Jump to content
  • 0

Qual o tipo de ativo que devo focar por agora?

Gustavo César Melo Tavares

Pergunta

Gente, nas aulas de renda fixa, fiz o seguinte resumo:

Selic alta (acima de 6%): comprar títulos prefixados

Selic baixa (abaixo dos 6%): comprar títulos indexados ao CDI

Quando ninguém estiver falando da inflação, comprar títulos indexados a inflação

Tendo esse resumo em mãos, na atual conjuntura aqui do dia 21/02/2025, onde a selic está 13,25%, vejo que devo focar em títulos prefixados. Mas não sei se devo ficar de olho em títulos com ipca tbm. Abri hoje 10:00 o aplicativo do BTG, me deparei com títulos pagando 8,8%+IPCA, e com vencimento longo ainda (mais de 800 dias, daria pra pagar menos IR). Sabendo que a inflação está relativamente controlada, com o banco central autônomo pesando a mão na selic para controlar a inflação apesar dos gastos do governo, queria saber se no atual momento é interessante também olhar para títulos indexados ao IPCA, ou se seria melhor focar mais nos prefixados. Na minha opinião, ninguém está falando da inflação no momento, então seria bom comprar, mas quero ver as opiniões de vocês.

Editado por Gustavo César Melo Tavares
  • Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 minutes ago, Gustavo César Melo Tavares disse:

Quando ninguém estiver falando da inflação, comprar títulos indexados a inflação

Tendo esse resumo em mãos, na atual conjuntura aqui do dia 21/02/2025, onde a selic está 13,25%, vejo que devo focar em títulos prefixados. Mas não sei se devo ficar de olho em títulos com ipca tbm. Abri hoje 10:00 o aplicativo do BTG, me deparei com títulos pagando 8,8%+IPCA, e com vencimento longo ainda (mais de 800 dias, daria pra pagar menos IR). Sabendo que a inflação está relativamente controlada, com o banco central autônomo pesando a mão na selic para controlar a inflação apesar dos gastos do governo, queria saber se no atual momento é interessante também olhar para títulos indexados ao IPCA

Eu compro um pouco de IPCA+ todos os meses, a minha estratégia é simples chegar em um valor X investido ao longo do tempo e ter o poder de compra mantido.

Não pega uma regra, coloca debaixo do braço e pronto, trava ali... investir é vivo, por assim dizer, melhor determinar dentro do seu patrimônio ter em cada classe ou tipo de ativo, lógico que em determinados momentos vc vai ver uma margem boa para comprar ativo a ou b.

Nesse cenário atual pelo menos para mim, ações, fiis e renda fixa estão chamando compra, questão é o que vc vai privilegiar nesse momento?

Talvez, qndo vc chegar no momento do PIAR vá entender melhor o que estou falando.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 21/02/2025 at 00:46, Gustavo César Melo Tavares disse:

Tendo esse resumo em mãos, na atual conjuntura aqui do dia 21/02/2025, onde a selic está 13,25%, vejo que devo focar em títulos prefixados. Mas não sei se devo ficar de olho em títulos com ipca tbm. Abri hoje 10:00 o aplicativo do BTG, me deparei com títulos pagando 8,8%+IPCA, e com vencimento longo ainda (mais de 800 dias, daria pra pagar menos IR). Sabendo que a inflação está relativamente controlada, com o banco central autônomo pesando a mão na selic para controlar a inflação apesar dos gastos do governo, queria saber se no atual momento é interessante também olhar para títulos indexados ao IPCA, ou se seria melhor focar mais nos prefixados. Na minha opinião, ninguém está falando da inflação no momento, então seria bom comprar, mas quero ver as opiniões de vocês.

Boa noite, beleza?

De acordo com o quanto vc tiver investido em prefixado, e em IPCA+, o Diagrama do Cerrado vai te dizer onde realizar o novo aporte, considerando as notas que você der aos dois tipos de investimento também.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 21/02/2025 at 00:46, Gustavo César Melo Tavares disse:

Bom dia, @Gustavo César Melo Tavares !

Apenas complementando nossos amigos e ressaltando alguns pontos.

Sua análise está boa mas acho que podemos melhorar em um ponto que é pensar na expectativa futura. Por exemplo: A Selic está alta. Mas qual a tendência dela? Continuar subindo ou a expetativa é de queda? Se é uma expectativa de queda, a janela para títulos prefixados seria boa pois é onde conseguiríamos travar uma rentabilidade superior as que podem estar sendo oferecidas futuramente enquanto a queda se desenha.

Eu faria um adendo com relação aos valores que estipulou da Selic para se basear nas compras. Ter essa métrica que você estabeleceu de 6% é legal pois ajuda na tomada de decisão mas ela não deve ser um limitador de alguma forma que é o comum que algumas pessoas façam. Conforme a taxa Selic varia, isso pode afetar um pouco mais nas ofertas dos títulos mesmo os não indexados ao CDI. O ideal é nunca estabelecer rentabilidades mínimas para se investir. Por exemplo: a Selic chega a 8%. Seguindo sua colinha, você compraria os prefixados. Mas se um prefixado estivesse sendo oferecido a 10%, você compraria? Alguns diriam que não pois é uma rentabilidade talvez considerada baixa. Mas se ela fosse a melhor oferta do dia, seria mais viável comprar ela que geraria alguma rentabilidade do que ficar sem nada.

A inflação na minha opinião não está na controlada na prática. Mas realmente não está sendo um assunto do apocalipse no momento. Tanto que o que eu mais venho percebendo ultimamente é a saída de títulos prefixados que estão com rentabilidade boas e existe uma manada que pega títulos indexados ao CDI adoidado neste momento pensando no curto prazo. Sendo assim, a saída de títulos IPCA+ fica fraca. Mas os emissores de títulos no melhor dos mundos precisariam vender seus títulos de forma diversificada. Para isso, as ofertas de títulos que não estão saindo tanto como o IPCA+ começam a ficar mais atrativas que é o que eu entendo estar acontecendo. Logo, tanto para prefixados como para IPCA+ vejo uma janelinha interessante. Agora no que investir de fato? Vai de cada pessoa. Eu por exemplo, dados os prazos de vencimentos dos meus títulos e o que eu já tenho investido entre prefixado e IPCA+, estou indo mais nos prefixados para equilibrar minha carteira. Mas tem IPCA+ que não dá pra resistir  😅

E pro fim, vou deixar um post abaixo que fala sobre o contrafluxo onde eu destrincho um pouco mais o tema. Pode agregar um pouco mais!

Espero que agregue ao tema!

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...