Jump to content

Genialidade discreta ou Burrice acentuada?

Recommended Posts

Fala pessoal, tico e teco estavam conversando aqui na minha mente e surgiu o seguinte pensamento... "Se a inflação está diminuindo meu poder de compra o tempo todo, porque não pagar tudo no cartão de crédito ( se não tiver desconto no pix nem acréscimo de valor) já que se eu pagar depois o valor seria o mesmo( valor absoluto) mas o poder de  compra menor. Faz sentido pra vocês? kakakakka

• Brabo 3
Link para compartilhar

32 minutes ago, Estêvão José Moschen Lima disse:

Fala pessoal, tico e teco estavam conversando aqui na minha mente e surgiu o seguinte pensamento... "Se a inflação está diminuindo meu poder de compra o tempo todo, porque não pagar tudo no cartão de crédito ( se não tiver desconto no pix nem acréscimo de valor) já que se eu pagar depois o valor seria o mesmo( valor absoluto) mas o poder de  compra menor. Faz sentido pra vocês? kakakakka

Pra mim faz. Principalmente quando posso parcelar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 hour ago, Estêvão José Moschen Lima disse:

Faz todo sentido. Pra quem sabe usar o credito ele é ótimo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Oi @Estêvão José Moschen Lima,

Faz sentido por alguns motivos além do que o que você mencionou.  Concentrar os pagamentos todos em um ou dois vencimentos no mês, ganhar um tico-tico a mais com o rendimento do dinheiro da data da compra até o vencimento do cartão; pontos ou cashback que você ganha ao pagar a fatura.

Agora, o cartão não é bonzinho, ele quer que o @Ademilton Carvalho parcele as compras e que as pessoas não saibam usar, como bem mencionou o @Matias Reis Andrade De Sena.

Eu concentro todos os pagamentos que posso em dois cartões, um vencendo no dia 10 de cada mês e outro no dia 25.  Faço isso porque tenho uma graninha que chamo de colchão financeiro investido em CDB com liquidez diária que posso usa a qualquer momento para cobrir um eventual furo no fluxo de caixa, e esse colchão é suficiente para pagar a fatura do cartão caso algo aconteça eu a grana do fluxo mensal atrase, ou falte

Uma vez que você atrasa a fatura do cartão, os juros cobrados vão comer tudo que você conseguiu economizar durante meses.  É multa de 2%, iof, fora os juros absurdos.

Resumindo, use o cartão com sabedoria; só serve para quem é muito controlado, financeiramente.  Se você não é; pague à vista no débito.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

Faz todo sentido o que você falou. Apenas acrescentaria um detalhe na sua reflexão. O reajuste da sua renda deve considerar que seu salário aumente igual ou mais que a inflação para que a parcela que você está pagando realmente fique "mais barata". Vou tentar exemplificar:

Seu salário é de R$5.000, e você comprou uma TV em 12x de R$200 em janeiro. Inicialmente, a parcela representava 4% do seu salário. Ao longo do ano, seu salário foi reajustado pela inflação (5% a.a), passando a ser R$5.250. Assim, a última parcela não representa mais 4%, mas sim 3,8%.

Perceba que, em um cenário em que o seu salário não sofra reajuste durante o pagamento das parcelas, você efetivamente estará ganhando menos. Proporcionalmente, o valor da parcela pesará mais no seu bolso porque as outras coisas aumentaram de preço. Assim, seus gastos irão aumentar e, ainda que a parcela seja fixa, terá um peso mais significativo no seu orçamento.

Contudo, isso se aplica ao salário. Agora, se você efetivamente tiver o dinheiro para comprar à vista e deixar esse dinheiro investido na renda fixa, com liquidez, para pagar as parcelas, você terá um duplo ganho. Isso porque atuam duas forças: a inflação desvalorizando o valor da parcela e os juros valorizando o dinheiro para o pagamento das parcelas.

Espero ter contribuído. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...