Jump to content
  • 0

Preenchendo o Diagrama do Cerrado

Allef Alves Da Silva

Pergunta

Fala galera, acabei de finalizar o módulo 03, porém estou com dúvida em relação ao preenchimento do diagrama, já dei uma procurada nos tópicos mas mesmo assim continuo um pouco perdido nessa ferramenta.

1 - Eu tenho um valor investido em uma LCI onde irei resgatar, portanto irei ter esse valor para analisar onde continuarei a aportar na renda fixa, a dúvida é, no momento em que eu for preencher não terei nenhum investimento na renda fixa, no caso o correto seria abrir as possibilidades de cada modalidade da renda fixa e cadastrar?

exemplo: criar um pro CDB pré, CDB pós (ipca e cdi), lci e lca, debêntures, cri e cra, os tesouros direto, cada classe dessa eu crio um tópico ?

2 - Sobre a escolha das notas, olhei alguns critérios mas continuo confuso, se alguém puder informar de forma detalhada quais os critérios mais importantes para avaliar eu agradeço. provavelmente quando eu começar a utilizar mais a ferramenta vai aparecer mais dúvidas hahaha.

3 - É interessante eu usar ela (ferramenta) de agora ou espero finalizar o curso?

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
22 minutes ago, Allef Alves Da Silva disse:

1 - Eu tenho um valor investido em uma LCI onde irei resgatar, portanto irei ter esse valor para analisar onde continuarei a aportar na renda fixa, a dúvida é, no momento em que eu for preencher não terei nenhum investimento na renda fixa, no caso o correto seria abrir as possibilidades de cada modalidade da renda fixa e cadastrar?

exemplo: criar um pro CDB pré, CDB pós (ipca e cdi), lci e lca, debêntures, cri e cra, os tesouros direto, cada classe dessa eu crio um tópico ?

@Allef Alves Da Silva você vai resgatar este LCI antecipado ou o vencimento dele está próximo?

Quando ainda não temos uma carteira vamos precisar fazer alguns pré-lançamentos no Diagrama do Cerrado conforme nossa estratégia, pois se você não tiver nenhum ativo lançado o Diagrama não vai sugerir aporte. Após você definir as metas de cada classe de ativo, você vai precisar lançar os tickers das empresas que estarão na sua carteira e também os títulos de renda fixa que conforme o contrafluxo fazem sentido. E conforme os aportes vão sendo feitos e a carteira for tomando corpo, já não vai precisar fazer isto.

33 minutes ago, Allef Alves Da Silva disse:

2 - Sobre a escolha das notas, olhei alguns critérios mas continuo confuso, se alguém puder informar de forma detalhada quais os critérios mais importantes para avaliar eu agradeço. provavelmente quando eu começar a utilizar mais a ferramenta vai aparecer mais dúvidas hahaha.

Como finalizou o Módulo 3 de Renda Fixa, entendo que esteja falando das notas de Renda Fixa. O Tesouro Selic é o mais seguro, então tem a nota 10. O Tesouro IPCA pode ser 10 ou 9. O Tesouro Pré eu prefiro colocar nota 8, pois títulos prefixados acabam sendo mais arriscados quando os prazos são mais longos. A partir daí os demais títulos você vai colocando nota de 8 para baixo, levando em consideração o Emissor, se for mais seguro nota mais perto de 8, se for menos seguro nota baixa. O prazo também deve ser levado em consideração, muito longo tem um risco maior, mais curto, um risco menor. Se é um título com IPCA, é mais seguro, pois garante uma rentabilidade real, se for Selic/CDI um pouco menos seguro, se for prefixado, menos seguro.

Parece complicado, mas com o tempo você vai formando na cabeça estas relações entre Emissor, Índice e Prazo e já vai saber se um título seria nota 8 ou 7 ou 9. 

41 minutes ago, Allef Alves Da Silva disse:

3 - É interessante eu usar ela (ferramenta) de agora ou espero finalizar o curso?

Ia responder no início sobre isto, mas vi que perguntou, então, o ideal é finalizar o curso primeiro, montar a estratégia, definir os percentuais das classes de ativos, e aí começar os aportes, mas como sabemos que ficamos ansiosos para começar logo, sugerimos que vá devagar. Aprendeu sobre Renda Fixa, vai lá e compra um pouco de Tesouro, um CDB de curto prazo. Quando estiver na Renda Variável, estuda uma empresa, se ela fizer sentido, compra 5 ações, 10 ações, não precisa encher o carrinho rsrsrs vai entendendo como funciona, como é a variação da cotação.

E durante este tempo de finalizar a AUVP ESCOLA e montar a estratégia, deixa o valor disponível que tiver para aportar no Tesouro Selic 2031, e quando estiver pronto, vai resgatando e investindo.

