Jump to content
  • 0

TESOURO SELIC - MARCAÇÃO A MERCADO

Thais Marcuci

Pergunta

Pessoal, uma dúvida bem honesta, apesar de tudo que li, reli, assisti, etc...
A orientação que recebemos é pra deixar o dinheiro no Tesouro Selic até saber qual rumo dar pra ele. 

Como funciona a marcação a mercado nele?
Corre o risco de bem no momento de eu precisar resgatar, perder dinheiro?
Pq quando colocamos $$ no tesouro da pra acompanhar pela corretora a movimentação e muitas vezes tá negativo. 

Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde @Thais Marcuci!

Entendo sua preocupação, e ela é bem comum quando começamos a investir. Vamos esclarecer:

1. Como funciona a marcação a mercado no Tesouro Selic?

A marcação a mercado é a atualização do valor das cotas com base nas condições do mercado. No caso do Tesouro Selic, essa variação é mínima, pois ele é um título de curto prazo e altamente líquido. Na prática, o preço das cotas quase sempre fica muito próximo de 100% do valor investido.

2. Corre o risco de perder dinheiro no resgate?

Na grande maioria dos casos, não. O Tesouro Selic foi criado justamente para ser um investimento seguro e sem surpresas. Mesmo que você veja oscilações negativas no curto prazo (ao acompanhar pela corretora), essas variações tendem a se ajustar rapidamente. Além disso, como ele rende diariamente a Selic, qualquer "perda" temporária é compensada pelo rendimento contínuo.

3. Por que às vezes aparece negativo na corretora?

Isso acontece por causa da marcação a mercado. Se houver uma alta momentânea nos juros básicos, o preço das cotas pode cair ligeiramente. Mas, como o Tesouro Selic é atrelado à Selic, ele rapidamente "recupera" esse valor com os rendimentos diários. Ou seja, não é uma perda real, mas sim um reflexo temporário do mercado.

Conclusão:

O Tesouro Selic é ideal para reserva de emergência porque o risco de perder dinheiro no resgate é praticamente zero. As oscilações negativas que você vê são insignificantes e não impactam seu capital no longo prazo. Pode ficar tranquila! :classic_biggrin:

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Fabio Gomes De Lima#9682 disse:

3. Por que às vezes aparece negativo na corretora?

Isso acontece por causa da marcação a mercado. Se houver uma alta momentânea nos juros básicos, o preço das cotas pode cair ligeiramente. Mas, como o Tesouro Selic é atrelado à Selic, ele rapidamente "recupera" esse valor com os rendimentos diários. Ou seja, não é uma perda real, mas sim um reflexo temporário do mercado.

Se eu resolver/precisar resgatar bem no nomento que ta aparecendo negativo na corretora, vou resgatar menos do que aportei?

Minha preocupação é no curto prazo.
Vou explicar o pq. A minha emergência esta em andamento, ou seja, eu posso precisar desse dinheiro num prazo inferior a 30 dias, a depender da evoluação do quadro de saúde de minha mãe. 

Acredito que nesse caso seja melhor então eu deixar num CDB de liquidez diária do que no tesouro selic.
O que acham?

Link para compartilhar

• 0

Eu particularmente gosto de dividir a minha reserva de emergência em lugares diferentes, justamente por causa dessas particularidades de cada investimento. Hoje eu tenho parte em CDI diário de um banco digital, parte em Tesouro selic, parte em CDI diário de um bancão e parte livre na conta do bancão.

Vale lembrar que o objetivo da reserva de emergência não é de render juros, é de estar disponível para as emergências. O redimento é só um adicional.

No seu caso, como está negativo na corretora, se retirar hoje, acredito que vai retirar o que está registrado mesmo. Mas nos dias seguintes já deve voltar pro positivo.

Link para compartilhar

• 0

Opaaa, vamos lá,

1. Se eu resgatar quando está negativo, vou perder dinheiro?

Sim, tecnicamente é possível, mas é algo extremamente raro no Tesouro Selic. A marcação a mercado pode mostrar um valor negativo momentâneo, mas isso só impactaria seu resgate se você precisar sacar o dinheiro exatamente no pior momento (o que é muito improvável). Mesmo assim, estamos falando de perdas mínimas, como alguns centavos para cada R$ 100 investidos.

2. Nesse caso, é melhor optar por um CDB de liquidez diária?

Sim, nessa situação específica, um CDB de liquidez diária pode ser uma escolha mais adequada. Aqui estão alguns motivos:

- Sem marcação a mercado: O valor do CDB não oscila conforme o mercado, então você sempre resgata pelo menos o valor que aplicou (ou mais, dependendo dos juros acumulados).

- Liquidez garantida: Assim como o Tesouro Selic, o CDB de liquidez diária permite resgates rápidos.

- Rendimento similar ou superior: Muitos CDBs de liquidez diária oferecem rendimentos próximos ou até maiores que a Selic, especialmente aqueles com taxas acima de 100% do CDI.

3. O que eu recomendo?

Dado que você pode precisar do dinheiro em um prazo muito curto (inferior a 30 dias) e quer evitar qualquer risco, um CDB de liquidez diária é uma alternativa mais segura para o momento. Além disso, ele elimina a preocupação com oscilações negativas.

Mas atenção, verifique as condições do CDB antes de migrar:

- Certifique-se de que ele tem liquidez diária.

- Confira a taxa de rendimento (procure algo igual ou superior a 100% do CDI).

- Prefira bancos ou instituições financeiras sólidas, com boa reputação.

Link para compartilhar

• 0
50 minutes ago, Thais Marcuci disse:

Pessoal, uma dúvida bem honesta, apesar de tudo que li, reli, assisti, etc...
A orientação que recebemos é pra deixar o dinheiro no Tesouro Selic até saber qual rumo dar pra ele. 

Como funciona a marcação a mercado nele?
Corre o risco de bem no momento de eu precisar resgatar, perder dinheiro?
Pq quando colocamos $$ no tesouro da pra acompanhar pela corretora a movimentação e muitas vezes tá negativo. 

Boa tarde, @Thais Marcuci !

Apenas complementando nossos amigos.

O Tesouro Selic na íntegra, tem marcação a mercado. Mas é uma variação muito pequena e que é corrigida diariamente. Com isso, como é uma variação quase insignificante, é comum dizer que o Tesouro Selic não tem marcação.

As vezes é visto um valor negativo nos primeiros dias após a compra. E isso é normal pois existe um detalhe que muitos não sabem ou passa despercebido. O Tesouro possui dois preços. Um preço de compra e um preço de venda. O preço de compra é aquele que pagamos na compra do título. O preço de venda é o preço que o próprio Tesouro coloca para comprar seu título de volta afinal, quem garante a recompra e a liquidez do títulos é o próprio Tesouro. Para evitar que exista um "trade" nos títulos do tesouro, o mesmo cria artifícios para que isso possa minado e o investidor manter o dinheiro investido mais tempo possível e estabelecer um preço de venda para o investidor que é menor que o preço de compra que ele pagou é uma forma.

Mas depois de uns dias esse valor se reajusta, tem a rentabilidade que vai acumulando diariamente no titulo e tudo fica certo.

E por vim, só um adendo para reforçar: IR e IOF são cobrados em cima do valor rendido e nunca do capital investido. Ou seja, olhando para essas deduções não existirá perda de capital. Só diminui a rentabilidade.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
13 minutes ago, Fabio Gomes De Lima#9682 disse:

2. Nesse caso, é melhor optar por um CDB de liquidez diária?

Sim, nessa situação específica, um CDB de liquidez diária pode ser uma escolha mais adequada. Aqui estão alguns motivos:

- Sem marcação a mercado: O valor do CDB não oscila conforme o mercado, então você sempre resgata pelo menos o valor que aplicou (ou mais, dependendo dos juros acumulados).

- Liquidez garantida: Assim como o Tesouro Selic, o CDB de liquidez diária permite resgates rápidos.

- Rendimento similar ou superior: Muitos CDBs de liquidez diária oferecem rendimentos próximos ou até maiores que a Selic, especialmente aqueles com taxas acima de 100% do CDI.

@Fabio Gomes De Lima#9682 @Thais Marcuci o IOF é cobrado em qualquer título de renda fixa ou Tesouro Direto, portanto, neste quesito, não faz diferença ser um CDB de liquidez diária ou um Tesouro Selic.

Vale lembrar que entre um CDB de liquidez diária e o Tesouro Selic é muito mais seguro colocar no Tesouro Selic, pois o Emissor do CDB pode falir e você vai precisar aguardar o FGC reembolsar o valor. A diferença de rentabilidade entre eles é praticamente nenhuma, mas o risco é.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Fabio Gomes De Lima#9682 disse:

Uma dúvida então,

Se estivermos falando de grandes brancos que tem mais de 100 anos de história no Brasil, ainda assim o risco é um fator determinante na hora da análise?  Ex de banco: BB

Isso sem levar em conta a rentabilidade oferecida, apenas a questão do risco mesmo...

Boa tarde, @Fabio Gomes De Lima#9682 !

Em geral existe sim um risco mas menor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Fabio Gomes De Lima#9682 disse:

Uma dúvida então,

Se estivermos falando de grandes brancos que tem mais de 100 anos de história no Brasil, ainda assim o risco é um fator determinante na hora da análise?  Ex de banco: BB

Isso sem levar em conta a rentabilidade oferecida, apenas a questão do risco mesmo...

@Fabio Gomes De Lima#9682 o risco é do Emissor do CDB e não do banco por onde você comprou o CDB, então se o Emissor for o BB, há risco como disse o @Eddy Paulini, porém é bem menor, pois o Governo vai colocar dinheiro nele para não quebrar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...