Jump to content

Física Quântica - Eu atrapalhado o desempenho da bolsa....

Recommended Posts

22 minutes ago, William Redig disse:

oi S@rdinhas,

Besteirol puro adiante...

Tem uma teoria da física quântica que diz que um fenômeno qualquer está acontecendo no universo e ele se comporta de uma maneira.  Ao adicionar um observador, o simples fato de alguém observar interfere no resultado final.

Dito isso,  eu sai de casa hoje por volta de 10:30hs e não levei meu telefone que tem bancos e investimentos; deixei ele para trás.  Quando eu retornei, perto das 14:30hs, dei uma consultada na minha posição e vi que a carteira de FIIs estava bem para cima e as ações, um pouquinho para baixo, mas o totalzão estava para cima.

Desde que cheguei, fiquei monitorando de curiosidade e vi as ações cairem, cairem, cairem e até os FIIs cairam um pouquinho....

Será que foi minha observação influenciando a B3? rsssss.

De qualquer maneira, fechei os apps todos; final do dia eu olho novamente.  Se subir, minha teoria fica comprovada... rsssss

Moral da história disso tudo:  Vai trabalhar e para de ficar grudado nos tickers.... rssss

image.jpeg.f142c7b4319bfc6475ea75013489c954.jpeg

• Brabo 3
Link para compartilhar

46 minutes ago, William Redig disse:

Tem uma teoria da física quântica que diz que um fenômeno qualquer está acontecendo no universo e ele se comporta de uma maneira.  Ao adicionar um observador, o simples fato de alguém observar interfere no resultado final.

Sim, isso está relacionado ao Princípio da Incerteza de Heisenberg e ao Efeito do Observador na física quântica.

Princípio da Incerteza de Heisenberg: Proposto por Werner Heisenberg em 1927, afirma que é impossível medir com precisão simultânea a posição e o momento (velocidade e massa) de uma partícula subatômica, como um elétron. Quanto mais precisamente você mede a posição, menos precisamente você pode conhecer o momento, e vice-versa. Isso não é uma limitação dos instrumentos de medição, mas uma característica fundamental da natureza.

Efeito do Observador: Na física quântica, o simples ato de observar um sistema quântico pode alterar o seu estado. Isso é ilustrado de forma famosa no Experimento da Dupla Fenda:

• Quando partículas (como elétrons) são disparadas contra uma tela com duas fendas sem observação, elas se comportam como ondas, criando um padrão de interferência (várias faixas na tela de chegada).
  • No entanto, ao observar qual fenda a partícula atravessa, o padrão de interferência desaparece, e as partículas passam a se comportar como partículas clássicas, criando apenas duas faixas, como se fossem bolinhas sólidas.
  • Isso sugere que a partícula "escolhe" um estado ao ser observada, levando à interpretação de que a consciência do observador influencia o resultado do experimento.

Essa ideia é explorada na Interpretação de Copenhague, que sugere que as partículas existem em um estado de probabilidade (superposição) até que sejam observadas. Ao medir, a superposição “colapsa” em um estado definido.

Esse conceito também é relacionado ao Paradoxo do Gato de Schrödinger, onde um gato em uma caixa pode ser considerado simultaneamente vivo e morto até que a caixa seja aberta e o estado seja observado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...