Henrique Augusto De Sousa Conrado Pontes Postado Sábado às 15:12 Compartilhar Postado Sábado às 15:12 Talvez esse tema só chame a atenção de advogados e contadores, pois discutir sobre impostos não é algo muito interessante para a maioria das pessoas (eu, particularmente, gosto kkkk). Estava esses dias lendo o texto da reforma tributária, mais especificamente a parte que trata, de forma básica, sobre a uniformização do ICMS e do ISS em um imposto único, o IBS. A alíquota desse imposto será definida pela União, representando um ato de centralização tributária até então nunca visto. Vejo isso com certa preocupação, pois uma consequência bem clara dessa centralização é a de provocar uma concentração ainda maior do setor industrial nos polos já consolidados do Sul e Sudeste. Uma vez que, sem os incentivos fiscais que os municípios e estados concediam, praticamente não haverá atrativos para a industrialização no Nordeste, por exemplo. As consequências disso são muitas, mas, para evitar entrar em discussões políticas, destaco apenas duas: Aumento da migração da já escassa mão de obra qualificada dos estados menos industrializados. Maior dependência desses estados de programas de assistência social do Governo Federal, o que resultará em queda no consumo, produtividade e, a longo prazo, aumento de impostos. Sou advogado e não analista, mas acredito que isso gerará um impacto direto no mercado, especialmente no de fundos imobiliários (como XPML11, SNEL11, SNLG11, só para citar alguns exemplos). Temos de 2026 até 2033 para nos adaptar. Alguém discorda ou vê algum ponto que eu não percebi? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado Sábado às 18:45 Compartilhar Postado Sábado às 18:45 3 horas atrás, Henrique Augusto De Sousa Conrado Pontes disse: Vejo isso com certa preocupação, pois uma consequência bem clara dessa centralização é a de provocar uma concentração ainda maior do setor industrial nos polos já consolidados do Sul e Sudeste. Uma vez que, sem os incentivos fiscais que os municípios e estados concediam, praticamente não haverá atrativos para a industrialização no Nordeste, por exemplo. Neste ponto aqui eu entendo que , mesmo hoje já se concentram indústrias e mais ofertas de empregos nos polos Sul e Sudeste ! Então neste sentido não teremos muitas novidades ! Infelizmente Nordeste já não tem atrativos fiscais , até entendo que deveria principalmente profissionalização e estruturalmente em Turismo, daria pra ser o berço de praias turísticas do mundo , mas para ser isso deveria haver um senhor investimento em quase tudo … de infra estrutura a segurança , profissionalização de setores do turismo etc … opinião leiga minha que vejo que o nordeste não se aproveita nem do que ele mais tem a oferecer cultura e turismo … já sul e sudeste sabe bem como usufruir dos polos industriais ! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Augusto De Sousa Conrado Pontes Postado Sábado às 19:22 Author Compartilhar Postado Sábado às 19:22 28 minutes ago, Henrique Magalhães disse: Neste ponto aqui eu entendo que , mesmo hoje já se concentram indústrias e mais ofertas de empregos nos polos Sul e Sudeste ! Então neste sentido não teremos muitas novidades ! Infelizmente Nordeste já não tem atrativos fiscais , até entendo que deveria principalmente profissionalização e estruturalmente em Turismo, daria pra ser o berço de praias turísticas do mundo , mas para ser isso deveria haver um senhor investimento em quase tudo … de infra estrutura a segurança , profissionalização de setores do turismo etc … opinião leiga minha que vejo que o nordeste não se aproveita nem do que ele mais tem a oferecer cultura e turismo … já sul e sudeste sabe bem como usufruir dos polos industriais ! Sou Nordestino e concordo completamente. Nunca aproveitamos as nossas vantagens. Quanto aos incentivos, recentemente tivemos investimentos massivos em produção e transmissão de energia eólica e solar e também mineração de metais e pedras preciosas e scheelita e é como você disse tudo isso depende bastante de infraestrutura. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts