Jump to content
  • 0

Duvida sobre IPCA + Com juros semestrais

Mateus Augusto De Souza

Pergunta

Sei que na aula o Raul comentou que isso acabava comprometendo a rentabilidade de certa forma, mas eu fiquei com essa duvida:

Vale a pena se eu pegar um que vence daqui a muito tempo? Mesmo a tabela de IR sendo descontada de uma forma mais pesada nos primeiros 2 anos, os outros anos que o dinheiro ficaria rendendo não valeriam a pena? 

Eu estou na fase de acúmulo, e antes de começar o curso, comprei um desse que vence daqui uns 10 anos, queria entender se existe alguma forma disso compensar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
39 minutes ago, Mateus Augusto De Souza disse:

Sei que na aula o Raul comentou que isso acabava comprometendo a rentabilidade de certa forma, mas eu fiquei com essa duvida:

Vale a pena se eu pegar um que vence daqui a muito tempo? Mesmo a tabela de IR sendo descontada de uma forma mais pesada nos primeiros 2 anos, os outros anos que o dinheiro ficaria rendendo não valeriam a pena? 

Eu estou na fase de acúmulo, e antes de começar o curso, comprei um desse que vence daqui uns 10 anos, queria entender se existe alguma forma disso compensar.

Boa noite, @Mateus Augusto De Souza !

Títulos com pagamentos de juros periódicos tem um outro problema além do IR mencionado nas aulas.

Por mais que depois de 2 anos vocês se enquadre na menor alíquota, é preciso levar em consideração o risco do reinvestimento.

Títulos que pagam juros periódicos precisam que o investidor ponha a mão para fazerem os juros compostos funcionarem. Como o valor rendido volta para o investidor periodicamente, cabe a ele reinvestir esse valor. Mas vamos pensar em um cenário hipotético. Você investe em um prefixado a 14%a.a. que paga juros semestralmente. Ou seja, a cada seis meses você precisa reinvestir o valor auferido para fazer os juros compostos trabalharem. Mas existe o risco de você não achar um título que pague idealmente pelo menos os mesmos 14%a.a. Suponha que você reinvista em um título a 11% que foi o melhor que achou. Os juros compostos estarão funcionando mas em menor velocidade. Consequentemente isso afeta sua rentabilidade.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Ola Eddy, tudo certo? 

Acredito que eu entendi sim o que você quis dizer, faz total sentido.

O investimento em questão que eu comprei são

IPCA + 7,65 ao Ano apliquei um valor de R$1,949.80 Esse vence em janeiro de 2035

IPCA + 7,68 ao Ano apliquei um valor de R$5,964.63 Esse vence em janeiro de 2035

Eu estou bem no inicio ainda, mas, pelo pouco das aulas que eu fiz, nesses casos o indicado seria que:

Eu esperasse o prazo de vencimento de cada um desses títulos e utilizasse os juros semestrais para investir em aplicações mais inteligentes correto?

Até porque, como você disse, a taxa desses títulos pode mudar, e eu provavelmente conseguiria aplicações que possam me gerar mais que isso dependendo da oportunidade 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Mateus Augusto De Souza !

12 horas atrás, Mateus Augusto De Souza disse:

Eu estou bem no inicio ainda, mas, pelo pouco das aulas que eu fiz, nesses casos o indicado seria que:

Eu esperasse o prazo de vencimento de cada um desses títulos e utilizasse os juros semestrais para investir em aplicações mais inteligentes correto?

Correto. Como você está na fase de acúmulo de patrimônio, podemos dizer que obrigatoriamente você precisa reinvestir os juros para fazer a bola de neve. E no mínimo carregar os títulos até o vencimento. Pode ser que no meio do caminho você consiga fazer uma marcação a mercado. Mas aqui fica um adendo que normalmente ela é vantajosa à partir de 2 anos da sua compra justamente pela alíquota do IR. Quando ela chega no menor patamar, aí pode observar se compensa uma marcação. E para que ela seja realmente efetiva, você precisa ter também um título com uma rentabilidade maior para reinvestir o valor.

12 horas atrás, Mateus Augusto De Souza disse:

Até porque, como você disse, a taxa desses títulos pode mudar, e eu provavelmente conseguiria aplicações que possam me gerar mais que isso dependendo da oportunidade 

A questão é que eventualmente você vai conseguir fazer boas aplicações a taxas maiores e ora serão feitos em taxas menores.

Faz parte do risco do reinvestimento que comentei anteriormente.

Espero que ajude! E se ainda restou alguma dúvida, já sabe  =)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...