Jump to content
  • 0

Qual melhor lugar para guardar a reserva de emergência?

Eduardo Florentino Borges

Pergunta

Algumas semanas atrás acabei usando minha reserva para fazer uma reforma necessária em casa, agora ela está quase zerada e eu vou recomeçar a alocar, na opinião de vocês, qual seriam os melhores lugares? Acredito que todas opções devem ter uma liquidez diaria, afinal a finilidade é de ermergência...
No meu caso a minha reserva estava alocada em um CDB do banco inter, rendendo 100% do CDI, onde vocês guardam as suas?

• Brabo 3
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Eduardo Florentino Borges disse:

Algumas semanas atrás acabei usando minha reserva para fazer uma reforma necessária em casa

@Eduardo Florentino Borges vamos aos pontos certos , Reforma não é emergência , deveria vir de uma meta ou planejamento no seu orçamento !

e agora você fica sem reserva de emergência … vacilo amigo 

1 hour ago, Eduardo Florentino Borges disse:

No meu caso a minha reserva estava alocada em um CDB do banco inter, rendendo 100% do CDI, onde vocês guardam as suas?

Cdi liquidez diária em um bancao (Bradesco , Itaú , Santander ) que tenha agência física … tente dar uma focada nas aulas que falam de reserva de emergência antes de sair aportando 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Tentarei contribuir em algo.

42 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Eduardo Florentino Borges vamos aos pontos certos , Reforma não é emergência , deveria vir de uma meta ou planejamento no seu orçamento !

Dependendo da reforma pode ser, mas precisaria algo como caiu uma parede ou estourou um cano, caso contrario é falta de planejamento.

43 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

1 hora atrás, Eduardo Florentino Borges disse:

Cdi liquidez diária em um bancao (Bradesco , Itaú , Santander ) que tenha agência física … tente dar uma focada nas aulas que falam de reserva de emergência antes de sair aportando 

Seria bom tambem guardar algo em algum local da casa para o caso de alguma emergência e os bancos estiverem fechados, o @Raul disse que tem uma reserva guardada em casa, mencionou isso alguma live.

Revise tambem os conceitos de emergencia, e compartilhe com as pessoas ao seu redor, pode ser que tenha utilizado a reserva por pressão das pessoas falando tambem.

Deixo aqui tambem um reforço ao que o amigo @Henrique Magalhães disse, 

45 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

dar uma focada nas aulas que falam de reserva de emergência

Espero ter ajudado.

ps: nao conheço sua situação ou o contexto completo mas tentei dar um panorama com as informações que possuia.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

e agora você fica sem reserva de emergência … vacilo amigo 

Não era uma reforma opicional, por causa das diversas tempestades aqui no sul acabou quebrando uma boa parte do telhado da casa, de forma nenhuma isso foi opicional ou planejado

Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Eduardo Florentino Borges disse:

Não era uma reforma opicional, por causa das diversas tempestades aqui no sul acabou quebrando uma boa parte do telhado da casa, de forma nenhuma isso foi opicional ou planejado

@Eduardo Florentino Borges neste situação faz sentido o uso da reserva de emergência. O ideal seria, parte no Tesouro Selic 2031, parte na conta do bancão, se der para ser em um CDB com baixa automática, melhor, e parte em espécie em casa. 

Cuidado com CDB de liquidez diária, precisa olhar bem o Emissor para não correr o risco dele falir e você depender de ser reembolsado pelo FGC, o que demora entre 40 e 60 dias.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Eduardo Florentino Borges disse:

Algumas semanas atrás acabei usando minha reserva para fazer uma reforma necessária em casa, agora ela está quase zerada e eu vou recomeçar a alocar, na opinião de vocês, qual seriam os melhores lugares? Acredito que todas opções devem ter uma liquidez diaria, afinal a finilidade é de ermergência...

Nesse caso não tem muito para onde correr, fazer o feijão com arroz e paz.

Eu uso CDB 100% CDI, do ITAÚ.

A ideia é ter liquidez e não buscar grandes rentabilidade.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Eduardo Florentino Borges disse:

Olá,  Eduardo!

Que bom que você já possuía sua reserva de emergência para te socorrer nessa necessidade. 

E agora que estás se organizando para reconstruí-la, acredito que seja uma boa estratégia alocar uma parte dessa reserva no Tesouro Selic 2031, uma outra em um CDB de liquidez diária em um Bancão que tenha agência física na região e de fácil acesso e outra parte em espécie (embaixo do colchão,  literalmente). 

A ideia é garantir que terás o recurso necessário no caso de uma emergência. Nesse caso, o foco não é a rentabilidade.

Link para compartilhar

• Criar novo...