muita coisa muda, mas vou usar a projeção pra seguir o raciocínio, que é o que temos). ainda sim, nesse cenário, faria sentido buscar a diversificação do PIAR com o mínimo de 7 raízes? ou faria mais sentido já ir me posicionando mais voltado para uma carteira focada em dividendos e renda mensal? fiis por exemplo? eu entendo da importância da diversificação, do PIAR e do diagrama do cerrado, mas já ouvi o @Raul mencionar sobre o rebalanceamento da carteira no momento em que você atinge a liberdade financeira e passa a usufruir dela.. assim como já ouvi falar sobre não fazer sentido, investir em ações por um prazo curto (menos de 10 anos por exemplo), sendo assim faria sentido esse raciocínio de montar uma carteira já voltada para rendimentos mensais? -existe alguma aula ou vídeo sobre estratégia na hora de rebalancear a carteira e torna-la em uma carteira de renda/dividendos? se o foco fica 100% em ativos que pagam? se o ideal é deixar uma porcentagem em Renda Fixa? quantos porcentos seriam pra deixar uma margem segura? como se proteger contra a inflação no ano após ano? Desde já muito obrigado!!! vlww ;) Boa noite, @Lucas Domênico Di Santo ! Vamos lá. Primeiro que essa transição de carteira para voltar mais a mesma para a fase de viver de renda é feita de forma gradativa. Não é de uma semana pra outra que se trocam os ativos. Inclusive, no módulo 8 fala um pouco sobre eventuais vendas de ativos, etc. O segundo ponto que é legal frisar é sobre os percentuais que comentou. Na fase de viver de renda o mais comum de vermos é ter o percentual majoritário na renda fixa. Coisa de no mínimo 50%. Isso porque a renda fixa traz segurança, previsibilidade e isso ajuda a se planejar e fazer provisionamentos que é uma ferramenta fundamental na fase de usufruto. Os outros percentuais serão divididos provavelmente em FIIs e depois algumas ações com bons históricos de pagamentos de dividendos. Terceiro e último ponto que eu colocaria é que nem sempre todos os ativos em carteira deverão ser trocados. Em 10 anos que é o seu objetivo pode acontecer muita coisa. Você pode ter uma empresa X que começou a investir por conta de crescimento onde era uma empresa que tinha muito espaço para crescimento e ajudar a acelerar o patrimônio, em 10 anos essa empresa se estabiliza, entra em uma fase de maturidade e começa a pagar dividendos. Percebe que talvez não precisamos nos desfazer dela? Além disso tem mais coisas para serem consideradas. Pode ser que mesmo tendo empresas que sejam de crescimento e lá na fase de viver de renda outros ativos e a renda fixa já deem mensalmente o valor que você precisa para viver não tendo a necessidade de se desfazer de um ativo. E por fim vai variar também com seu perfil, se você busca algo mais conservador ou mais arrojado. Na minha opinião não seria problema começar já com alguma coisa direcionada para essa fase de viver de renda mas eu não focaria apenas nisso. Acredito que em 10 anos dá espaço ainda para um crescimento de patrimônio, ter alguma empresa sólida neste sentido. PS: não é recomendação de compra ou venda de ativos. Espero que ajude! 4 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Domênico Di Santo Postado Terça-feira às 02:07 Author Compartilhar Postado Terça-feira às 02:07 Boa noite Eddy!!! Obrigado mais uma vez pela atenção aqui!! Me abriu a cabeça pra essa questão de talvez uma empresa de crescimento hj, estar consolidada daqui 10 anos e começar a distribuir mais, e nesse caso não ser necessário se desfazer dela para realocar patrimônio em outro tipo de ativo. Na questão da venda eu realmente vi no módulo 8 que quase nunca faz sentido msmo, mas se não me engano a hora de viver de renda talvez seja um dos momentos que pode fazer sentido... E essa parte da renda fixa fazer parte majoritariamente da carteira no momento de viver de renda como que funciona? A verdade é que eu tenho muita dúvida de como estruturar uma carteira pra esse momento onde de fato vou "poder viver" dos rendimentos dela... numa carteira defensiva, com bastante diversificação de renda fixa, como eu usaria esses rendimentos para de fati viver? Eles seriam mais como uma segurança para serem utilizados de último caso? Ou usaria os rendimentos mesmo? Com alguma estratégia de ter sempre algum titulo vencendo ja com o prazo superior de 720 dias pra pegar a mínima regressiva de impostos? Estou fazendo uma pergunta sincera aqui, realmente não sei como estruturar a carteira para essa finalidade... no meu raciocínio seria uns 70% em fiis e uns 30% em renda fixa só por segurança... 