Jump to content
  • 0

Rebalanceamento de Carteira

Fabio Alves Joia

Pergunta

Boa noite pessoal!!

Já invisto há  3 anos. Comecei a me interessar por investimentos depois de receber algumas ações de ITUB4 (2854) e GGBR4 (320) de herança e receber alguns dividendos interessantes.

Não saí me aventurando no mercado e fazendo "loucuras", fiz outro curso de investimentos, da equipe do AGF, e lá são radicais quanto a Renda Fixa, Ações Internacionais, FIIs e Criptos, como muitos sabem. Não digo que é errado, me senti confiante no início dos meus investimentos, não posso criticá-los pela forma de pensar, mas senti necessidade de "algo a mais". Hoje a carteira conta com quase 230k, sendo:

Ações Internacionais (0.42%) iniciei hoje (18/02/2025)

Ações Nacionais (90.07%) destas 81% em Bancos, sendo 47,15% em ITUB4 que veio na herança e não gostaria de me desfazer, por questão puramente emocional.  

Fundos Imobiliários (0%) ; REITs (0%); Criptomoedas (4.58%); Renda Fixa (4.93%).

A pergunta que não quer calar, se eu for seguir com os aportes em 3k e 4k mês, que vem sendo meu objetivo, e seguindo o Diagrama do Cerrado, eu teria que investir por longos meses até realizar o rebalanceamento final da carteira em Renda Fixa, FIIs e Internacional.

Tenho um apto alugado para uma pessoa próxima que não gostaria de "despejar" tão cedo, mas assim que sair, o imóvel poderá ser vendido e o montante investido nas classes que ainda estiverem fora da minha meta de % de alocação, mas ainda sem prazo para ocorrer esta venda.

SUGESTÕES

Consultoria?

PS: desculpe o tamanho do texto!!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite pessoal!!

Já invisto há  3 anos. Comecei a me interessar por investimentos depois de receber algumas ações de ITUB4 (2854) e GGBR4 (320) de herança e receber alguns dividendos interessantes.

Não saí me aventurando no mercado e fazendo "loucuras", fiz outro curso de investimentos, da equipe do AGF, e lá são radicais quanto a Renda Fixa, Ações Internacionais, FIIs e Criptos, como muitos sabem. Não digo que é errado, me senti confiante no início dos meus investimentos, não posso criticá-los pela forma de pensar, mas senti necessidade de "algo a mais". Hoje a carteira conta com quase 230k, sendo:

Ações Internacionais (0.42%) iniciei hoje (18/02/2025)

Ações Nacionais (90.07%) destas 81% em Bancos, sendo 47,15% em ITUB4 que veio na herança e não gostaria de me desfazer, por questão puramente emocional.  

Fundos Imobiliários (0%) ; REITs (0%); Criptomoedas (4.58%); Renda Fixa (4.93%).

A pergunta que não quer calar, se eu for seguir com os aportes em 3k e 4k mês, que vem sendo meu objetivo, e seguindo o Diagrama do Cerrado, eu teria que investir por longos meses até realizar o rebalanceamento final da carteira em Renda Fixa, FIIs e Internacional.

Tenho um apto alugado para uma pessoa próxima que não gostaria de "despejar" tão cedo, mas assim que sair, o imóvel poderá ser vendido e o montante investido nas classes que ainda estiverem fora da minha meta de % de alocação, mas ainda sem prazo para ocorrer esta venda.

SUGESTÕES

Consultoria?

PS: desculpe o tamanho do texto!!!

Bom dia, @Fabio Alves Joia !

Apenas complementando nosso amigo @Henrique Magalhães.

Apesar de talvez não parecer muito coerente, ir de acordo com as sugestões do diagrama do cerrado na minha opinião pode ser o melhor caminho. 

Me deu a entender que você não concorda com o seu posicionamento de carteira hoje. Mas talvez tenha ativos que fazem parte de uma estratégia para atingir os objetivos que você almeja. Não sei se você já terminou o curso mas este seria o primeiro passo para entender inclusive como lidar com os problemas que temos na carteira que vieram de erros passados e afins.

Se você busca deixar sua carteira equilibrada, vai ser pago um preço para isso que vai ser o tempo. Investimentos feitos ao longo de 3 anos infelizmente não se resolvem em 3 meses. E quanto menos se seguir o diagrama neste caso, mais tempo ainda vai levar para chegar neste equilíbrio. Sei que ao longo do tempo vai bater uma vontade de deixar de seguir por julgar que terão outras oportunidades (de acordo com seu julgamento e entendimento) mercado a fora e se desviar do diagrama. Só acho válido lembrar que ao fazer isso, o tempo para chegar no equilíbrio da carteira vai aumentar.

É um jogo de paciência e longo prazo mesmo.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

@Fabio Alves Joia existem dois caminhos depois que definiu sua estratégia (definiu % das classes , selecionou os ativos , fez sua métrica de quanto pretende chegar com a carteira , prazo , rendimento que almeja pra viver de renda )

1) seguir sua estratégia através da sugestão do diagrama do cerrado , ele vai indicar aportes onde você está com deficiência 

2) querer seguir algo que está em desacordo com o que você definiu , por algum viés - seja ele qual for - e isso pode virar um hábito 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Fabio Alves Joia !

Apenas complementando nosso amigo @Henrique Magalhães.

Apesar de talvez não parecer muito coerente, ir de acordo com as sugestões do diagrama do cerrado na minha opinião pode ser o melhor caminho. 

Não sei se você já terminou o curso mas este seria o primeiro passo para entender inclusive como lidar com os problemas que temos na carteira que vieram de erros passados e afins.

Se você busca deixar sua carteira equilibrada, vai ser pago um preço para isso que vai ser o tempo. Investimentos feitos ao longo de 3 anos infelizmente não se resolvem em 3 meses. E quanto menos se seguir o diagrama neste caso, mais tempo ainda vai levar para chegar neste equilíbrio.

É um jogo de paciência e longo prazo mesmo.

Espero que ajude a refletir!

Obrigado pela resposta.

Me deu a entender que você não concorda com o seu posicionamento de carteira hoje. Mas talvez tenha ativos que fazem parte de uma estratégia para atingir os objetivos que você almeja.

Não é que não concorde, mas acabei muito concentrado em Bancos, que são ativos correlacionados. Isso hoje, após a conclusão do curso, percebo que não é algo muito "esperto".

Sei que ao longo do tempo vai bater uma vontade de deixar de seguir por julgar que terão outras oportunidades (de acordo com seu julgamento e entendimento) mercado a fora e se desviar do diagrama. Só acho válido lembrar que ao fazer isso, o tempo para chegar no equilíbrio da carteira vai aumentar.

Minha preocupação é ficar seguindo as orientações do Diagrama, que atualmente só me indica o investimento em Renda fixa. Mas com a alta da Selic haverá outras oportunidades em boas empresas também, fico preocupado em estar "focando" em RF e acabar perdendo a oportunidade de investir em alguma boa empresa, mesmo que ainda não esteja na carteira.

Obrigado pelas reflexões.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Fabio Alves Joia existem dois caminhos depois que definiu sua estratégia (definiu % das classes , selecionou os ativos , fez sua métrica de quanto pretende chegar com a carteira , prazo , rendimento que almeja pra viver de renda )

1) seguir sua estratégia através da sugestão do diagrama do cerrado , ele vai indicar aportes onde você está com deficiência 

2) querer seguir algo que está em desacordo com o que você definiu , por algum viés - seja ele qual for - e isso pode virar um hábito 

Muito obrigado pela resposta!!

Editado por Fabio Alves Joia
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...