Jump to content
  • 0

Como vocês guardam dinheiro para trocar de carro?

Francisco Rodriguez Antunes

Pergunta

Vamos supor que eu queira guardar R$ 1.000 reais por mês por uns 3-4 anos, pra daí usar o montante pra trocar de carro à vista.

Se eu coloco no CDB de liquidez diária mais alto do mercado, que é o do Sofisa, consigo 110% do CDI. Mas tem um detalhe que poucos falam: o Sofisa trata cada aplicação em liquidez diária como algo diferente uma da outra. Por exemplo, fiz doze aplicações mensais para trocar de computador. Quando fui sacar, tive que tirar uma por uma! Não tem uma maneira de mandar extrair tudo que foi aplicado para um mesmo objetivo.

Já se eu coloco tudo no "porquinho" do Banco Inter, é possível sacar tudo de uma vez. A desvantagem é que o rendimento é em média 100% do CDI. Para o cálculo de mil reais por uns 40 meses, isso dá uns 700 reais de diferença no montante total, o que não é um valor a se negligenciar.

Eu gostaria de saber o método de vocês, pra ver se essas são as melhores maneiras de se fazer isso :D

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Francisco Rodriguez Antunes disse:

Vamos supor que eu queira guardar R$ 1.000 reais por mês por uns 3-4 anos, pra daí usar o montante pra trocar de carro à vista.

Se eu coloco no CDB de liquidez diária mais alto do mercado, que é o do Sofisa, consigo 110% do CDI. Mas tem um detalhe que poucos falam: o Sofisa trata cada aplicação em liquidez diária como algo diferente uma da outra. Por exemplo, fiz doze aplicações mensais para trocar de computador. Quando fui sacar, tive que tirar uma por uma! Não tem uma maneira de mandar extrair tudo que foi aplicado para um mesmo objetivo.

Já se eu coloco tudo no "porquinho" do Banco Inter, é possível sacar tudo de uma vez. A desvantagem é que o rendimento é em média 100% do CDI. Para o cálculo de mil reais por uns 40 meses, isso dá uns 700 reais de diferença no montante total, o que não é um valor a se negligenciar.

Eu gostaria de saber o método de vocês, pra ver se essas são as melhores maneiras de se fazer isso :D

Bom dia, @Francisco Rodriguez Antunes !

Se você pretende trocar somente depois de uns 3 ou 4 anos mesmo, talvez pensar em títulos mais longos como um CDB prefixado ou IPCA+ para um vencimento neste período, pode valer a pena. Além de LCIs e LCAs quando estiverem faltando 1 ou 2 anos onde eles podem se beneficiar por conta de isenção do IR.

Agora se é pensando que o valor é resgatado antes, eu particularmente iria no bom e velho Tesouro Selic por conta de comodidade e segurança, mesmo que ele ficasse um pouco abaixo de um 110% de CDI.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Francisco Rodriguez Antunes disse:

Se eu coloco no CDB de liquidez diária mais alto do mercado, que é o do Sofisa, consigo 110% do CDI.

@Francisco Rodriguez Antunes complementando o @Eddy Paulini, cuidado com os títulos com boas rentabilidades, pois podem ser títulos com limitações em valor e prazo. Quando passa do valor, por exemplo de R$3mil, o excedente vai render os 100% do CDI, e/ou vai render o ofertado por 3 meses  e depois volta para 100% do CDI. São as letra miúdas.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...