Jump to content

• 0

Prova de Conceito: Planilha de Cálculo de Oportunidade de Marcação à Mercado em Tesouro

Artur Barbosa

Pergunta

Fala pessoal, bão?

Fiz esse post lá em Renda Fixa, mas ficou bloqueado, sendo assim, vou respostar aqui.
Talvez tenha ficado bloqueado por causa do link, então se alguém precisar do link, me manda no privado que envio. Se algum moderador puder colocar o link, também é uma boa.

É minha primeira publicação aqui, então ainda não sei bem como essa ferramenta funciona, mas estava assistindo a Aula 7 do Módulo 3 e o @Raul disse que a calculadora é sua amiga e não tem um jeito mais fácil, pois bem, topei o desafio... se bem que também é uma calculadora, mas vamos lá.

ATENÇÃO: NÃO ME RESPONSABILIZO, ESSA PLANILHA É UM TESTE DE CONHECIMENTO E AINDA PRECISA SER REAVALIADO.

Bom, mas eu preciso de vocês para testar e achar os bugs... lógico, só assisti uma vez a aula, sou noob!

Criei uma planilha e vou compartilhar aqui com vocês o link. Para usar, você vai precisar cirar uma cópia abrindo o link e indo em Arquivo / Fazer uma cópia. O link eu deixo no final.

image.png.10e17a62d0caf0a4e5c37409a086413e.png

Conhecendo a Planilha

No campo A1 eu deixei a fórmula =now() ou =agora(), depende do seu navegador, mas isso sempre irá trazer a data atual para o cálulo dos meses, dias, etc; Se quiser fazer um teste com alguma data anterior, basta mudar esse campo, mas não esqueça de voltar para o cálculo ficar correto atualmente.

Nos campos abaixo da data atual, temos a tabela de IR que será usado no cálculo.

image.png.66d5cb7782fffa1f869f2f7995a959b6.png

Há algumas colunas ocultas com os cálculos que, se precisar, pode abrir e avaliar os cálculos feitos, qualquer erro, me avisa aqui, por favor.

Muito bem, os campos em amarelo, são os campos que devem ser preenchidos.

image.png.72d978319eaf611bdcff1a765c745cc0.png

• Vencimento - Campo com a data de vencimento do título
  • Data Compra - Deve ser preenchido com a data da compra do título
  • Jutos Anual (Investimento) - Com a rentabilidade contratada. ATENÇÃO: Só digite os números e não coloque % ou o cálculo dará errado
  • Valor Investido - É o valor que foi investido na época, o que você pagou
  • Valor Atual - Nesse caso é o valor total dos títulos agora, o que ele avalia no Gráfico da Aula
  • Juros Anual (Oportunidade) - Quando buscar uma nova oportunidade, basta colocar ali o juros da oportunidade para a planilha avaliar se é um bom negócio realocar. ATENÇÃO: Só digite os números e não coloque % ou o cálculo dará errado

A coluna "% do Contrato" calcula quantos porcento do contrato já foi atingido, e os 80% lá em cima é o limite superior, ou seja, se o investimento atingir 80% ou mais do contrato, ele ficará verde, pois o Raul disse que nesse caso, se muito antes do final, compensa vender e buscar oportunidades, mesmo que futuras deixando na SELIC.

A planilha já irá mostrar em vermelho ou verde o valor futuro da oportunidade.

Verde para ganho e vermelho para perda.

Espero que não esteja muito errado isso... :D

Se quiserem o link, como disse, basta me pedir no privado.

Forte abraço.

Link para compartilhar

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Posted Images

0 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

Ninguém respondeu essa pergunta ainda, alguém do time da AUVP vai responde-la em breve.

• Criar novo...