Jump to content
  • 0

SE EU ERREI FOI TENTANDO ACERTAR

Matheus Erthal

Pergunta

Olá, amigos da comunidade!
Iniciei minha trajetória nos investimentos em 2020, quando um amigo montou uma carteira pra mim.
Hoje, 5 anos depois, e após ter quase terminado o curso, eu quero dar uma enxugada boa nela e adotar uma filosofia mais minimalista. Gostaria de ter no máximo 8 ações nacionais na carteira, hoje possuo 13. Não tenho tempo para ficar avaliando empresas e etc.
Sendo assim eu gostaria de ajuda de vocês em dois pontos:

1) das ações que eu possuo atualmente, quais delas manter em carteira (quero continuar investindo em: weg, sapr, itsa, bbas, egie e adicionar klbn4)

2) o que fazer com as que sobraram? Pensei em vender todas e aportar apenas nas que eu quero deixar ou então só esquecer da existência delas.

segue o print da bagaça atualmente

carteira atual.JPG

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
54 minutes ago, Matheus Erthal disse:

Olá, amigos da comunidade!
Iniciei minha trajetória nos investimentos em 2020, quando um amigo montou uma carteira pra mim.
Hoje, 5 anos depois, e após ter quase terminado o curso, eu quero dar uma enxugada boa nela e adotar uma filosofia mais minimalista. Gostaria de ter no máximo 8 ações nacionais na carteira, hoje possuo 13. Não tenho tempo para ficar avaliando empresas e etc.

@Matheus Erthal não vejo grandes problemas na carteira, talvez uma concentração em Bancos. Pessoalmente eu não investiria em algumas que você tem, mas isto é individual, para você pode ser OK.

Com relação a quantidade de ações, não vejo que 13 sejam muitas. Não precisamos olhar a fundo todos os relatórios, dar uma olhada os números principais e ir dividindo ao longo do ano, olhar um pouco mais a fundo.

1 hour ago, Matheus Erthal disse:

1) das ações que eu possuo atualmente, quais delas manter em carteira (quero continuar investindo em: weg, sapr, itsa, bbas, egie e adicionar klbn4)

Difícil dar pitaco em qual manter e não manter, principalmente sem saber nada da sua estratégia e objetivos, mas como disse acima, não vejo grandes problemas na lista de empresas.

1 hour ago, Matheus Erthal disse:

2) o que fazer com as que sobraram? Pensei em vender todas e aportar apenas nas que eu quero deixar ou então só esquecer da existência delas.

Basicamente são dois os caminhos. Para as empresas que você decidir não seguir com elas, seria congelar novos aportes e deixá-las lá paradas na carteira. Ou então fazer uma programação de saída, ou seja, vender com calma. E na análise você velaria em conta se o valor investido nelas é significativo, se estão com prejuízo ou lucro, se os fundamentos das empresas estão piorando.

De qualquer maneira, não tem certo ou errado. É uma decisão pessoal e não é uma recomendação de fazer ou não fazer. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Flavio Prado agradeço sua resposta

1 hora atrás, Flavio Prado disse:

Com relação a quantidade de ações, não vejo que 13 sejam muitas. Não precisamos olhar a fundo todos os relatórios, dar uma olhada os números principais e ir dividindo ao longo do ano, olhar um pouco mais a fundo.

A minha vontade é de ter apenas 8 em carteira, por mais que 13 realmente não sejam muitas ações. Determinei que 8 é o número confortável para mim.

Difícil dar pitaco em qual manter e não manter, principalmente sem saber nada da sua estratégia e objetivos, mas como disse acima, não vejo grandes problemas na lista de empresas.

O objetivo é simples: viver de renda. Estou em fase de construção de patrimônio, então estou atrás de empresas que vão me oferecer isso. Em relação a estratégia, quero estar bem posicionado em diferentes setores. Na minha visão, e como você mencionou, a carteira está com muita alocação no setor financeiro. E quero começar a investir na parte de celulose, por isso a Klabin.

não vejo grandes problemas na carteira, talvez uma concentração em Bancos. Pessoalmente eu não investiria em algumas que você tem, mas isto é individual, para você pode ser OK.

como eu disse, essa carteira foi montada por um amigo meu em 2020, então eu não invisto nelas porque gosto, mas sim porque foi a recomendação dele na época. Das empresas que ele selecionou pra mim naquela época, eu quero continuar investindo nas que eu citei.

Link para compartilhar

• Criar novo...