Jump to content
  • 0

TESOURO SELIC 2031 - Valor Investido vs Valor Bruto

Willian Santa Rosa Rattis

Pergunta

Como comecei a pouco tempo na plataforma e para ser honesto não terminei ainda nem o módulo 3, resolvi então fazer uma graça (mais como um teste) e comprei na plataforma do BTG, TESOURO SELIC 2031. O que me deixou perplexo foi uma pequena diferença entre o investido e o valor bruto. O valor investido foi de R$ 960,02, no entanto o valor bruto ficou de R$ 959,92 cerca de 0,01%, o valor é claro é ínfimo, mas eu fiquei curioso. 
CleanShot2025-02-25at22_32_00.png.3f9608c809e2e6a00c734be0a8540f9e.png

Outro ponto é que no BTG a informação tem uma pequena diferença, aqui um pouco maior de 0,058% uma diferença de 58 centavos. 

CleanShot2025-02-25at22_36_39.png.b43a8213e23c0fec0a1fa9a216fb5eee.png

Gostaria de entender a título de conhecimento.

CleanShot2025-02-25at22_40_37.png.9eb391466df9bf82227e22386aabbbca.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Não sei se eu entendi completamente as suas dúvidas

5 minutes ago, Willian Santa Rosa Rattis disse:

O valor investido foi de R$ 960,02, no entanto o valor bruto ficou de R$ 959,92 cerca de 0,01%, o valor é claro é ínfimo, mas eu fiquei curioso. 

Aqui, provavelmente, foi a marcação a mercado ajustando o valor do seu título. O Tesouro Selic tem liquidez diária e, apesar de acompanhar a taxa Selic, seu preço pode oscilar um pouco devido à marcação a mercado.

Isso acontece porque o Tesouro Direto ajusta os preços dos títulos com base nas taxas de negociação do dia. No seu caso, a taxa do Tesouro Selic 2031 pode ter aumentado um pouquinho logo após a sua compra, fazendo com que o preço do título caísse levemente.

No Tesouro Selic, essas oscilações são quase imperceptíveis porque a rentabilidade diária tende a compensar rapidamente pequenas variações. Então, com o passar dos dias, seu saldo bruto deve superar o valor investido

11 minutes ago, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Outro ponto é que no BTG a informação tem uma pequena diferença, aqui um pouco maior de 0,058% uma diferença de 58 centavos. 

Já a diferença de valores pelo btg, eu não sei o que aconteceu, pode ser questão de sincronização entre as plataformas ou algo assim

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Como comecei a pouco tempo na plataforma e para ser honesto não terminei ainda nem o módulo 3, resolvi então fazer uma graça (mais como um teste) e comprei na plataforma do BTG, TESOURO SELIC 2031. O que me deixou perplexo foi uma pequena diferença entre o investido e o valor bruto. O valor investido foi de R$ 960,02, no entanto o valor bruto ficou de R$ 959,92 cerca de 0,01%, o valor é claro é ínfimo, mas eu fiquei curioso. 

Normalmente isso é por causa da marcação a mercado, vc vai ver no módulo 4, como a Selic está alta esse valor varia, porém não se preocupe, ele vai pagar o contratado quando vencer.

Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Dione Zeviani disse:

Normalmente isso é por causa da marcação a mercado, vc vai ver no módulo 4, como a Selic está alta esse valor varia, porém não se preocupe, ele vai pagar o contratado quando vencer.

Mas se tratando de tesouro selic, como não é um pré-fixado o valor não deveria sofrer variações com a marcação a mercado, afinal o dinheiro rende a selic do dia ali.

Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Bom dia, @Willian Santa Rosa Rattis !

Tem um ponto que normalmente passa despercebido no Tesouro Selic que é com relação ao preço. Existe um preço de compra e um preço de venda do título. O preço de compra é aquele que é oferecido pelo Tesouro e é o qual pagamos para obter o título. Contudo, existe o preço de venda que é o preço pelo qual podemos vender nosso título em vista que o Tesouro garante a recompra. Para fins de evitar que investidores façam "trade" com essas compras, o preço de venda é menor para desestimular isso, além de cobrança de IOF e IR que são maiores nos primeiros momentos.