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
30 minutes ago, Flavio Prado disse:

você vai resgatar este LCI antecipado ou o vencimento dele está próximo?

Está próximo. @Flavio Prado, desde já agradeço pelas informações. 

32 minutes ago, Flavio Prado disse:

Como finalizou o Módulo 3 de Renda Fixa, entendo que esteja falando das notas de Renda Fixa. O Tesouro Selic é o mais seguro, então tem a nota 10. O Tesouro IPCA pode ser 10 ou 9. O Tesouro Pré eu prefiro colocar nota 8, pois títulos prefixados acabam sendo mais arriscados quando os prazos são mais longos. A partir daí os demais títulos você vai colocando nota de 8 para baixo, levando em consideração o Emissor, se for mais seguro nota mais perto de 8, se for menos seguro nota baixa. O prazo também deve ser levado em consideração, muito longo tem um risco maior, mais curto, um risco menor. Se é um título com IPCA, é mais seguro, pois garante uma rentabilidade real, se for Selic/CDI um pouco menos seguro, se for prefixado, menos seguro.

Parece complicado, mas com o tempo você vai formando na cabeça estas relações entre Emissor, Índice e Prazo e já vai saber se um título seria nota 8 ou 7 ou 9. 

Estas notas vão ser elaboradas de acordo com o cenário atual né isso? Pois nesse cenário atual de alta da selic, seguindo a ideia do contrafluxo acredito que hoje o cenário seria dos prefixados, me corrija se eu estiver errado hahahah, contrafluxo é novo para mim. Então em caso de ter um tesouro prefixado, essa nota seria ajustada para melhor atender o diagrama do cerrado?

Ou a análise do risco x retorno permanece a mesma? No caso foi dado uma nota 8 na sua explanação.

aproveitando o embalo, é correto eu analisar um título para aplicar o contrafluxo sem por em mente a marcação a mercado ou os dois estão correlacionados?😅

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Allef Alves Da Silva !

Dando uns centavinhos de contribuição aqui.

1 hora atrás, Allef Alves Da Silva disse:

Estas notas vão ser elaboradas de acordo com o cenário atual né isso? Pois nesse cenário atual de alta da selic, seguindo a ideia do contrafluxo acredito que hoje o cenário seria dos prefixados, me corrija se eu estiver errado hahahah, contrafluxo é novo para mim. Então em caso de ter um tesouro prefixado, essa nota seria ajustada para melhor atender o diagrama do cerrado?

Exato. Essa é uma forma de trabalhar o diagrama do cerrado com relação a renda fixa. Você coloca notas positivas em títulos com indexadores ideais para o atual momento de mercado. 

Você pegou certinho a ideia do que é ensinado na aula!

Ou a análise do risco x retorno permanece a mesma? No caso foi dado uma nota 8 na sua explanação.

Uma análise de risco X retorno sempre será feita. Seguindo a lógica anterior, um título do tesouro prefixado tem nota maior do que um CDB prefixado dado que o tesouro é mais seguro. Aí cabe a você avaliar o que está melhor: um CDB pagando mais pra compensar o risco ou ir no bom e velho tesouro mesmo.

aproveitando o embalo, é correto eu analisar um título para aplicar o contrafluxo sem por em mente a marcação a mercado ou os dois estão correlacionados?😅

Sim, é correto. Na minha opinião não devemos visar uma marcação a mercado. Devemos utilizar ela como uma carta na manga que eventualmente podemos usar dela em títulos do tesouro prefixado ou IPCA+. Isso porque realizar a marcação é receber uma antecipação de valor/rentabilidade e nunca iremos ganhar na marcação mais do que seria pago no vencimento do título. Além disso, é válido reforçar que para a marcação fazer sentido, deve se ter um outro investimento a ser feito com este valor antecipado que pague uma rentabilidade maior do que se levasse o título até o vencimento.

Então, sempre visar levar o título até o vencimento e em caso de uma brecha, a gente antecipa.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Além disso, é válido reforçar que para a marcação fazer sentido, deve se ter um outro investimento a ser feito com este valor antecipado que pague uma rentabilidade maior do que se levasse o título até o vencimento.

É o custo de oportunidade que o Raul menciona na aula. Eu compreendi muito bem a marcação a mercado e o contrafluxo, só estou com um pouco de “ dificuldade “ na hora de usar o diagrama do cerrado por conta dessa análise de como o cenário vai estar no momento para dar as notas hahaha. 

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

3 horas atrás, Allef Alves Da Silva disse:

Mas acredito que seja como nosso amigo @Flavio Prado informou, com o tempo você vai entendendo mais sobre as fases do mercado.

muito obrigado @Eddy Paulini, vc é fera demais 👏🏻👏🏻

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...