Jump to content

Carteira de motorista

Recommended Posts

Bom dia galera! Tudo bom?

30 anos nas costas e finalmente vou tirar minha carteira de motorista, estou fazendo as aulas práticas mas fico sempre MUITO NERVOSA! e olha que eu gosto de dirigir, acho divertido, mas já quebrei 2 carros de conhecidos que estavam tentando me ensinar a dirigir e tenho muito receio de dirigir sem o professor do lado tomando conta.

Nem no kart eu sou boa para vocês terem noção, meus pais nunca tiveram carro também. Sei de aplicativos que simulam as rotas das provas, mas nunca fui a fundo.

Vocês que são motoristas, como foi esse processo?

• Brabo 4
Link para compartilhar

4 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

já quebrei 2 carros de conhecidos

@Luciana De Moura Afonso o que exatamente ocorreu? Curiosidade rsrsrs

6 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

30 anos nas costas e finalmente vou tirar minha carteira de motorista

Parabéns pela (quase) conquista, quando a CNH for emitida, aí sim é Parabéns completo rsrs Brincadeiras à parte, o nervosismo passa com o tempo. É prática mesmo. Agora, se os seus pais nunca tiveram carro, e você com 30 anos, também não, ter uma CNH e consequentemente, ter um carro, é um sonho ou uma necessidade?

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

30 anos nas costas e finalmente vou tirar minha carteira de motorista, estou fazendo as aulas práticas mas fico sempre MUITO NERVOSA! e olha que eu gosto de dirigir, acho divertido, mas já quebrei 2 carros de conhecidos que estavam tentando me ensinar a dirigir e tenho muito receio de dirigir sem o professor do lado tomando conta.

Nem no kart eu sou boa para vocês terem noção, meus pais nunca tiveram carro também. Sei de aplicativos que simulam as rotas das provas, mas nunca fui a fundo.

Oi, bom dia!!!

Eu adoro dirigir também, logo que fiz 18 já corri atras pra aprender... Pra ir perdendo o medo, meu pai me pegava nas horas mais ''dificeis'' e me colocava pra dirigir, mas ia junto... qdo tava chovendo... congestionamento... essas coisas assim. Mas antes disso, treinei bastante baliza em lugar calmo até pegar o jeito e a saída qdo o carro estava parado que pra mim era o mais dificil... Ai depois perdi o receio e foi que foi...kkkkk

Vai indo com calma mas sempre tentando treinar, rapidinho vc pega o jeito e toma coragem pra dirigir sozinha... estou torcendo por vc!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

Olá. Conduzir veiculos motorizados é algo complexo no começo mas ao longo do tempo torna-se uma fácil prática repetitiva, como qualquer novo processo que voce for aprender na vida. Como aprender a investir, por exemplo (rsrs). Se você não pratica condução há muito tempo, é justo ter umas aulas com profissionais, especialmente um (a) instrututor(a) que seja bem gentil, para deixa-la a vontate e superar o nervosistmo. Nervosismo é normal no começo e vai diminuindo com o tempo. Uma vez que você se sentir mais prática com essa rotina, o medo acaba. Esse nervosismo é o "medo" do novo. Após obter sua carta de motorista, sugiro dirigir em ambientes mais calmos da cidade, ou dias/horários menos agitados para ir superando o medo e desenvolver habilidades com mais calma. Conduzir em rodovias em horarios ou dias mais vazios também (se possível). Ao longo de 1 ano mais ou menos você vai lidar com isso "de olhos fechados". Digigir carro é como qualquer coisa na vida: aprendizado e prática. Depois disso, tudo fica simples.

Boa fortuna!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

Pode parecer que é só com você, mas a real é que todos que estão aprendendo a dirigir tem um medo absurdo ... DE DIRIGIR! kkkkkkkkk

Seja por bater, atropelar alguém ou alguma coisa, ou até mesmo de passar vergonha tentando estacionar ou subir uma ladeira.

Mas como tudo nessa vida, a prática ajuda muito.

Eu mesmo fiz muita cagada com o carro do meu pai, até ele não aguentar e exigir que eu comprasse o meu para ele ter paz KKKKKKKKKKKKK

Aos poucos você vai pegando habilidade e tendo noção de espaço ...

