Jump to content
  • 0

Dúvida - Mód. IV - Aula 18 - Fundos Imobiliários

Vladimir Goulart Mora

Pergunta

Oi, pessoal, tudo bem? Como estou atrasado com os investimentos, já que já passei nos 40, percebi que preciso montar uma carteira mais voltada para geração de renda. Contudo, no que concerne a fundos imobiliários, não consegui identificar direito quais os fatores ou indicadores devo analisar prioritariamente, com vistas a saber se o fundo é mais voltado para o meu objetivo, i.e., mais voltado para geração de renda do que simplesmente para segurança do rendimento. Alguém saberia alguma dica a respeito? Muito obrigado e tudo de bom pra todos!

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
14 minutes ago, Vladimir Goulart Mora disse:

Oi, pessoal, tudo bem? Como estou atrasado com os investimentos, já que já passei nos 40, percebi que preciso montar uma carteira mais voltada para geração de renda. Contudo, no que concerne a fundos imobiliários, não consegui identificar direito quais os fatores ou indicadores devo analisar prioritariamente, com vistas a saber se o fundo é mais voltado para o meu objetivo, i.e., mais voltado para geração de renda do que simplesmente para segurança do rendimento. Alguém saberia alguma dica a respeito? Muito obrigado e tudo de bom pra todos!

Bom dia, @Vladimir Goulart Mora.

Todos os fundo imobiliários são voltados para geração de renda passiva, visto que eles precisam distribuir 95% do lucro. Com isso, sua grande questão será conseguir analisar bons fundos, que te oferecam uma boa rentabilidade, com o risco baixo risco. O Raul postou uma lista com 10 fundos aqui na comunidade, diversificados, para considerarmos a análise a inserção em carteira, pois eles estão descontados. Em fundos, consideraria esses prineiro, olhando P/VP, quem são os inquilinos, duração dos contratos, se são típicos ou átipicos, os indexadores de reajuste dos contratos, local dos imóveis, diversificação de localidade e histórico de vacânncia.

Eu sei que, como você colocou, você já passou dos 40, no entanto, se seu universo de investimentos for de pelo menos 20 anos, eu faria um equilibrio entre ativos geradores de renda e ativos com potêncial de valorização melhor. Além disso, no momento você tem boas taxas no tesouro direto para resgate em 15 anos (Tesouro IPCA+ 2040) e 25 anos (Tesouro IPCA+ 2050), além dos tesouro renda +, que funcionam com a mesma logística de IPCA+.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1
16 minutes ago, Vladimir Goulart Mora disse:

@Vladimir Goulart Mora esta sensação de "atraso" é normal e posso garantir que o mais importante você já fez, que foi se propor a estudar e começar. Eu comecei com 52 anos, e hoje estou com 56.

Com relação aos FIIs, você assistiu aos vídeos da Aula 17 e os dois da Aula 18? Neles temos uma explicação completa sobre o assunto. Basicamente todos os FIIs possuem a mesma dinâmica de pagamento de rendimento mensal regular, e portanto todos estarão aderentes a estratégia de gerar renda mensal regular. O que você precisa levar em consideração é o risco que cada tipo de Fundo possui, por exemplo, os Fundos de Papel variam mais com as altas e baixas dos juros, já os de tijolo são mais estáveis. Eles possuem riscos e retornos diferentes. E não necessariamente um Fundo de Papel seja mais arriscado que um Fundo de Tijolo, por exemplo, um Fundo de papel com sua carteira bem diversificada, com bons títulos pode ser mais seguro que o Fundo de Tijolo mono ativo ou mono inquilino.

A dica que daria é reveja as aulas, e finalize o curso, o sucesso de uma carteira é a diversificação e uma boa estratégia. Quando finalizar todas as aulas você terá uma melhor visão sobre o todo.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Flávio e Alikaelli, muito obrigado! Achei que pudesse haver uma análise específica nesse sentido que mencionei, mas, pelo visto, tudo gira em torno de perceber as vantagens relativas entre os melhores fundos. Terminei a aula 19 hoje e vou seguir assistindo. 

Alikaelli, meu planejamento é justamente para 20 anos. Então, valeu demais a dica.

Muito obrigado a todos, mais uma vez.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Vladimir Goulart Mora disse:

Boa tarde, @Vladimir Goulart Mora !

Há um tempinho, em umas das primeiras gravações do lucros líquidos da AUVP esse tema foi debatido.

Vou deixar o link abaixo para você assistir quando tiver um tempinho e ver se agrega mais nos estudos em cima do que foi aprendido nas aulas.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...