Jump to content
  • 0

Utilizar a marcação a mercado neste cenário de previsão de aumento da taxa selic

Gabriel Ribeiro Batista

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 minute ago, Gabriel Ribeiro Batista disse:

Como vimos, a previsão para a taxa selic ultimamente é de um aumento significativo. Investir uma grande quantia de dinheiro, como 200.000 ou mais, neste período pensando em fazer uma marcação a mercado lá na frente (10-20 anos) é um bom investimento? 

@Gabriel Ribeiro Batista depende. Quanto representa da sua carteira total este valor? E se em 10-20 anos não chegar ao ponto de fazer a marcação a mercado? Não existe um bom investimento ou um mau investimento, existe se aquele investimento faz sentido na estratégia, se faz sentido dentro da carteira.

Além disto, não investimos focando em fazer marcação a mercado, o objetivo do aporte é aproveitar o contrafluxo para melhorar a rentabilidade da carteira, e se ao longo do prazo dos títulos tivermos uma janela para ganharmos com a marcação a mercado, então ótimo, mas se não tivermos a janela, então ótimo também, pois teremos investido conforme o contrafluxo.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Obrigado pela resposta @Flavio Prado. A estratégia no caso seria simplesmente uma alavancagem de patrimônio. Esse valor representa mais ou menos uns 30% do dinheiro que possuo para começar a investir, já que não tenho uma carteira de investimentos ainda. Queria saber se alocar essa quantia, ou mais, pensando em fazer o que disse anteriormente valeria a pena ou não. Você acha que a possibilidade de aparecer uma "uma janela para ganharmos com a marcação a mercado" é bem provável diante da situação atual? 

Editado por Gabriel Ribeiro Batista
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Gabriel Ribeiro Batista disse:

Obrigado pela resposta @Flavio Prado. A estratégia no caso seria simplesmente uma alavancagem de patrimônio. Esse valor representa mais ou menos uns 30% do dinheiro que possuo para começar a investir, já que não tenho uma carteira de investimentos ainda. Queria saber se alocar essa quantia, ou mais, pensando em fazer o que disse anteriormente valeria a pena ou não. Você acha que a possibilidade de aparecer uma "uma janela para ganharmos com a marcação a mercado" é bem provável diante da situação atual? 

Gabriel, o maior perigo nisso que você quer fazer é que você não esta investindo, esta especulando.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Marcelo R disse:

Gabriel, o maior perigo nisso que você quer fazer é que você não esta investindo, esta especulando.

Boa noite Marcelo, obrigado pela resposta! Poderia me explicar direito? Não entendi o especulando. Obrigado desde já. 

Editado por Gabriel Ribeiro Batista
Link para compartilhar

• 0

Olá, 
Pessoalmente acredito que sim, o cenário atual está propício para iniciar alguns aportes no tesouro visando a marcação a mercado. EU não investiria em títulos pre-fixados para realizar uma operação dessa na minha carteira, no atual momento de incerteza, daria preferencia para IPCA+. 
Você precisa estar ciente dos riscos e da possibilidade de ter a marcação a mercado negativa em seus títulos. Tal fator pode ser mitigado por aportes graduais, divida os 200k em "parcelas".

Link para compartilhar

• 0
On 10/03/2025 at 21:30, Gabriel Ribeiro Batista disse:

Como vimos, a previsão para a taxa selic ultimamente é de um aumento significativo. Investir uma grande quantia de dinheiro, como 200.000 ou mais, neste período pensando em fazer uma marcação a mercado lá na frente (10-20 anos) é um bom investimento? 

Olá Gabriel, boa noite.

Penso da seguinte forma..... marcação a mercado é algo que temos como OPORTUNIDADE e não como OBJETIVO em um investimento. 

Boa parte dos meus investimentos nos últimos meses tem sido em RF, pois preciso rebalancear a carteira, que era exclusiva de RV, e eu espero aproveitar algum momento de marcação a mercado, porém o foco é obter um equilíbrio da carteira. 

Particularmente acredito que esta oportunidade surgirá nos prazos que citou (10 a 20 anos), mas eu não faria um aporte de 200k esperando que haja "janela" para a marcação. Até porque, caso a Selic suba a 16-17%, por exemplo, um aporte feito nestas taxas trariam resultado ainda melhor no caso da Selic cair para 7 a 9%, pois seu título subiria ainda mais.

Outro ponto a se avaliar na marcação a mercado é o custo de oportunidade, quando ela ocorrer, qual será este custo no momento da queda da Selic? Será que as oportunidades também não seriam menores? Ou está pensando apenas no patrimônio?

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar

• Criar novo...