Outro conceito importante é que na prática o Tesouro Selic sofre de marcação a marcado sim. Mas é uma variação diária e tão pequena que praticamente não faz diferença. Por isso é comum dizer que o tesouro não sofre da marcação pois é uma variação minúscula.

Por fim, conclua que é perfeitamente normal um título de Tesouro Selic nesses primeiros dias ter essa diferença. Mas com o tempo conforme ele rende, ele se reajusta e se paga por assim dizer.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Willian Santa Rosa Rattis !

Tem um ponto que normalmente passa despercebido no Tesouro Selic que é com relação ao preço. Existe um preço de compra e um preço de venda do título. O preço de compra é aquele que é oferecido pelo Tesouro e é o qual pagamos para obter o título. Contudo, existe o preço de venda que é o preço pelo qual podemos vender nosso título em vista que o Tesouro garante a recompra. Para fins de evitar que investidores façam "trade" com essas compras, o preço de venda é menor para desestimular isso, além de cobrança de IOF e IR que são maiores nos primeiros momentos.

Outro conceito importante é que na prática o Tesouro Selic sofre de marcação a marcado sim. Mas é uma variação diária e tão pequena que praticamente não faz diferença. Por isso é comum dizer que o tesouro não sofre da marcação pois é uma variação minúscula.

Por fim, conclua que é perfeitamente normal um título de Tesouro Selic nesses primeiros dias ter essa diferença. Mas com o tempo conforme ele rende, ele se reajusta e se paga por assim dizer.

Espero que tenha ficado claro!

Muito interessante @Eddy Paulini de fato fiquei surpreso, pois, jamais imaginei que o TESOURO SELIC pudesse sofrer com a marcação a mercado, no entanto faz muito sentido. Na minha cabeça você colocaria um valor, vide exemplo 1.000 reais, e a partir dali ele estaria sendo reajustado pela SELIC (que também tem suas pequenas variações diárias) pelo que eu entendi. Eu imaginava que a tendencia era de subida, é claro que este fenômeno irá acontecer, no entanto eu acreditava ser Instantâneo. 

IMG_B2D5393AF42C-1.jpeg.d1f36f3c36bb97b543ab519523e666d6.jpeg

Estou fazendo experiências, esta do TESOURO SELIC já me ensinou alguma coisa 😄, muito obrigado novamente @Eddy Paulini você é brabo mesmo !

Editado por Willian Santa Rosa Rattis
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Para os investimentos no tesouro, na área logada, você consegue ver os valores do dia e as duas curvas, a contratada e a do mercado,

No caso do prefixado, se seu preço estiver acima, pode vender com lucro pois "o preço subiu"

Quando o preço esta abaixo (o preço baixou) seria a hora de comprar

tesourografico.png.13e36986bdaff92981605ea411888eae.pngtesourodados.png.01022dae474dcd2c0da82ee16f6bcca2.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Muito interessante @Eddy Paulini de fato fiquei surpreso, pois, jamais imaginei que o TESOURO SELIC pudesse sofrer com a marcação a mercado, no entanto faz muito sentido. Na minha cabeça você colocaria um valor, vide exemplo 1.000 reais, e a partir dali ele estaria sendo reajustado pela SELIC (que também tem suas pequenas variações diárias) pelo que eu entendi. Eu imaginava que a tendencia era de subida, é claro que este fenômeno irá acontecer, no entanto eu acreditava ser Instantâneo. 

IMG_B2D5393AF42C-1.jpeg.d1f36f3c36bb97b543ab519523e666d6.jpeg

Estou fazendo experiências, esta do TESOURO SELIC já me ensinou alguma coisa 😄, muito obrigado novamente @Eddy Paulini você é brabo mesmo !

Esse detalhe do Tesouro Selic realmente é pouco falado. Mas fica tranquilo que não tem perda de capital, nem nada. Entenda como um efeito inicial mesmo e depois seguirá rendendo a Selic normalmente. Passa uns 2 ou 3 dias e já deverá estar no positivo de novo haha

Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Dione Zeviani disse:

On IOF é cobrado se vender, e sobre o lucro, não sobre o valor venal, se a diferença está sobre o venal é marcação a mercado.

Entendo que o IOF é cobrado mesmo senão tiver lucro. E vai diminuindo conforme os 30 dias vão passando. E se tiver a venda, de fato este desconto se torna real.

Link para compartilhar

• Criar novo...