Pra resumir: Pratique direção e não se estresse com o pessoal que vai te xingar no transito (99% do pessoal que está dirigindo, ta puto com qqr coisa e vai querer descontar em vc)

• Brabo 1
Link para compartilhar

nao me orgulho mas tenho cnh a 20 anos, devo ter ficado com a cnh certinha uns 5 no maximo :(

atualmente estou ok, mas ja fui cassado, suspenso, ja fui parado pela policia com cnh vencida, ja fui guinchado
ja bati, ja bateram, devo ter tomado mais de 100 multas na vida, ja fiz reciclagem etc

hj sou um cara mudado ahuehaeua nao quero mais ter q fazer reciclagem e finalmente posso voltar a alugar carro qdo eu for viajar ahuha

bem vindo ao transito brasileiro

• HAHAHAHA 4
Link para compartilhar

Bom dia Luciana, tudo bem?

Primeiramente, parabéns por estar na finaleira da carteira!

Kart não é paramêtro para dirigir carro, não se preocupe com isso hahaha.

Já sou habilitado a alguns anos e meus pais também não tinham carro, na época, eu nunca havia dirigido um antes de fazer uma aula prática da auto escola, logo, aprendi tudo que sei nas aulas (ou depois delas KKK). 

Não tem muito o que fazer, se você está indo bem nas aulas, foca nisso e esquece o que aconteceu antes. Se puder, chegue somente para o horário da prova também, evita ver o pessoal fazendo e sendo aprovado ou eliminado 😐

• Brabo 2
Link para compartilhar

48 minutes ago, Giovanni Cunha disse:

Pode parecer que é só com você, mas a real é que todos que estão aprendendo a dirigir tem um medo absurdo ... DE DIRIGIR! kkkkkkkkk

Seja por bater, atropelar alguém ou alguma coisa, ou até mesmo de passar vergonha tentando estacionar ou subir uma ladeira.

Mas como tudo nessa vida, a prática ajuda muito.

Eu mesmo fiz muita cagada com o carro do meu pai, até ele não aguentar e exigir que eu comprasse o meu para ele ter paz KKKKKKKKKKKKK

Aos poucos você vai pegando habilidade e tendo noção de espaço ...

Pra resumir: Pratique direção e não se estresse com o pessoal que vai te xingar no transito (99% do pessoal que está dirigindo, ta puto com qqr coisa e vai querer descontar em vc)

eu acho q nada eh mais aterrorizante do que parar em ladeira com cambio manual enqto um carro cola na sua bunda

eu achava q nunca iria conseguir, dpois fica tudo tao automatico

e ai vc ve q dirigir é tao facil... aprende rapidinho

• Brabo 2
Link para compartilhar

A primeira vez que fiz o teste de direção fui reprovado pq deixei o freio de mão puxado. É extremamente comum ficar nervoso. O conselho mais idiota é o mais eficaz: Relaxa. A prova não quer dizer nada, no fim das contas. Só diz que vc foi capaz de fazer um teste aleatório que um burocrata definiu.

Depois que tirei a carteira de motorista, ainda fiz umas aulas para pegar as manhas. Morria de medo de bater o carro. morria de medo de machucar alguém no trânsito. Daí um conselho do meu pai me vinha à cabeça. o medo evita que vc faça besteira. Com o tempo e com a prática o medo passa, mas levou um tempo.

trinta anos depois vc nem lembra mais como funciona o carro, só começa a achar estranho que o painel "de repente" ficou borrado, o carro parece mais lerdo e vc pode parar na vaga de idoso, kkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hour ago, Luciana De Moura Afonso disse:

tenho muito receio de dirigir sem o professor do lado tomando conta

Receio de quê, exatamente?

Tá indo bem em tudo que a prova exige? Se não, faça mais aulas práticas. Melhor praticar mais pra estar mais habituada. Quando fui fazer o exame, tinha umas senhoras e senhores fazendo também. Tavam putos da vida por serem reprovados por "só esquecer de engatar a ré", e quase fizeram o carro subir um monte de terra que dava pra rua, kkkk. Não queriam fazer mais aulas, mas também não tavam aptos a andarem na rua. O melhor é praticar, depois de um tempo se torna igual andar, teu cerebro nem pensa pra fazer as coisas. Se der evite aprender com gente nervosa, pois vai te deixar mais nervosa ainda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Bom dia, tirei minha carteira na quarta tentativa kkk eu tinha muito receio se eu realmente sabia oque estava fazendo, tinha muito medo de matar alguém "ainda tenho" mas oque realmente lhe dá confiança é praticar sempre que puder, eu utilizava o carro para qualquer coisa que eu iria fazer só para ter prática, agora estou assim com a moto para adquirir experiência e poder ir trabalhar de moto.

• Brabo 2
Link para compartilhar

O que vejo hoje (minha filha e meus sobrinhos) é que as autoescolas não ensinam dirigir de verdade, só fazem o mínimo para vc conseguir passar na prova.

Para aprender a dirigir mesmo vai ter que ser no método de meter a cara e sair na rua, vai errar, se meter em roubadas, o importante é tentar errar pequeno para não ter um preju muito grande.

