Jean Marcell Frigo Postado 20 horas atrás Compartilhar Postado 20 horas atrás Oi, tudo bem? Não sei se estou criando este tópico no lugar correto. Estou fazendo essa pergunta agora porque estou prestes a começar o módulo 2 do curso e não sei se já existe algum conteúdo relacionado a isso. Moro no Paraguai, tenho 34 anos, solteiro, sem filhos e já investi 41.000 reais. Minha meta é investir pelo menos 2 mil reais por mês. Iniciei realmente meus investimentos a 7 meses, média de 5800 mensal. Antes de começar o curso, estava adotando uma estratégia para minha carteira de investimentos com a seguinte distribuição: 50% em FIIs, 30% em ações, 15% em renda fixa, 3% em BDRs (não me expus muito a esses ativos porque ainda estava estudando sobre investimentos no exterior e venho "testando" isso) e 2% em caixa ou oportunidades. Minha principal ideia era garantir um reinvestimento mensal mínimo, aumentando minha exposição em FIIs, e planejava manter essa estratégia até atingir 125.000 reais. Assim, teria cerca de 600 reais mensais garantidos para reinvestir. Essa estratégia é válida? Sinto que fico mais motivado com aportes mensais e acredito que, com ações, poderia encontrar yields mais atraentes para o reinvestimento, contudo foquei nos FIIs por conta dessa garantia de aporte mensal. Depois de alcançar os 125.000 reais, meu plano é ajustar a alocação da seguinte forma: 30% em FIIs, 30% em ações, 20% em Tesouro, 5% em oportunidades e 15% para reserva para empreender. Essa estratégia é válida? Ou devo repensar tudo novamente. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 19 horas atrás Compartilhar Postado 19 horas atrás 8 minutes ago, Jean Marcell Frigo disse: Oi, tudo bem? Não sei se estou criando este tópico no lugar correto. Estou fazendo essa pergunta agora porque estou prestes a começar o módulo 2 do curso e não sei se já existe algum conteúdo relacionado a isso. Moro no Paraguai, tenho 34 anos, solteiro, sem filhos e já investi 41.000 reais. Minha meta é investir pelo menos 2 mil reais por mês. Iniciei realmente meus investimentos a 7 meses, média de 5800 mensal. Antes de começar o curso, estava adotando uma estratégia para minha carteira de investimentos com a seguinte distribuição: 50% em FIIs, 30% em ações, 15% em renda fixa, 3% em BDRs (não me expus muito a esses ativos porque ainda estava estudando sobre investimentos no exterior e venho "testando" isso) e 2% em caixa ou oportunidades. Minha principal ideia era garantir um reinvestimento mensal mínimo, aumentando minha exposição em FIIs, e planejava manter essa estratégia até atingir 125.000 reais. Assim, teria cerca de 600 reais mensais garantidos para reinvestir. Essa estratégia é válida? Sinto que fico mais motivado com aportes mensais e acredito que, com ações, poderia encontrar yields mais atraentes para o reinvestimento, contudo foquei nos FIIs por conta dessa garantia de aporte mensal. Depois de alcançar os 125.000 reais, meu plano é ajustar a alocação da seguinte forma: 30% em FIIs, 30% em ações, 20% em Tesouro, 5% em oportunidades e 15% para reserva para empreender. Essa estratégia é válida? Ou devo repensar tudo novamente. Boa noite, @Jean Marcell Frigo ! Você terá respostas ao longo do curso sobre os percentuais de divisão da carteira. Mais especificamente no módulo 8 quando fizer o PIAR. Além disso, tem mais pontos que você comenta que serão complementados ao longo das aulas, mas vou deixar já uma palhinha sobre. O primeiro é sobre pensar em DY, receber proventos, etc. Entendo perfeitamente como isso dá uma estimulada pois parece que estamos ganhando um dinheiro a mais. Experiência própria de quem já focou muito em FIIs em dado momento da vida 😅 Mas o cerne da questão é que na pratica o que recebemos serve mesmo para dar uma enganada no psicológico. Você no decorrer das aulas que os proventos pagos sejam eles dividendos, rendimentos de FIIs e/ou JCP, na verdade são uma troca de bolso. Não tem dinheiro extra entrando em vista que os valores pagos saem das cotações dos ativos. Puxando ainda um gancho neste assunto, acho importante citar que eventualmente algumas empresas boas para sua estratégia que será montada apo longo do curso poderão ficar de fora injustamente por conta de não ter um DY considerado atrativo. Mas vamos nos lembrar que ativos de renda variável possuem outras maneiras de remunerar seus acionistas que vão além dos proventos. Bonificação é uma forma. Então, aqui fica a dica de cuidado com este viés! O segundo ponto é sobre as oportunidades que você comenta. Entendo que seja ter uma reserva de oportunidade, certo? Se sim, vou deixar um tópico abaixo que fala sobre este tema para ajudar a refletir sobre. Espero que ajude! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jean Marcell Frigo Postado 18 horas atrás Author Compartilhar Postado 18 horas atrás (edited) ok, vou avançando no curso e quem sabe lá na frente volte aqui e tenha uma resposta mais elaborada ou uma melhor conclusão. Vou aproveitar e verificar o link que me enviou, penso nessa reserva de oportunidade como uma lacuna onde eu posso alvancar algum investimento, no mercado acionario ou mesmo na vida real (comprar algo e revender), contudo vou conferir o seu link. Editado 18 horas atrás por Jean Marcell Frigo 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Ochoa Pachas Postado 8 horas atrás Compartilhar Postado 8 horas atrás 10 horas atrás, Jean Marcell Frigo disse: ok, vou avançando no curso e quem sabe lá na frente volte aqui e tenha uma resposta mais elaborada ou uma melhor conclusão. Vou aproveitar e verificar o link que me enviou, penso nessa reserva de oportunidade como uma lacuna onde eu posso alvancar algum investimento, no mercado acionario ou mesmo na vida real (comprar algo e revender), contudo vou conferir o seu link. Siga as aulas com a mente aberta Você tem algumas ideas preconcebidas do mercado, normal, pois é o que o mercado manda para nosso olhos. Seu raciocínio não está errado, só está incompleto, o conhecimento tá chegando. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Ochoa Pachas Postado 8 horas atrás Compartilhar Postado 8 horas atrás Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts