Jump to content
  • 0

LCI e LCA rendimentos nos vencimento e mensal.

Luiz Gustavo Falcão Pereira

Pergunta

Salve pessoal, uma duvida aqui sobre LCI e LCA. Quando vou olhar as opções de adesão vejo que algumas me oferecem rendimentos mensais e outras rendimento no vencimento. Quero saber se entendi corretamente ou não... No rendimento mensal todo mês é debitado na minha conta investimento um valor referente ao rendimento mensal dessa aplicação, porem esse valor não acumula no meu valor do titulo, pois ele vai pra conta de investimento e não na soma do valor acumulado? Ao passo que no rendimento no vencimento, neste caso o rendimento mensal vai se acumulando ao valor do titulo e rendendo juros sobre este juros, o que faria lá no vencimento eu ter um retorno um pco maior, já que esse rendimento ao inves de ir pra minha conta investimento, ela se soma ao valor do titulo adquirido aumentando a base de calculo sobre o juros a pagar? Se eu estiver pensando errado, gostaria de saber qual a diferenca sobre o rendimento mensal e no vencimento. Forte abraço a todos!!

• Brabo 3
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Vou dar um pitaco também, completando o @Anderson Dos Santos, é bom lembrar que a LCI e LCA são Isentas de Imposto de Renda, portanto, o rendimento mensal pode ser usado em outras oportunidades sem perda, na verdade, quando você olhar a carteira por completo, os juros compostos irá influenciar da mesma forma, podendo até ser melhor dependendo da nova oportunidade onde estará sendo aportada.

O problema é alguns títulos que tem rendimento semestral com desconto do IR.

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Salve pessoal, uma duvida aqui sobre LCI e LCA. Quando vou olhar as opções de adesão vejo que algumas me oferecem rendimentos mensais e outras rendimento no vencimento. Quero saber se entendi corretamente ou não... No rendimento mensal todo mês é debitado na minha conta investimento um valor referente ao rendimento mensal dessa aplicação, porem esse valor não acumula no meu valor do titulo, pois ele vai pra conta de investimento e não na soma do valor acumulado? Ao passo que no rendimento no vencimento, neste caso o rendimento mensal vai se acumulando ao valor do titulo e rendendo juros sobre este juros, o que faria lá no vencimento eu ter um retorno um pco maior, já que esse rendimento ao inves de ir pra minha conta investimento, ela se soma ao valor do titulo adquirido aumentando a base de calculo sobre o juros a pagar? Se eu estiver pensando errado, gostaria de saber qual a diferenca sobre o rendimento mensal e no vencimento. Forte abraço a todos!!

Boa tarde, @Luiz Gustavo Falcão Pereira !

Apenas complementando nossos amigos.

Existem títulos que fazem pagamento de juros periódicos. São a mesma ideia de títulos como os tesouros que pagam juros periodicamente.

Apenas relembrando que o conceito dos pagamentos é que em determinadas datas que podem ter a periodicidade mensal, trimestral ou semestral (não me recordo se já vi anual), os juros acumulados de um investimento voltam para nós sendo o valor creditado na conta.

Vamos imaginar um título hipotético que investi do Banco Sardinha que é um CDB prefixado de 16%a.a. e que a cada 3 meses ele me paga um cupom de juros. Se eu investir R$ 1.000, depois de 6 meses o título terá rendido pelos juros compostos aproximadamente R$ 13,40. De maneira geral, você teria um montante no título de R$ 1.013,40 e seguiria rendendo em cima disso (juros sobre juros). Só que com o pagamento, os juros auferidos de R$ 13,40 voltam para você como saldo na conta da corretora e o título volta a render a partir do valor previamente aplicado que era de R$1.000. E lembrando também que estes 13,40 não é o valor líquido pois ainda falta aplicar o desconto do IR!

Já títulos com informam que o pagamento é no vencimento, é o modelo mas convencional que temos por assim dizer. É aquele que vai rendendo juros sobre juros e quando chega a data de vencimento nós recebemos de volta o valor investido e os juros já aplicados o IR em cima deles.

Em resumo:

- Temos um modelo onde de tempos em tempos os juros voltam para nós;

- Temos um modelo onde recebemos tudo em uma tacada só no vencimento.

Este segundo modelo do vencimento tende a ser mais lucrativo pois como foi possível perceber, os pagamentos periódicos podem ser incididos alíquotas grandes de IR nos juros acumulados. Ao passo que os títulos que são pagos apenas no vencimento, a depender do prazo, irá incidir uma única vez e pela menor alíquota.

Mas vale ressaltar também que como você comentou sobre LCIs e LCAs, não há aqui incisão do IR.

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Eddy Paulini disse:

E lembrando também que estes 13,40 não é o valor líquido pois ainda falta aplicar o desconto do IR!

...

Este segundo modelo do vencimento tende a ser mais lucrativo pois como foi possível perceber, os pagamentos periódicos podem ser incididos alíquotas grandes de IR nos juros acumulados. Ao passo que os títulos que são pagos apenas no vencimento, a depender do prazo, irá incidir uma única vez e pela menor alíquota.

Só reafirmando, que no caso do post, como ele é referente a LCI e LCA, não há desconto de IR. Certo @Eddy Paulini?

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Só reafirmando, que no caso do post, como ele é referente a LCI e LCA, não há desconto de IR. Certo @Eddy Paulini?

Opa, @Artur Barbosa !

Ótima colocação! Sim, como o post do amigo fala de LCIs e LCAs de fato não tem dedução do IR.

Obrigado! Vou até retificar ali!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...