Jump to content
  • 0

TESOURO SELIC 2031 - Valor Investido vs Valor Bruto

Willian Santa Rosa Rattis

Pergunta

Como comecei a pouco tempo na plataforma e para ser honesto não terminei ainda nem o módulo 3, resolvi então fazer uma graça (mais como um teste) e comprei na plataforma do BTG, TESOURO SELIC 2031. O que me deixou perplexo foi uma pequena diferença entre o investido e o valor bruto. O valor investido foi de R$ 960,02, no entanto o valor bruto ficou de R$ 959,92 cerca de 0,01%, o valor é claro é ínfimo, mas eu fiquei curioso. 
CleanShot2025-02-25at22_32_00.png.3f9608c809e2e6a00c734be0a8540f9e.png

Outro ponto é que no BTG a informação tem uma pequena diferença, aqui um pouco maior de 0,058% uma diferença de 58 centavos. 

CleanShot2025-02-25at22_36_39.png.b43a8213e23c0fec0a1fa9a216fb5eee.png

Gostaria de entender a título de conhecimento.

CleanShot2025-02-25at22_40_37.png.9eb391466df9bf82227e22386aabbbca.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Não sei se eu entendi completamente as suas dúvidas

5 minutes ago, Willian Santa Rosa Rattis disse:

O valor investido foi de R$ 960,02, no entanto o valor bruto ficou de R$ 959,92 cerca de 0,01%, o valor é claro é ínfimo, mas eu fiquei curioso. 

Aqui, provavelmente, foi a marcação a mercado ajustando o valor do seu título. O Tesouro Selic tem liquidez diária e, apesar de acompanhar a taxa Selic, seu preço pode oscilar um pouco devido à marcação a mercado.

Isso acontece porque o Tesouro Direto ajusta os preços dos títulos com base nas taxas de negociação do dia. No seu caso, a taxa do Tesouro Selic 2031 pode ter aumentado um pouquinho logo após a sua compra, fazendo com que o preço do título caísse levemente.

No Tesouro Selic, essas oscilações são quase imperceptíveis porque a rentabilidade diária tende a compensar rapidamente pequenas variações. Então, com o passar dos dias, seu saldo bruto deve superar o valor investido

11 minutes ago, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Outro ponto é que no BTG a informação tem uma pequena diferença, aqui um pouco maior de 0,058% uma diferença de 58 centavos. 

Já a diferença de valores pelo btg, eu não sei o que aconteceu, pode ser questão de sincronização entre as plataformas ou algo assim

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Como comecei a pouco tempo na plataforma e para ser honesto não terminei ainda nem o módulo 3, resolvi então fazer uma graça (mais como um teste) e comprei na plataforma do BTG, TESOURO SELIC 2031. O que me deixou perplexo foi uma pequena diferença entre o investido e o valor bruto. O valor investido foi de R$ 960,02, no entanto o valor bruto ficou de R$ 959,92 cerca de 0,01%, o valor é claro é ínfimo, mas eu fiquei curioso. 

Normalmente isso é por causa da marcação a mercado, vc vai ver no módulo 4, como a Selic está alta esse valor varia, porém não se preocupe, ele vai pagar o contratado quando vencer.

Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Dione Zeviani disse:

Normalmente isso é por causa da marcação a mercado, vc vai ver no módulo 4, como a Selic está alta esse valor varia, porém não se preocupe, ele vai pagar o contratado quando vencer.

Mas se tratando de tesouro selic, como não é um pré-fixado o valor não deveria sofrer variações com a marcação a mercado, afinal o dinheiro rende a selic do dia ali.

Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Bom dia, @Willian Santa Rosa Rattis !

Tem um ponto que normalmente passa despercebido no Tesouro Selic que é com relação ao preço. Existe um preço de compra e um preço de venda do título. O preço de compra é aquele que é oferecido pelo Tesouro e é o qual pagamos para obter o título. Contudo, existe o preço de venda que é o preço pelo qual podemos vender nosso título em vista que o Tesouro garante a recompra. Para fins de evitar que investidores façam "trade" com essas compras, o preço de venda é menor para desestimular isso, além de cobrança de IOF e IR que são maiores nos primeiros momentos.

Outro conceito importante é que na prática o Tesouro Selic sofre de marcação a marcado sim. Mas é uma variação diária e tão pequena que praticamente não faz diferença. Por isso é comum dizer que o tesouro não sofre da marcação pois é uma variação minúscula.

Por fim, conclua que é perfeitamente normal um título de Tesouro Selic nesses primeiros dias ter essa diferença. Mas com o tempo conforme ele rende, ele se reajusta e se paga por assim dizer.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Willian Santa Rosa Rattis !

Tem um ponto que normalmente passa despercebido no Tesouro Selic que é com relação ao preço. Existe um preço de compra e um preço de venda do título. O preço de compra é aquele que é oferecido pelo Tesouro e é o qual pagamos para obter o título. Contudo, existe o preço de venda que é o preço pelo qual podemos vender nosso título em vista que o Tesouro garante a recompra. Para fins de evitar que investidores façam "trade" com essas compras, o preço de venda é menor para desestimular isso, além de cobrança de IOF e IR que são maiores nos primeiros momentos.

