Daniel Pauli De Souza Postado Domingo às 20:09 Compartilhar Postado Domingo às 20:09 Me encontrei um pouco entediado e sem nada pra fazer, então resolvi vir aqui e fazer uma reflexão sobre um assunto, que me deixa meio puto, só pra ver... Vi um tal coach por aí falando sobre sua rotina de leitura (mais um daqueles que nunca realizou nada, mas quer te ensinar o caminho das pedras). Segundo ele, em 2024 o mesmo teve uma média de 1,5 livros lidos por semana. Na minha percepção, a maneira como ele aborda o assunto é para mostrar como ele é intelectual e bem sucedido, insinuando que se você quer conquistar algo, faça como ele. Não vou nem entrar no mérito de que: com certeza, a leitura é um excelente exercício para o cérebro, boa escrita, interpretação, oratória, etc. Na realidade, eu não vejo mal nenhum em ler muito. Mas vender isso como um produto para uma mudança de vida cheia de conquistas? Fico imaginando que tipo de leitura esse indivíduo consome? Ele consegue colocar em prática os 78 livros que leu no ano? Ele se quer consegue se lembrar e conversar sobre o conteúdo que leu? Ele se quer realmente entendeu a mensagem do autor? Acho que pra vida, saber filtrar o que se lê, o que se escuta, conselhos e principalmente QUEM vos fala, é mais importante que ler 78 livros no ano. O cemitério dos fracassados é silencioso e cheio de boas intenções que nunca se transformaram em ações. Estude sim, planeje muito, mas não seja um obeso mental. A teoria só se transforma em sabedoria se for aplicada. Nenhum político vai mudar sua vida por você, ninguém vai mudar sua vida por você. Se mexa, meu caro. Nenhum livro vai mudar sua vida, o que vai mudá-la é o que você decide fazer com o conteúdo que leu. Muito sucesso pra quem leu até aqui e já não aguenta mais esses coachs também. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Domingo às 22:22 Compartilhar Postado Domingo às 22:22 @Daniel Pauli De Souza vejo que é mais um cenário que dizem "todo dia sai um besta e um malandro na rua. Quando se encontram, da negócio". Partilho da mesma opinião que você. Ler é muito bom, tanto para conhecimento como para se entreter, para melhorar vocabulário, escrita, enfim. Tem um mundo véio de benefícios. Agora, 1 livro por semana... Óbvio que falarei de acordo com minha realidade. Mas quem lê tudo isso... Se for tudo para entretenimento, a pessoa não trabalha. Se for livro técnico para adquirir conhecimento, tem muita coisa que não daria para absorver em uma semana e colocar em prática. Falo pelo menos da minha área que é a gastronomia. E como você bem disse, em uma média de 78 livros no ano, quanto tempo perdido não ter com conteúdo que no final não vai agregar em algo? Realmente, bullshit de coach isso aí. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Domingo às 22:50 Compartilhar Postado Domingo às 22:50 Acredito que essa meta seja factível para quem tem tempo livre e uma rotina mais flexível. No meu caso, a meta é ler 12 livros por ano. Se eu cumpro, ótimo. Se não, paciência. O mais importante é seguir firme no hábito, porque sei o quanto a leitura me acrescenta. Por mais que hoje exista um monte de conteúdo em vídeo, resumos prontos e opiniões rápidas por aí, a experiência de sentar e absorver um livro, no seu ritmo, continua sendo única. É ali que a gente reflete, organiza as ideias e cresce de verdade. Ler 78 livros no ano, aportar 600 mil de uma vez só, viver viajando ou curtir os cinco dias de carnaval pode até ser a vida ideal (ou possível) para algumas pessoas. Principalmente na internet, onde a gente vê de tudo — mas, muitas vezes, é só uma vitrine montada para vender uma vida perfeita, sem problemas. Na prática, a realidade é bem diferente: tem gente tomando banho frio porque não tem opção, acordando às cinco da manhã porque precisa e pegando condução lotada, na ida e na volta, todos os dias. Hoje a gente vive em bolhas. E eu me incluo nessa. Seguimos quem queremos, ouvimos só o que nos interessa, e os algoritmos tratam de reforçar esse ciclo. Por isso, escolher bem o que a gente lê, escuta e acompanha é mais importante do que nunca. O tempo que a gente dedica a um bom livro, um filme que te faz pensar ou uma caminhada que esvazia a cabeça é valioso demais. Para quem investe — e para quem quer construir algo sólido —, saber quando é hora de agir e quando é hora de simplesmente viver é tão importante quanto ficar ligado nas últimas notícias ou buscar a próxima oportunidade. Nem tudo precisa ser pra ontem. Uma das maiores lições que aprendi nesses 38 anos é que o foco deve ser melhorar a si mesmo e ser exemplo. Não porque alguém vai perceber ou aplaudir, mas porque é o certo a se fazer. E se ninguém notar, tá tudo bem. No fim, a tranquilidade de saber que você está fazendo a sua parte já vale muito. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alessandro Viale Postado Segunda-feira às 00:59 Compartilhar Postado Segunda-feira às 00:59 Dificil é ter um tempo ocioso pra isso kkkkkkkkkk Mas leio sempre, sem ter um tempo determinado para terminar, pois geralmente no meu tempo "livre" estou estudando. Lendo coisas de estudo na minha área ou de investimentos. Acho melhor pegar um livro pra ler e ler sem ter um tempo certo de terminar, mas estipular como exemplo 10 pág por dia ou alguma coisa assim, dependendo do seu tempo pra isso. O négocio é não parar de aprender! ler livros que não agrega em nada é perder tempo! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado Segunda-feira às 02:23 Compartilhar Postado Segunda-feira às 02:23 Minha opinião sobre esse coach está junto com a sua, ler não é o sinônimo de sucesso. Acredito que você não precisa de muito tempo ocioso para ler 1 livro por semana, nos acostumamos a preencher a rotina com um milhão de coisas e por isso menosprezamos o que 1 hora de leitura pode fazer. Um livro não tem que ser técnico para ser proveitoso, do contrário não incentivaríamos as crianças a ler. Os benefícios de ler por prazer não desaparecem quando fazemos 18. Ler estimula a criatividade e aprimora a comunicação, e não são essas duas habilidades bem valorizadas hoje em dia? Eu só quis me contrapor alguns argumentos, porque senti que estávamos a ponto de demonizar a leitura. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts