Jump to content
  • 0

Como vender meus ativos?

André Almeida

Pergunta

Calma, meus mãos de diamante, deixa eu explicar kkkk

Parte do que invisto é para minha liberdade financeira, mas parte é para fins específicos: comprar um apartamento, um carro, uma viagem, etc. A minha pergunta é: qual a melhor maneira de investir com o propósito de vender um dia? Vocês investiriam uma parte em renda variável, mesmo com o risco da desvalorização no momento da venda?

O mais importante que eu queria saber é, na hora de vender ações, ETFs, FIIs ou outros ativos, em montantes maiores que R$20mil, que cuidados tomar?

image.png

• Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

OI @André Almeida,

A parte da grana quem tem uma data definida de quando você vai precisar dela não deve ficar em RV e sim na Renda Fixa.  Não sei a janela de tempo que você tem em mente, mas sei que o momento está ótimo para comprar RF!  Tem CDBs pagando 17+% no prefixado, ou IPCA+10% com prazos não muito longos (2 anos ±).

É muito arriscado deixar em RV, pois a gente nÃo sabe como vai estar o mercado na data que você vai precisar da grana.  Pode ser que renda mais ou até perca parte do principal.  

Uma dica, pense sempre nos motivos para não comprar algo em vez dos motivos por que compraria!  Isso vai te ajudar a tomar decisões mais sensatas e a não ser surpreendido com um cenário pior do que imaginava...

Espero que isso lhe ajude!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, André Almeida disse:

Calma, meus mãos de diamante, deixa eu explicar kkkk

Parte do que invisto é para minha liberdade financeira, mas parte é para fins específicos: comprar um apartamento, um carro, uma viagem, etc. A minha pergunta é: qual a melhor maneira de investir com o propósito de vender um dia? Vocês investiriam uma parte em renda variável, mesmo com o risco da desvalorização no momento da venda?

O mais importante que eu queria saber é, na hora de vender ações, ETFs, FIIs ou outros ativos, em montantes maiores que R$20mil, que cuidados tomar?

image.png

Os caras tem uma vontade de mão de alfacear incrível Huahuahuhau

Brincadeira a parte, vou deixar um complemento aqui ao nosso amigo @William Redig.

A depender dos objetivos que você possui, pode até dizer que tem alguns investimentos mais adequados que outros.

A começar reforçando que dinheiro carimbado com data pra uso, é renda fixa. Sempre!

Se você tiver datas específicas para usar o dinheiro como, por exemplo, fazer uma viagem em junho de 2026. Temos aqui uma data específica para uso. Logo, procurar investimentos que tenham vencimento próximo seria um bom caminho pois estamos pensando em alocar um dinheiro é só resgatar ele quando formos usar o mesmo. Como neste exemplo estamos falando de um prazo de 1 ano e alguma coisa, procurar por LCIs e LCAs pode ser uma boa pois neste prazo mais curtinho, estes títulos tendem a se dar melhor por conta da isenção do IR e outros títulos como CDBs tem uma alíquota de IR um pouco maior o que pode fazer a diferença. Aqui até recomendo você utilizar a calculadora de renda fixa do investidor sardinha que vai te indicar o que será mais rentável dentro do prazo específico.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Agora, se você tiver algum objetivo sem data específica para uso o que implica em poder resgatar o valor antes do vencimento, não tem como fugir do Tesouro Selic e de CDBs de liquidez diária. Por exemplo, quer trocar de carro e está guardando um dinheiro para isso e assim que aparecer um carrinho legal para comprar (que não sabemos quando vai ser) a gente saca o valor e vai lá comprar. Investimentos sem a característica de liquidez diária são chatinhos pra resgatar o valor, não é nada imediato e ainda pode haver perda de rentabilidade e até mesmo de capital. O que vai te prevenir disso é somente títulos de liquidez diária. E acho bom ressaltar também que pensando no tesouro, precisa ser o Selic mesmo, pois os Tesouros prefixados e IPCA+ sofrem de marcação a mercado e o resgate em um momento não oportuno também gera perda de capital.

Espero que ajude!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...