Outro conceito importante é que na prática o Tesouro Selic sofre de marcação a marcado sim. Mas é uma variação diária e tão pequena que praticamente não faz diferença. Por isso é comum dizer que o tesouro não sofre da marcação pois é uma variação minúscula.

Por fim, conclua que é perfeitamente normal um título de Tesouro Selic nesses primeiros dias ter essa diferença. Mas com o tempo conforme ele rende, ele se reajusta e se paga por assim dizer.

Espero que tenha ficado claro!

Muito interessante @Eddy Paulini de fato fiquei surpreso, pois, jamais imaginei que o TESOURO SELIC pudesse sofrer com a marcação a mercado, no entanto faz muito sentido. Na minha cabeça você colocaria um valor, vide exemplo 1.000 reais, e a partir dali ele estaria sendo reajustado pela SELIC (que também tem suas pequenas variações diárias) pelo que eu entendi. Eu imaginava que a tendencia era de subida, é claro que este fenômeno irá acontecer, no entanto eu acreditava ser Instantâneo. 

IMG_B2D5393AF42C-1.jpeg.d1f36f3c36bb97b543ab519523e666d6.jpeg

Estou fazendo experiências, esta do TESOURO SELIC já me ensinou alguma coisa 😄, muito obrigado novamente @Eddy Paulini você é brabo mesmo !

Editado por Willian Santa Rosa Rattis
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Para os investimentos no tesouro, na área logada, você consegue ver os valores do dia e as duas curvas, a contratada e a do mercado,

No caso do prefixado, se seu preço estiver acima, pode vender com lucro pois "o preço subiu"

Quando o preço esta abaixo (o preço baixou) seria a hora de comprar

tesourografico.png.13e36986bdaff92981605ea411888eae.pngtesourodados.png.01022dae474dcd2c0da82ee16f6bcca2.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Willian Santa Rosa Rattis disse:

Muito interessante @Eddy Paulini de fato fiquei surpreso, pois, jamais imaginei que o TESOURO SELIC pudesse sofrer com a marcação a mercado, no entanto faz muito sentido. Na minha cabeça você colocaria um valor, vide exemplo 1.000 reais, e a partir dali ele estaria sendo reajustado pela SELIC (que também tem suas pequenas variações diárias) pelo que eu entendi. Eu imaginava que a tendencia era de subida, é claro que este fenômeno irá acontecer, no entanto eu acreditava ser Instantâneo. 

IMG_B2D5393AF42C-1.jpeg.d1f36f3c36bb97b543ab519523e666d6.jpeg

Estou fazendo experiências, esta do TESOURO SELIC já me ensinou alguma coisa 😄, muito obrigado novamente @Eddy Paulini você é brabo mesmo !

Esse detalhe do Tesouro Selic realmente é pouco falado. Mas fica tranquilo que não tem perda de capital, nem nada. Entenda como um efeito inicial mesmo e depois seguirá rendendo a Selic normalmente. Passa uns 2 ou 3 dias e já deverá estar no positivo de novo haha

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Dione Zeviani disse:

On IOF é cobrado se vender, e sobre o lucro, não sobre o valor venal, se a diferença está sobre o venal é marcação a mercado.

Entendo que o IOF é cobrado mesmo senão tiver lucro. E vai diminuindo conforme os 30 dias vão passando. E se tiver a venda, de fato este desconto se torna real.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Para os investimentos no tesouro, na área logada, você consegue ver os valores do dia e as duas curvas, a contratada e a do mercado,

No caso do prefixado, se seu preço estiver acima, pode vender com lucro pois "o preço subiu"

Quando o preço esta abaixo (o preço baixou) seria a hora de comprar

tesourografico.png.13e36986bdaff92981605ea411888eae.pngtesourodados.png.01022dae474dcd2c0da82ee16f6bcca2.png

@Ricardo Ochoa Pachas pô bacana, depois irei dar uma olhada aqui, apesar

9 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Esse detalhe do Tesouro Selic realmente é pouco falado. Mas fica tranquilo que não tem perda de capital, nem nada. Entenda como um efeito inicial mesmo e depois seguirá rendendo a Selic normalmente. Passa uns 2 ou 3 dias e já deverá estar no positivo de novo haha

Sim, sim. Você tem razão, com eu havia comentado tinha ficado no mínimo curioso para entender e você deu uma aula, valeu demais sensacional, gostei muito da explicação. Abriu a minha mente ali.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Gení Ferreira Alves disse:

Entendo que o IOF é cobrado mesmo senão tiver lucro. E vai diminuindo conforme os 30 dias vão passando. E se tiver a venda, de fato este desconto se torna real.

Bom dia, @Gení Ferreira Alves !

O IOF e o IR serão sempre cobrados em cima do valor rendido. De fato estes percentuais de impostos vão diminuindo ao longo do tempo, cada um com seus respectivos valores, mas sempre são incididos sobre o valor rendido.

Link para compartilhar

• Criar novo...