Qdo iniciei lembro que preferia dirigir sozinho do que acompanhado, sozinho ninguém via as M. que eu fazia e eu ficava mais tranquilo, acompanhando sempre o carona ficava tenso do lado, o que só me deixava mais nervoso.

• Brabo 3
Link para compartilhar

2 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Direção é 90% psicológico e 10% técnica

Não é nada muito complicado, é tipo andar de bicicleta, só que com alguns movimentos a mais.. kkkkk

Sério, é só colocar na cabeça que é algo simples, que não precisa ter medo ou nervosismo, que você consegue tirar a carteira. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

30 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse:

O que vejo hoje (minha filha e meus sobrinhos) é que as autoescolas não ensinam dirigir de verdade, só fazem o mínimo para vc conseguir passar na prova.

Para aprender a dirigir mesmo vai ter que ser no método de meter a cara e sair na rua, vai errar, se meter em roubadas, o importante é tentar errar pequeno para não ter um preju muito grande.

Qdo iniciei lembro que preferia dirigir sozinho do que acompanhado, sozinho ninguém via as M. que eu fazia e eu ficava mais tranquilo, acompanhando sempre o carona ficava tenso do lado, o que só me deixava mais nervoso.

Concordo. No início eu era muito inseguro. Mil vezes dirigir sozinho do que com alguém me julgando. 

Hoje em dia é piloto automático, só vai.

• Brabo 2
Link para compartilhar

8 horas atrás, Flavio Prado disse:

Parabéns pela (quase) conquista, quando a CNH for emitida, aí sim é Parabéns completo rsrs Brincadeiras à parte, o nervosismo passa com o tempo. É prática mesmo. Agora, se os seus pais nunca tiveram carro, e você com 30 anos, também não, ter uma CNH e consequentemente, ter um carro, é um sonho ou uma necessidade?

Hoje é um fetiche, mas como quero ser mãe daqui a alguns anos... Posso passar por esse processo com menos estresse e ter bastante tempo para praticar. Então assim: não colocar em risco essa criança imaginária 🤣

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

8 horas atrás, Flavio Prado disse:

Sobre os dois carros quebrados: 2 bati de frente, o primeiro sem muitos danos, só um amassado. O segundo carro bati de lado em um carro ESTACIONADO. 

O primeiro tive que pagar, o segundo o seguro cobriu e a amizade continuou kkkkkkkk

• HAHAHAHA 4
Link para compartilhar

Sobre os dois carros quebrados: 2 bati de frente, o primeiro sem muitos danos, só um amassado. O segundo carro bati de lado em um carro ESTACIONADO. 

O primeiro tive que pagar, o segundo o seguro cobriu e a amizade continuou kkkkkkkk

Digamos q vc deve ter uma pilotagem meio peculiar e arrojado

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

10 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Foi complicado, fiz simulador tudo(não ajudou muito), no fim a carta está lá e voltando aos poucos ao dirigir mesmo, no fundo acabamos dando ênfase na parte teórica e esquecendo da parte caótica, vulgo prática (que só piora ano ano).

• Brabo 2
Link para compartilhar

Eu, no dia que completei 18 anos, estava na autoescola as 8h para iniciar o processo, e lá se vão 30 anos disso.

No início tudo é esquisito e difícil. No primeiro dia que saí dirigindo "solo" fui atropelado por um ciclista maluco que veio me ultrapassar em uma curva e ele não fez a curva e acertou o meio do carro. Fiquei desesperado com a queda do maluco!!! Mas logo já parou um motociclista, que creio ter percebido minha "carta nova" pela cara de criança que tinha na época, e me ajudou. O ciclista atrapalhado, levantou me xingando, espanou a poeira do corpo e seguiu seu caminho passando reto na curva e sumiu!!! 

Depois disso tomei cagada da dona do carro, minha mãe, por ter sido atropelado por uma bike na primeira curva, segundo ela.

Depois passa e fica mais fácil!!! Boas aulas!!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

On 27/02/2025 at 07:26, Luciana De Moura Afonso disse:

Conclua as aulas práticas, passe no teste e depois como tudo nessa vida é prática.

Eu aprendi a passar no teste, passei, minha mãe/pai não tinha carro, mas nem por isso deixei de aprender, dirigir abre um leque de oportunidades, ajudar um parente, ser o motorista da rodada, possibilidades de trabalho e viagens, sair e chegar nos lugares no momento que desejar, independência, no período que todos mais jovens não querem ter carro, sequer habilitação.

E caso não tenha carro, tire sua habilitação, pq em algum momento ela será útil.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...