😅 Obrigado pela força Eddy, vc é 10/10!!!🙏🙏🙏 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 11:34 Compartilhar Postado Terça-feira às 11:34 Bom dia, @Lucas Domênico Di Santo ! 9 horas atrás, Lucas Domênico Di Santo disse: E essa parte da renda fixa fazer parte majoritariamente da carteira no momento de viver de renda como que funciona? A verdade é que eu tenho muita dúvida de como estruturar uma carteira pra esse momento onde de fato vou "poder viver" dos rendimentos dela... numa carteira defensiva, com bastante diversificação de renda fixa, como eu usaria esses rendimentos para de fati viver? Eles seriam mais como uma segurança para serem utilizados de último caso? Ou usaria os rendimentos mesmo? Com alguma estratégia de ter sempre algum titulo vencendo ja com o prazo superior de 720 dias pra pegar a mínima regressiva de impostos? Estou fazendo uma pergunta sincera aqui, realmente não sei como estruturar a carteira para essa finalidade... no meu raciocínio seria uns 70% em fiis e uns 30% em renda fixa só por segurança... 😅 Vou dizer que o segredo da fase de viver de renda é planejamento. Será necessário fazer um planejamento e o provisionamento de valores que você pretende gastar anualmente. Vamos pensar que no ano você vai gastar um total de R$120.000 sendo isso equivalente a R$10.000 no mês. Coma renda fixa, você tem prazos assertivos de vencimento que podem ir se casando com os meses que irá usufruir. Por exemplo, você pode ter um título qualquer que vencerá em janeiro e pagara um valor de R$15.000 + juros. Logo, você já teria praticamente um valor previsto para usar nos próximos dois meses. Isso sem contar os FIIs que irão pagar mensalmente que irá agregar também, bem como ações. Logo, vários títulos com vários vencimentos dão previsibilidade, até mesmo os títulos que pagam cupons de juros que têm data certa para tal incluindo tesouro nacional. Títulos de liquidez diária farão parte da estratégia. Na minha opinião, um percentual maior em FIIs do que na renda fixa é muito arriscado. Pensando nos quesitos segurança e previsibilidade o que considero fundamental para a fase que queremos curtir, os FIIs entram em uma fase de declínio, começam a pagar menos ou alguns deixam de pagar, não me parece muito coeso. A renda fixa traz mais conforto neste caso. Vou ver se eu acho aqui um post do nosso amigo e antigo moderador @Adriano Umemura que me lembro de ter criado um tópico que abordava sobre este tema. Pode ajudar a agregar um pouquinho mais! Assim que eu achar eu posto aqui de volta =) 9 horas atrás, Lucas Domênico Di Santo disse: Obrigado pela força Eddy, vc é 10/10!!!🙏🙏🙏 Valeu mesmo pelo feedback 🙏 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Domênico Di Santo Postado Terça-feira às 12:35 Author Compartilhar Postado Terça-feira às 12:35 Bom dia Eddy!!! Entendi, faz total sentido na questão da segurança mesmo, após sua primeira resposta fiquei pensando no caso da pandemia, onde alguns fundos de shoppings e lajes corporativas, deixaram de pagar ou pagaram menos por exemplo, depender majoritariamente de um setor é muito arriscado mesmo. Nesse caso, tendo uma carteira de renda fixa bem estruturada com prazos e vencimentos variados poderia facilmente gerar essa renda mensal, anualizar meu custo de vida e deixar um rendimento sempre ali em alguns cdbs de liquidez diária por exemplo e ir rebalanceando e compondo com dividendos de fiis e ações, dessa forma teria o mesmo resultado de ter uma "renda mensal" sem me expor ao risco excessivo, certo? Muito obrigado mais uma vez!!! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Domênico Di Santo Postado Terça-feira às 12:36 Author Compartilhar Postado Terça-feira às 12:36 vou aguardar o tópico do umemura!! 🙏 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 12:44 Compartilhar Postado Terça-feira às 12:44 7 minutes ago, Lucas Domênico Di Santo disse: vou aguardar o tópico do umemura!! 🙏 Demorei mas achei haha Veja se consegue deixar tudo mais claro! E se ainda restar algum ponto, já sabe! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts