Jump to content

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
16 minutes ago, Matheus Pinheiro Barbosa disse:

Olá, pessoal! Estou analisando a SANEPAR para adicioná-la à minha carteira, mas estou em dúvida entre comprar SAPR11 ou SAPR4.

Considerando a liquidez diária, a SAPR4 tem cerca de 8 milhões, enquanto a SAPR11 apresenta 23 milhões. No entanto, o dividend yield (DY) da SAPR4 é ligeiramente superior, sendo 5,89% contra 5,71% da SAPR11.

Por conta desse DY maior, estou inclinado a escolher a SAPR4, já que sua liquidez ainda me parece razoável. O que vocês acham? Há algum outro fator que eu deveria considerar nessa escolha?

Oi, Boa noite.

Eu pegaria a que estivesse pagando aluguel pelas ações, ajuda a pesar menos na carteira a falta de  dividendos.

Espero ter ajudado.

• Brabo 4
  • 0
Postado
2 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Matheus Pinheiro Barbosa !

Comece avaliando o tag along. Temos muitos casos onde, por exemplo, as ações PN não possui tag along e acaba tendo apenas nas ações ON.

Isto leva a um segundo ponto que é verificar a liquidez dos papeis. No exemplo acima quando a PN não tem tag along e a ON tem, a ON normalmente tem baixíssima liquidez o que pode resultar em grandes oscilações de preço bem como dificultar a entrada e/ou saída do papel devido ao volume negociado. No caso da Sanepar, na minha opinião ambos os papeis que você mencionou tem uma liquidez boa.

Por fim, você verificar também o preço de qual está mais em conta de acordo com seus aportes.

Para avaliar units além de observar o tag along e a liquidez é importante também avaliar o preço mas avaliamos da seguinte forma:

Quando falamos das units de uma empresa elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.

O fator principal para se observar em ações unit é seu preço. Uma vez que uma unit eu uma composição de ações ON e PN (é necessário olhar no estatuto da empresa como é a composição da unit dela, ou seja, quantas ações PN e quantas ações ON cada unit tem). Assim você poderá comparar os preços e ver se sai mais barato uma ação unit ou comprar as ações separadamente. Um exemplo fictício abaixo para entender a conta:

SARD3 R$10

SARD4 R$5

SARD11 (composta por 1 SARD3  e 3 SARD4) 

Se SARD11 estiver sendo negociada acima de R$ 25, você estaria pagando a mais do que comprar as ações separadamente ;

Agora se SARD11 estiver abaixo dos R$25, você estaria comprando um pacote de ações "com desconto".

Espero que ajude!

@Eddy Paulini, como vc disse, o fator principal a se observar nas unit é o preço, então basta comparar o P/VP, certo?

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)

A discussão estava parada, mas como estava estudando abrir posição em Sanepar, vou agregar minha visão.
Nesse momento:
SAPR3 - 5,62
SAPR4 - 5,39
SAPR11 - 26,98

Só nesse ponto já temos uma grande diferença de aproximadamente 4% de desconto da PN para ON.
Outro ponto é que as ações PN(Preferencial), como o nome já sugere, são ações que tem preferência no recebimento de dividendos. 

SAPR3 - DY 4,91% 
SAPR4 - DY 5,81%
SAPR11 - DY 5,62%

Ou seja, além de mais barato, percentualmente falando você tem um recebimento em relação ao capital investido maior.

Se puxarmos o P/VP vemos que a SAPR4 está mais descontada:

SAPR3 - P/VP 0,84
SAPR4 - P/VP 0,78
SAPR11 - P/VP 0,79

SAPR11 é composto por 1 ON e 4 PN, logo não tem porque colocar dinheiro a mais p/ levar essa SAPR3 de bobeira se você não interesse em ter participação no controle da empresa, dinheiro este que pode ser revertido em outra ação PN, pagando mais barato e com percentual maior.

Se for abrir uma posição de 1000 ações da SAPR3 te custaria 5620,00 com esse mesmo orçamento você compraria 42,67 ações a mais de SAPR4.

Outro quesito é a liquidez, volume de negociações, SAPR11 tem muito mais liquidez que SAPR4, mas há menos que você vá abrir uma posição milionária a liquidez de SAPR4 é suficiente para movimentar-se. 

Enfim, 
Decidi abrir a posição em SAPR4. Não é recomendação, cada um faça seu juízo de valor. rsrs

Editado por Bruno Alexandre Gadelha Galvão
P/PV estava invertido. Agora faz sentido o que está escrito.
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...