Jump to content
  • 0

BDR

Guilherme T Borges

Pergunta

Boa tarde!

Atualmente, tenho alguns aportes antigos em BDRs, totalizando cerca de 5k. Como o valor é relativamente pequeno, optei por não vendê-los até o momento. No entanto, notei que na ferramenta de acompanhamento os BDRs são alocados como investimentos nacionais. Minha dúvida é: isso impacta a métrica "Minhas Metas" de investimentos nacionais, já que, embora apareçam como nacionais, os BDRs não são realmente investimentos no mercado brasileiro. Logo essa alocação influencia a porcentagem total de investimentos nacionais. Diante disso, o que seria mais adequado: manter esses valores na carteira, retirá-los ou vendê-los?

Editado por Guilherme Tannus Borges
  • Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
1 hour ago, Guilherme Tannus Borges disse:

Minha dúvida é: isso impacta a métrica "Minhas Metas" de investimentos nacionais, já que, embora apareçam como nacionais, os BDRs não são realmente investimentos no mercado brasileiro.

@Guilherme Tannus Borges o engano está aqui. Os BDRs são investimentos nacionais, independentemente deles estarem "ligados" a uma empresa fora do Brasil. O BDR é negociado em Real, na Bolsa no Brasil e está sob as Leis Brasileiras, então ele é considerado investimentos no Brasil, e portanto faz parte da meta de Ações Nacionais.

O mesmo ocorre com ETF negociado na B3, mas segue índice de fora do Brasil. Não é dolarização e não é investimento internacional, também é considerado investimentos nacional.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Guilherme Tannus Borges disse:

Boa tarde!

Atualmente, tenho alguns aportes antigos em BDRs, totalizando cerca de 5k. Como o valor é relativamente pequeno, optei por não vendê-los até o momento. No entanto, notei que na ferramenta de acompanhamento os BDRs são alocados como investimentos nacionais. Minha dúvida é: isso impacta a métrica "Minhas Metas" de investimentos nacionais, já que, embora apareçam como nacionais, os BDRs não são realmente investimentos no mercado brasileiro. Logo essa alocação influencia a porcentagem total de investimentos nacionais. Diante disso, o que seria mais adequado: manter esses valores na carteira, retirá-los ou vendê-los?

completando o mestre @Flavio Prado

Para ser investimento internacional, tem que converter (operação de cambio) os seus reais para outra moeda (comummente dólar) e fazer o investimento em outra moeda. Neste caso, se receber dividendos, eles são recebidos em dólar.

BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um recibo de ações de empresas estrangeiras negociado na Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Resumindo:

• BDRs são mais simples, tudo em reais e na B3, mas têm influência direta do câmbio.
  • Investir no exterior dá acesso a mais opções e controle, mas envolve conversão de moeda e conta em corretora estrangeira.
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Guilherme Tannus Borges o engano está aqui. Os BDRs são investimentos nacionais, independentemente deles estarem "ligados" a uma empresa fora do Brasil. O BDR é negociado em Real, na Bolsa no Brasil e está sob as Leis Brasileiras, então ele é considerado investimentos no Brasil, e portanto faz parte da meta de Ações Nacionais.

O mesmo ocorre com ETF negociado na B3, mas segue índice de fora do Brasil. Não é dolarização e não é investimento internacional, também é considerado investimentos nacional.

7 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

completando o mestre @Flavio Prado

Para ser investimento internacional, tem que converter (operação de cambio) os seus reais para outra moeda (comummente dólar) e fazer o investimento em outra moeda. Neste caso, se receber dividendos, eles são recebidos em dólar.

BDR (Brazilian Depositary Receipt) é um recibo de ações de empresas estrangeiras negociado na Bolsa de Valores do Brasil (B3).

Resumindo:

• BDRs são mais simples, tudo em reais e na B3, mas têm influência direta do câmbio.
  • Investir no exterior dá acesso a mais opções e controle, mas envolve conversão de moeda e conta em corretora estrangeira.

Obrigado pelo retorno. Logo faz sentido vender ou mantém por ser um valor baixo?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Guilherme Tannus Borges disse:

Obrigado pelo retorno. Logo faz sentido vender ou mantém por ser um valor baixo?

se os BDRs foram bem escolhidos, atendem os requisitos, não faz sentido vender.

apenas considere como investimentos nacionais

corrija com os novos aportes para atingir suas metas de percentuais.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Guilherme T Borges disse:

Boa tarde!

Oi Guilherme, Boa noite, o problema esta em acreditar que se está expondo a investimentos internacionais, BDR  são Brazilian Depositary Receipt, certificados que representam ações de empresas estrangeiras na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Ou seja, quando você compra um BDR, você não está comprando diretamente uma ação no exterior, mas sim um recibo que equivale a essa ação e é negociado em reais. Por isso muitas vezes a empresa no exterior esta se valorizando mas no BDR ela pode estar caindo, pois está sujeito à variação do dólar (se o real se desvaloriza, o BDR sobe, e vice-versa) além de ocorrerem taxas que "não" vemos comendo o rendimento.

Particularmente eu venderia essa posição e investiria diretamente na conta de investimento em dólares do BTG aproveitando os benefícios, e ficaria livre e independente da legislação brasileira e cotação do dólar em reais (pois quase sempre podemos esta perdendo atualmente). BDR é antiquado para os tempos atuais podendo  se expor diretamente, isso era um produto antigo para os poucos que queriam dizer que estavam investindo no exterior.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Boa noite Flavio.

No caso das BDRs conseguimos a mesma isenção de R$20.000,00 na venda? E se estiver no prejuízo, dá para compensar com ações de empresas vendidas com lucro?

Grato.

Link para compartilhar

• 0
On 25/02/2025 at 21:30, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite Flavio.

No caso das BDRs conseguimos a mesma isenção de R$20.000,00 na venda? E se estiver no prejuízo, dá para compensar com ações de empresas vendidas com lucro?

Grato.

Bom dia @Fabio Alves Joia, beleza?

No caso de BDRs não há isenção, é sempre 15% sobre o lucro. 
É possível compensar prejuízo de BDR com lucro de BDR, lucro de outro ativo (Ex.: Ações Nacionais, FIIs…) com prejuízo de BDR e vice-versa não é possível.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...